SóProvas


ID
1391590
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não me confunda!

Você sabe com quem está falando? Tem certeza? Então veja:
Em Manaus, um livreiro soube que eu estava na cidade e fez questão de que eu fosse conhecer a casa. Com mil rapapés,rebocou-me até o fundo da livraria, onde me esperava um enfarpelado* grupo de senhores e senhoras, e, solenizado, apresentou: “Temos a honra de acolher entre nós o grande Nelson Werneck Sodré!". Agradeci a homenagem, a rigor póstuma, pois fazia anos que o crítico e historiador marxista - remoto parente com quem jamais troquei palavra - estava morto. Instalou-se na roda um suarento, viscoso, amazônico mal-estar, que me esforcei por desfazer com umas graçolas desenxabidas e a informação de que, embora não chegasse aos pés do primo Nelson (ou aos coturnos, já que ele foi também general), eu tinha lá os meus livrinhos. O anfitrião, que não via como me ressarcir daquele mico, apanhou a deixa: correu ao computador e, num alegrão desproporcional ao achado, anunciou que tinha livros meus. Foi também como compensação, ninguém duvidaria, que os circunstantes arremataram todos os exemplares. Graças ao finado homem de letras & armas, esgotei em Manaus.

* enfarpelado = muito bem vestido; emperiquitado.

(WERNECK, Humberto. Esse inferno vai acabar. Porto Alegre. Arquipélago, 2011, p. 131)

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas na frase:

Alternativas
Comentários
  • B) Interveio

    C) Propôs/Propusera

    D) Tivesse vindo

    E) Reouve 

  • Eu acho que na letra "b" a conjugação certa do verbo seria 'o livreiro se PROPUSERA a fazer uma homenagem', a fim de manter o paralelismo sintático, mantendo os dois verbos no pretérito mais que perfeito.

  • Concordo com o CAVEIRA sobre a alternativa C. Geralmente as bancas gostam de assimilar também o conteúdo de paralelismo sintático. 
    ''Inocentemente, o livreiro se propusera a fazer uma homenagem a um autor que há muitos anos já falecera.

  • Acredito que as duas formas estejam corretas (propôs e propusera), uma vez que o pretérito mais que perfeito pode ser perfeitamente substituído pelo pretérito perfeito e vice-versa. Mas, levando-se em conta o paralelismo sintático, a forma propusera realmente se encaixa melhor. Obrigada pelas observações, Caveira e Thays :) Editei o meu primeiro comentário acrescentando a outra forma. 

  • Alguém explica a A?

  • Alternativa (b)  interviu  (errado)

    interveio
  • D- viesse


  • A) ok

    B) interviu: errado  

    interveio: correto

    C) propora: errado 

    propusera: correto

    D) visse: errado 

    viesse: correto

    E) reaveu: errado

    reouve: correto (pret. perfeito indicativo)



  • O Gabarito "A" tem no verbo a conjugação correta,mas não vejo como adequado o uso do tempo. Se eu posso usar o correto e de acordo com os outros verbos utilizados na frase.Seria,na minha opinião, a menos ruim.Típico das bancas de hoje.