SóProvas


ID
1386502
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um Estado pretende transferir a competência e a execução de determinados serviços públicos a outro ente integrante de sua Administração indireta. Editou lei criando esse ente, por meio da qual disciplinou a organização administrativa e a execução dos serviços públicos. Considerando o cenário descrito, o Estado optou pela criação de uma

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Art. 37, XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista, e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

    Bons estudos!

  • Lembrando que a lei específica que cria/autoriza a criação é uma Lei Ordinária, exigindo-se Lei Complementar tão somente para definir as áreas de atuação das fundações.

  • Ou seja, trocando em miúdos. Descentralização por outorga legal, ou por serviços. Quando o Estado cria uma entidade (pessoa jurídica) e a ele trasnfere determinado serviço público. A outorga pressupõe obrigatoriamente a edição de uma lei que institua a entidade ou autorize a sua criação, e normalmente seu prazo é indeterminado. POR ESSA RAZÃO A OUTORGA TRASNFERE A TITULARIDADE DO SERVIÇO E A SUA EXECUÇÃO.EX: autarquias, empresas públicas,  sociedade de economia mista e fundações públicas. 

    Descentralização por colaboração, delegação -> quando o Estado trasnfer mediante contrato (concessão ou permissão) ou ato unilateral (autorização), unicamente a execução do serviço por prazo determinado. Ex: concessionários e permissionários)


    GAB LETRA D

  • Essa questão eu matei pela CRIAÇÃO DA LEI ---> AUTARQUIA. (Alternativa C e D)

    Autarquia é de direito público ----> Letra D o gabarito.

  • Houve, neste caso, uma descentralização por outorga

    A descentralização por outorga refere-se à descentralização por serviço ou funcional, que transfere a titularidade e a execução dos serviços públicos a outra entidade. 

    Consoante doutrina majoritária, a descentralização por outorga é conferida somente a pessoas jurídicas de direito público.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Já a descentralização por colaboração (delegação) transfere somente a execução do serviço público, sendo mantida a titularidade sob custódiado Estado.

    Tal descentralização é feita às entidades de direito privado ou a particulares.

  • Transferir a competência e a execução de determinados serviços públicos a outro ente integrante de sua Administração indireta. Editou lei criando esse ente>>> características da AUTARQUIA