SóProvas


ID
1396303
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os antigos combatentes do mesmo regimento se reúnemperiodicamente emjantares onde evocamas lembranças da guerra, essas histórias de homens. Muitos são os que ficaram alquebrados por esses anos de horror, incapazes de se readaptar a uma vida civil que, alguns anos depois, sofrerá o abalo da Grande Depressão. Para uma unidade que descia de Verdun, bastava ametade dos caminhões que tinham sido necessários para a ida. É a lembrança indelével que entretém as insônias e alimenta os pesadelos. E logo fica claro que esta não foi a última guerra. Em 1923, há o golpe de Munique.”

(VINCENT, Gérard. Guerras ditas, Guerras silenciadas e o enigma identitário in: História da Vida Privada São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.187.)

O golpe de Munique, também conhecido como Putsch da Cervejaria, está inserido no contexto do período entre Guerras e das consequências da Primeira Guerra Mundial. O referido golpe está associado à:

Alternativas
Comentários
  • a) ascensão de Hitler e do Nazismo


    O Golpe da Cervejaria, também conhecido como o Golpe de Munique foi uma tentativa fracassada de revolução que ocorreu em novembro de 1923, quando Adolf Hitler, em companhia do prestigioso general Erich Ludendorff,  e outros chefes da Kampfbund (Liga das Sociedades da luta patriótica e do Partido Nacional-Socialista Alemão) tentou, sem sucesso, tomar o poder em Munique e na Alemanha. Hitler e vários correligionários foram presos. Entretanto, os juízes o condenaram a uma pena branda. A cadeia foi mesmo um período de descanso. Lá, Hitler escreveu "Mein Kampf" (Minha Luta), que é um primor de ódio à humanidade.

  • Em 9 de novembro de 1923, ocorreu o PUTSCH DA CERVEJARIA (Putsch de Munique), uma tentativa frustrada de golpe promovida por Adolf Hitler, ERICH LUDENDORFF (importante líder nacionalista) e o Partido Nazista contra o governo da região da Baviera.

    Com o golpe, Hitler pretendia imitar a ”Marcha sobre Roma” de Benito Mussolini. Para levar o seu intento adiante, Hitler havia conseguido o apoio de GUSTAV VON KAHR, político de grande força na Baviera que era considerado “o governador de fato” da região. Além de Gustav, Hitler amealhou o apoio de várias personalidades de destaque do exército alemão e da autoridade policial. O objetivo era derrubar as forças oficiais e formar um novo governo.

    Resposta: A