SóProvas


ID
1388980
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim

   Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet" e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
   O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
   O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
   Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
   Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.

                                                                                        (O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase do texto permanece correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, após o acréscimo das vírgulas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) - PESTANA (2012): 

    Definição

    Como verdadeiras orações justapostas, as orações intercaladas (ou interferentes)

    são aquelas que acrescentam um comentário, em determinado ponto da

    frase, acerca do que está sendo dito. Tais orações sempre são separadas por vírgulas,

    travessões, parênteses ou colchetes.

    É bom dizer que a oração intercalada, na maior parte dos casos, não exerce

    função sintática alguma, por não manter relação sintática com oração alguma fora

    da intercalação.

  • Primeiramente, deve-se notar que a sequência, para permanecer correta, é Sujeito + Verbo + Complemento. Se não houver deslocamento.

    a) O Marco Civil garante, a inviolabilidade e o sigilo, das comunicações. ERRADA. (separou verbo de seu complemento)

    b) As empresas de telecomunicações que fornecem acesso, poderão continuar vendendo, velocidades diferentes. ERRADA. (separou verbo de seu complemento - VENDENDO VELOCIDADES DIFERENTES.)

    c) Ressalte-se, ainda, que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. CORRETA. (o "ainda" é um advérbio.)

    d) Mas terão de oferecer, a conexão contratada independentemente, do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos. ERRADA (separou verbo de seu complemento)

    e) O conteúdo poderá ser acessado apenas, mediante, ordem judicial. ERRADA (deveria ter uma vírgula antes de apenas - e esse caso, também, separou o complemento de mediante.)