SóProvas


ID
1392106
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                       Celebridades

    Todos sabemos qual é a atividade de um médico, de um engenheiro, de um publicitário, de um torneiro mecânico, de um porteiro. Mas o que faz, exatamente, uma celebridade - além de ser célebre? Vejam que não me refiro a quem alcançou sucesso pela competência na função que exerce; falo das celebridades que estão acima de um talento específico e se tornaram célebres ninguém sabe exatamente por quê.

    Ilustro isso com um caso contado pelo poeta Ferreira Gullar. Andando numa rua do Rio de Janeiro, com sua inconfundível figura - magérrimo, rosto comprido e longos cabelos prateados - foi avistado por um indivíduo embriagado que deve tê-lo reconhecido da televisão, onde sempre aparece, que lhe gritou da outra calçada: - Ferreira Gullar! Sujeito famoso que eu não sei quem é!

    Aqui, a celebração não era do poeta ou de sua obra: era o reconhecimento de uma celebridade pela celebridade que é, e ponto final. Isso faz pensar em quanto o poder da mídia é capaz de criar deuses sem qualquer poder divino, astros fulgurantes sem o brilho de uma sólida justificativa. E as consequências são conhecidas: uma vez elevada a seu posto, a celebridade passa a ser ouvida, a ter influência, a exercitar esse difuso poder de um “formador de opinião”. Cobra-se da celebridade a lucidez que não tem, atribui-se-lhe um nível de informação que nunca alcançou, conta-se com um descortino crítico que lhe falta em sentido absoluto. Revistas especializam-se nelas, fotografam- nas de todos os ângulos, perseguem-nas onde quer que estejam, entrevistam-nas a propósito de tudo. Esgotada, enfim, uma celebração (até mesmo as celebridades são mortais), não faltam novos ocupantes do posto.

    À falta de algum mérito real, as oportunidades da sorte ou da malícia bem-sucedida acabam por presentear pessoas vazias com o cetro e a coroa de uma realeza artificial. Mas um artifício bem administrado, sabemos disso, pode ganhar o aspecto de uma qualidade natural. O que se espera é que sempre haja quem não confunda um manequim vazio com uma cabeça com cérebro dentro.

                                                                                                                     (Diógenes Lampeiro, inédito)

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • a) Questiona-se aqui as consequências do culto às celebridades, QUE muita gente sem mérito goza desse privilégio, ocupando um espaço injustificado.

    b) São muitas as publicações em cujo teor desponta o culto das celebridades, dando-as como paradigma de uma vida A QUE muito pouca gente pode ter acesso.

    c) Quando lhes faltam méritos reais no desempenho da função profissional, muitas pessoas costumam buscar a consagração reservada às celebridades vazias. (CORRETA)

    d) Não são ingênuas as celebridades, pois por ventura não trabalham duro A FIM DE serem cultuadas, numa sociedade que se esmera em aderir às aparências?

    e) O poeta Ferreira Gullar experimentou a oportunidade de verificar que sua popularidade, de fato, possa ser atribuída à mera dispersão de sua imagem, favorecida pelo contexto público. (não achei erro gramatical aqui, acredito que não esteja clara)

  • Eu também não consigo ver o erro da letra E. Será que apenas não condiz com o sentido do texto? 

    ou então: O poeta Ferreira Gullar experimentou a oportunidade ao verificar que sua popularidade (...) (?)

  • Acredito que o erro da letra E esteja na correlação verbal.

    e) O poeta Ferreira Gullar experimentou a oportunidade de verificar que sua popularidade [...] possa ser atribuída à mera dispersão de sua imagem, favorecida pelo contexto público. ( Acredito que no segundo grifo caberia a flexão FOI ou PODE TER SIDO, para transmitir uma ideia de passado.


  • a) Questiona-se aqui as consequências do culto às celebridades, onde muita gente sem mérito goza desse privilégio, ocupando um espaço injustificado. (ERRADO. Questionar é VTD, ou seja, concorda com o sujeito "consequências")

    b) São muitas as publicações em cujo teor desponta o culto das celebridades, dando-as como paradigma de uma vida em que muito pouca gente pode ter acesso. (ERRADO. Despontar, no contexto, é VTD, logo o termo "em cujo" está errado)

    c) Quando lhes faltam méritos reais no desempenho da função profissional, muitas pessoas costumam buscar a consagração reservada às celebridades vazias.  (CORRETO)

    d) Não são ingênuas as celebridades, pois por ventura não trabalham duro afim de serem cultuadas, numa sociedade que se esmera em aderir às aparências? (ERRADO. Redação redigida desrespeitando o uso das vírgulas. O correto seria: Não são ingênuas as celebridades, pois, por ventura não trabalham duro afim de serem cultuadas, numa sociedade que se esmera em aderir às aparências?

    e) O poeta Ferreira Gullar experimentou a oportunidade de verificar que sua popularidade, de fato, possa ser atribuída à mera dispersão de sua imagem, favorecida pelo contexto público. (ERRADO. Problema de correlação verbal: pretérito perfeito do indicativo tem correlação com o pretérito imperfeito do indicativo ou do subjuntivo)

  • a)QUESTIONAM-se aqui as consequências do culto às celebridades, EM QUE muita gente sem mérito goza desse privilégio, ocupando um espaço injustificado.

    QUESTIONAR (Verbo transitivo direto) + se (será partícula apassivadora) = o que era para ser objeto direto vira sujeito. 

    AS CONSEQUÊNCIAS DO CULTO ÀS CELEBRIDADES (SUJEITO)SE QUESTIONAM AQUI. 

    ONDE: só pode ser usado quando a palavra que o antecede for lugar físico, caso contrário se uso é inapropriado. 

      b) São muitas as publicações em cujo teor desponta o culto ÀS (erro de regência) celebridades, dando-as como paradigma de uma vida A que muito pouca gente pode ter acesso.. ERRADO - CULTO ÀS CELEBRIDADES(errado), 

    DESPONTA NO TEOR DAS PUBLICAÇÕES (NELAS) - CORRETO

    QUEM TEM ACESSO, TEM ACESSO A (antes de que não existe crase porque não existe artigo)

      c) Quando lhes faltam méritos reais no desempenho da função profissional, muitas pessoas costumam buscar a consagração reservada às celebridades vazias. CORRETO 

    ordem direta :Quando méritos reais faltam a eles (lhes) no desempenho da função profissional.... 

      d) Não são ingênuas as celebridades, pois por ventura não trabalham duro A FIM de serem cultuadas, numa sociedade que se esmera em aderir às aparências? ERRADO, ERRO DE GRAFIA HOMÔNIMOS. 

      e) O poeta Ferreira Gullar experimentou a oportunidade de verificar que sua popularidade, de fato, Pôde  ser atribuída à mera dispersão de sua imagem, favorecida pelo contexto público. erro de correlação verbal

    RESPOSTA: LETRA C

  • só eu marquei a E....?


    nao desistam

  • O correto na letra E seria: verificar que sua popularidade pode ser atribuida...

  • A) "onde" é usado para local. culto no qual.

    B) despontar é VTD, a preposição "em" antes de cujo está incorreta! O verbo dar é VTDI = dando-lhes.

    C) GABARITO

    E) O poeta Ferreira Gullar experimentou a oportunidade de verificar que sua popularidade, de fato, possa ser atribuída à mera dispersão de sua imagem, favorecida pelo contexto público. (ERRO DE PONTUAÇÃO!!)
    "possa ser atribuída à mera dispersão de sua imagem favorecida pelo contexto público. "

    D) Não são ingênuas as celebridades, pois ,por ventura, não trabalham duro a fim de serem cultuadas, numa sociedade que se esmera em aderir às aparências?