SóProvas


ID
1395376
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um verbo decisivo

Ansiosos por descobrirem mais um “inimigo" político, eleitores, ou melhor, torcedores me criticam por não tomar partido, por estar em cima do muro nessa briga de foice entre os presidenciáveis. E estou mesmo, porque, em meio a paixões desenfreadas, esse é o lugar mais indicado para quem dispõe de um espaço privilegiado e se recusa a transformá-lo em palanque. Proselitismo aqui só contra o uso da violência pelos candidatos, cujas divergências, aliás, são menos ideológicas e mais idiossincráticas. Na verdade, combatem de preferência as pessoas, mais do que as ideias. Quem gosta de baixo nível deve procurar o “território livre" da Internet - livre principalmente para xingamentos e acusações sem provas. Alguém sugeriu que, a exemplo deste jornal, que na seção “Dos leitores" se recusa a publicar cartas com ofensas, as emissoras de TV deveriam criar um código de conduta nos debates, uma espécie de pacto de não agressão pessoal pelas partes em disputa. Se até nas selvagens lutas de vale-tudo do MMA há limites para os golpes, por que não estabelecer restrições éticas na guerra eletrônica? Claro que muitos iam acusar a medida de censura, cerceamento da liberdade de expressão. Mas os que ligam a televisão para ver debates, e não embates, com certeza aplaudiriam.

[....] É possível que vença não quem apresentou o melhor programa de governo, mas quem usou com mais eficácia contra o/a adversário/a o verbo que virou moda nessa campanha: desconstruir.

(Zuenir Ventura)

Na primeira frase do texto, a palavra “inimigo” aparece entre aspas para

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • José Thiago para responder essa questão coloquei a oração assim.

    Os eleitores, ou melhor, torcedores ansiosos por descobrirem mais um "inimigo" político me criticam por não tomar partido por estar em cima do muro nessa briga de foice entre os presidenciáveis.

    A dúvida maior paira entre a alternativa A e B, logo.

    Quem está ansioso por mais um "inimigo"? Os torcedores que estão desejosos que o autor dessa do muro e tome partido contra os políticos. Então inimigos não ridiculariza o posicionamento de alguns fanáticos e sim causa divergência, Ex: São Paulo e Corinthians.

    Sendo assim letra A.

    Espero ter sanado sua dúvida.



  • relativizar = tratar ou descrever uma coisa negando-lhe caráter absoluto

  • Errei a questão, mas depois refleti e consegui entendê-la. As aspas servem para demonstrar que os inimigos não são tão inimigos assim e que existem mais na cabeça do público ao qual o autor se refere. 

    Portanto o papel das aspas é justamente relativizar o termo inimigos.

  • O fato de relativizar as divergências não exclui o fato de que o autor ridiculariza o fanatismo de alguns. Uma coisa não exclui a outra. A questão tem duas respostas e basta ver as estatísticas pra ver que muitos devem ter pensando assim. Questão covarde da FGV.

  • QUE QUESTÃO M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A !!!

  • Bruno Fernandes, eu pensei como vc e por isso achei q a resposta seria letra e.

    Poh acho q essa questão tem varias respostas.

  • Guilherme, relativizar a palavra significa sim excluir o fato de o autor ridicularizar fanatismo político. Como o colega já colocou abaixo, relativizar significa tratar ou descrever uma coisa negando-lhe caráter absoluto, ou seja, o autor não quis dizer exatamente INIMIGO, de uma forma literal, mas de uma forma mais abrangente, dando a noção de que pensamentos e ideias divergentes são "inimigos", ou que estão em posições adversas.

    Por exemplo, se você concorre à mesma vaga que eu, então digo que você é meu "inimigo", mas em um sentido mais abrangente, relativizado. No sentido de adversário.

    Então dito isso, o autor não quis dizer que as pessoas tratam os políticos como INIMIGOS literalmente, mas como indivíduos que ocupam um espaço adversário.

    Não se trata de fanatismo, mas de posições adversárias.

  • Apesar de ter ótimos comentários, vamos solicitar o do professor!

  • relativisar é tratar ou descrever algo negando-lhe carater absoluto.

    ou seja: inimigo não é realmente um inimigo no sentido literal da palavra.

    assemelha-se a uma ironia.

    creio que seja isso.

    comentário da professor(a) por favor!