A) a eletropositividade cresce de cima pra baixo na família. Por isso, o Na que está períodos acima do Cs tem menor tendência a doar elétrons;
B CERTO) É o átomo mais eletro negativo.
C) é menor, já que o raio atômico cresce de cima pra baixo na família. O oxigênio está acima do enxofre.
D) é maior, já que o raio atômico diminui da esquerda para a direita no período.
E) Bizu: raio atômico do átomo > raio do cátion+. raio atômico do átomo < raio do ânion-.
Alternativa A: a tendência de perder elétrons numa ligação química pode ser analisada pela eletronegatividade de um átomo. Como o sódio está mais acima do césio, sua eletronegatividade é maior, tornando-o mais resistente a perder o elétron que o césio (ainda assim, a eletronegatividade do sódio é muito baixa, considerando sua posição na tabela). Alternativa errada.
Alternativa B: o flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela, tendendo a ganhar os elétrons de uma ligação mais que qualquer outro. Alternativa correta.
Alternativa C: sabemos que o raio atômico diminui à medida que nos deslocamos para cima e para a direita na tabela. Como o oxigênio está mais acima do enxofre, seu raio atômico é menor. Alternativa errada.
Alternativa D: ambos estão no 3º período, mas o cloro está muito mais à direita que o sódio; logo, seu raio atômico é menor. Alternativa errada.
Alternativa E: vimos que o raio de um cátion é menor que o raio do seu átomo neutro correspondente, pois a eletrosfera diminuiu. Alternativa errada.
Gabarito: alternativa B.