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ID
1387834
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.
Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios - como a televisão, a novidade daquele momento -, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico, conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho no capitalismo tardio.
Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em sociedades compostas por consumidores supostamente resignados.O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta produção de mercadorias culturais por setores especializados da indústria.
Feita a constatação da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar criativamente - e não de modo resignado - as mensagens que lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 292 a 301)

No contexto, identifica-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Fundamentação no texto: Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios - como a televisão, a novidade daquele momento -, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. 

    Até mesmo a arte começou a se desqualificar porque tudo se transformava em mercadoria descartável.

  • Análise de cada assertiva (fiquem a vontade para discordar e acrescentar ;)

    A) Por causa da ideia de pensar depois eles criaram o conceito. Portanto, o conceito é consequência da causa "a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente"

    B) Analisando a assertiva "b" que é o gabarito da questão vimos que "ela", a arte, se desqualifica (consequência) justamente por ter se transformado em mercadoria descartável (causa).

    C) Na letra c, ambas seriam consequências da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea com uma lógica capitalista (último parágrafo do texto).

    D) Não há nem como se analisar a relação de causa e consequência, visto que as ideias estão contrárias ao texto que informa o contrário do que foi afirmado pela alternativa. Não há pequena amplitude e não há resignação forçada dos consumidores (último parágrafo do texto).

    E) Segue a mesma lógica da assertiva anterior.


    Bons estudos e vamos em frente ;)
  • Questão de inferência textual. Letra B.

  • acredito que o termo assim que  dá ideia de consequência..


     bons estudos

  • A causa é voltada para o passado, é aquilo que antecede o fato principal (um gesto, uma atitude) Causa é motivo; explicação é evidência! Ex. Como estivesse doente, não foi ao trabalho. Não ir ao trabalho é fato principal e a causa era estar doente. As orações subordinadas adverbiais são adjuntos adverbias oracionais que podem ter as conjunções: Visto que, já que, porque (motivo), como (no início da frase) visto que, porquanto, uma vez que, dado que. 

    e ainda: POR + INFINITIVO = CAUSA. Por estar doente, não foi ao trabalho.

    Bons estudos

  • Uma questão que só dá pra resolver entendendo bem o texto, ele que confere a causa e a consequência dos fatos.

  • (causa) " [..] que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, (consequência) até mesmo a arte, que assim(então,logo) se desqualificaria como tal . "


  • Uma questão que exige do candidato o hábito da leitura. Interessante.

  • Letra b,

     linha 7-8 do texto 

  • UM MACETE QUE COMIGO SEMPRE DÁ CERTO.

    Pergunte a consequência qual é a sua causa


    EX: LETRA B - Qual é a causa da arte ter sido desqualificada como tal?

    Resposta: o fato de tudo ter se transformado em mercadoria descartável no capitalismo recente.

  • "O Fato de.................................... Faz com que...................."

  • O cara trazer Adorno pra discutir conjunção é carregado. Acho que só acertei porque estudei escola de Frankfurt.

  • Luciana deu uma aula de como responder esse tipo de questão!

  • Item B. 

    A tedência é que todos os produtos culturais tenham um formato semelhante, tudo se transformaria em mercadoria descartável, até a arte. A arte ser desqualificada é uma consequência dessa tendência. 

  • Errei pq interpretei que a letra E possuía relação de causa x efeito.

    LETRA E: a repetição de fórmulas culturais já desgastadas e o tédio dos consumidores diante da falta de opções instigantes.

    CAUSA: repetição de fórmulas.

    EFEITO: produção do tédio dos consumidores.

     

  • Sempre aquela: O FATO DE /FAZ COM QUE...o mais difícil aí, sem dúvidas, é o cansaço em ter que procurar! Essa imundice de banca já faz isso pro aluno perder a paciência e chutar, só pode!

  • Relação de causa X consequência = O fato de..........faz com que...........