SóProvas


ID
1396924
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

D'Almeida: Quais são as relações entre moda e pós- modernidade?

Lipovetsky: De início, para precisar as coisas, quando utilizo o conceito de moda nas sociedades contemporâneas não limito a questão da moda somente às roupas. A moda tem uma lógica que anexa objetos e territórios os mais variados e, no fundo, coincide com o desenvolvimento da sociedade de consumo e de comunicação de massa.

O crescimento do fenômeno da moda se liga à sociedade pós-moderna na medida em que foi a moda que nos arrancou da sociedade disciplinar, autoritária, convencional, em proveito de uma sociedade na qual a maior parte dos indivíduos pode escolher seus modos de vida e não mais se submeter a coações, no trabalho em particular. A moda é uma estrutura social centrada sobre o presente, já que na moda é preciso sempre mudar. O que não quer dizer que a moda destrói as culturas do passado, mas faz o passado perder sua força de imposição. A moda, essencialmente, é reciclagem das formas do antigo.

Creio que as ideologias modernas queriam fazer tábula rasa do passado, inventar um mundo futuro radiante. O mundo da moda não tem mais a ambição de nos arrancar do passado; no fundo, guarda tudo do passado, mas produz coisas completamente diferentes.


(Adaptado de D'ALMEIDA, Tarcisio. Moda em diálogos. Trecho da entrevista com o filósofo Gilles Lipovetsky. Rio de Janeiro, Memória Visual, 2012)

Infere-se corretamente do texto que

Alternativas
Comentários
  • Por mais que o gabarito seja A, não concordo na inspiração no passado...rsrsr

  • Vejo que única parte justificável seria:

    " A moda é uma estrutura social centrada sobre o presente, já que na moda é preciso sempre mudar. O que não quer dizer que a moda destrói as culturas do passado, mas faz o passado perder sua força de imposição. A moda, essencialmente, é reciclagem das formas do antigo. "

    Não vi nada sobre se renovar inspirando no passado.

  • Gabarito: A 

    Creio que as ideologias modernas queriam fazer tábula rasa do passado, inventar um mundo futuro radiante. O mundo da moda não tem mais a ambição de nos arrancar do passado; no fundo, guarda tudo do passado, mas produz coisas completamente diferentes.

  • Gabarito: A

    "A moda, essencialmente, é reciclagem das formas do antigo." "no fundo, guarda tudo do passado, mas produz coisas completamente diferentes."

  • Gabarito: A

    Fundamentos:

    a)A moda, essencialmente, é reciclagem das formas do antigo.  No fundo, guarda tudo do passado, mas produz coisas completamente diferentes.

    b)No fundo, guarda tudo do passado, mas produz coisas completamente diferentes.

    c)em proveito de uma sociedade na qual a maior parte dos indivíduos pode escolher seus modos de vida e não mais se submeter a coações.

    d) Coincide com o desenvolvimento da sociedade de consumo e de comunicação de massa (presente). A moda é uma estrutura social centrada sobre o presente. Ou seja, guarda o passado, inspira-se no passado, mas trabalha com o presente.

    e) Não encontrei justificativa no texto, mas se ela guarda o passado e se inspira nele com certeza ela não é exclusiva da sociedade pós-moderna.

  • Novamente a banca forçando o gabarito...aff..

  • Último parágrafo trouxe a resposta:

     

    O mundo da moda não tem mais a ambição de nos arrancar do passado; no fundo, guarda tudo do passado, mas produz coisas completamente diferentes.

     

    Outra parte do texto permite chegar à resposta :       A moda, essencialmente, é reciclagem das formas do antigo.    , no final do terceiro parágrafo

     

     

    Portanto gabarito letra A.

  • A moda, essencialmente, é reciclagem das formas do antigo (3º par.) = a moda busca inspiração no passado para se renovar.

    Gabarito. A