- 
                                Art. 301. Compete-lhe, porém, antes de discutir o mérito, alegar:
 
 
 II - incompetência absoluta. 
 
 
 Art. 278. § 1º É lícito ao réu, na contestação, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial.  (Esse artigo se refere ao Procedimento Sumário)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- 
                                Detalhe: a incompetência relativa é arguida por meio de exceção (art. 112, CPC)!! 
- 
                                Alternativas A, B, C, e E erradas, pois a incompetência Relativa se dá por meio de exceção conforme artigo abaixo: Art. 112. do CPC: Argúi-se, por meio de exceção, a incompetência relativa.
 
 Art. 300. Compete ao
réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato
e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que
pretende produzir.
 
 Alternativa D correta: Compete ao réu alegar em contestação Incompetência Absoluta: Art. 301. Compete-lhe, porém, antes de discutir o mérito,
alegar: (Redação dada pela Lei
nº 5.925, de 1º.10.1973) II - incompetência
absoluta; (Redação dada pela Lei
nº 5.925, de 1º.10.1973) 
 
 
- 
                                NCPC Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:  II – incompetência absoluta e relativa; 
- 
                                Desatualizada  
- 
                                De acordo com o NCPC a questão fica sem gabarito. 
- 
                                NCPC No NCPC, o réu pode alegar reconvenção, ou incompetência absoluta ou relativa (como preliminar) na contestação. Quanto ao pedido contraposto: No direito brasileiro, porém, o pedido contraposto apresenta-se como uma demanda mais simplificada do que a reconvenção. Uma é a sua característica peculiar: há restrição legal quanto à sua amplitude (nos Juizados Especiais, deve ficar restrito aos “ fatos da causa”, nas possessórias, admite-se o pedido de indenização).[46] Verifica-se, portanto, que o pedido contraposto é também formulado em contestação e, através dele, o réu estará dando início a uma nova ação que ficará cumulada com a ação em andamento; porém, ele tem uma limitação frente à reconvenção. No pedido contraposto, o réu terá sempre a obrigação de ingressar com uma ação que seja conexa com a ação principal pela causa de pedir. Os fatos das duas ações deverão ser os mesmos, não podendo o réu trazer para a relação processual uma relação material diversa da discutida em juízo.   Portanto, após NCPC, a resposta correta seria C... 
- 
                                DESATUALIZADA   	Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: 	I - inexistência ou nulidade da citação; 	II - incompetência absoluta e relativa; 	III - incorreção do valor da causa; 	IV - inépcia da petição inicial; 	V - perempção; 	VI - litispendência; 	VII - coisa julgada; 	VIII - conexão; 	IX - incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização; 	X - convenção de arbitragem; 	XI - ausência de legitimidade ou de interesse processual; 	XII - falta de caução ou de outra prestação que a lei exige como preliminar; 	XIII - indevida concessão do benefício de gratuidade de justiça.