SóProvas


ID
1397143
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A expressão “política indigenista" foi utilizada por muito tempo como sinônimo de toda e qualquer ação política governamental que tivesse as populações indígenas como objeto. As diversas mudanças no campo do indigenismo nos últimos anos, no entanto, exigem que estabeleçamos uma definição mais precisa e menos ambígua do que seja a política indigenista.

Primeiramente temos como agentes principais os próprios povos indígenas, seus representantes e organizações. O amadurecimento progressivo do movimento indígena desde a década de 1970, e o consequente crescimento no número e diversidade de organizações nativas, dirigidas pelos próprios índios, sugere uma primeira distinção no campo indigenista: a “política indígena", aquela protagonizada pelos próprios índios, não se confunde com a política indigenista e nem a ela está submetida. Entretanto, boa parte das organizações e lideranças indígenas vêm aumentando sua participação na formulação e execução das políticas para os povos indígenas.

Numa segunda distinção, encontramos outros segmentos que interagem com os povos indígenas e que também, como eles, têm aumentado sua participação na formulação e execução de políticas indigenistas, antes atribuídas exclusivamente ao Estado brasileiro. Nesse conjunto encontramos principalmente as organizações não governamentais. Somam-se a este universo de agentes não indígenas as organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas em diversos campos de atuação.

Contemporaneamente, portanto, temos um quadro complexo no qual a política indigenista oficial (formulada e executada pelo Estado) tem sido formulada e implementada a partir de parcerias formais estabelecidas entre setores governamentais, organizações indígenas, organizações não governamentais e missões religiosas.

                                       (Disponível em: pib.socioambiental.org. Acesso em 03/10/14. Com adaptações)





A frase que se mantém correta após a inserção de uma ou mais vírgulas, sem prejuízo do sentido original, está em:

Alternativas
Comentários
  • quase fui na letra B, mas ela muda o sentido de restritivo para explicativo

  • Acertei a questão,mas fiquei com dúvida sobre a letra "d",alguem,por favor?

  • Letra "E" é a correta, pois a virgula não alterou o sentido da oração já que primeiramente é um advérbio e o mesmo pode vir entre vírgulas.

    Respodendo a dúvida anteior, a vírgula não pode separ o sujeito da oração de seu complemento.
    A pergunta é:  Quem Somam-se a este universo de agentes não indígenas? Resposta: As organizações religiosas.
    Na ordem direta ficaria assim: As organizações religiosas somam-se a este universo de agentes não indígenas
  • A E não muda o sentido? 

  • Somam-se a este universo de agentes não indígenas, as organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas, em diversos campos de atuação.


    Rescrevendo a frase:
    As organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas somam-se a este universo de agentes não indígenas, em diversos campos de atuação.
    Espero que esclareça o porquê da alternativa D estar errada.

  • LETRA E


    A - O que é que vêm aumentando?  boa parte das organizações e lideranças indígenas é o sujeito , logo não pode separar por vírgula

    B - O que é que as populações indígenas tinham como objeto?  SUJEITO - toda e qualquer política governamental  ( Não se separa o sujeito do seu verbo) 

    C -  Encontramos o que? As organizações não governamentais ( Não separa verbo do complemento)

    D -  O que é que se somam?  As organizações religiosas ( Não se separa sujeito do seu verbo) 

    E -  Adverbio deslocado é preciso o uso da vírgula . Temos o que? ( VTD)  Os próprios povos indígenas - OD , seus representantes - OD  e organizações - OD 


    CONTINUE ESTUDANDO, VAI CHEGAR A SUA VEZ!!

  • Achei meio confuso o enunciado: a frase que se mantém correta após a inserção de uma ou mais vírgulas. Entendi que era pra eu inserir as vírgulas, não que elas já estavam inseridas.


    Ficaria mais claro dizer: a frese que se manteve correta...

  • Achei absurdo esse enunciado! Eu também entendi que era pra gente inventar onde colocar vírgulas que não alterassem o sentido... affffff

    Marquei letra C, pois poderíamos colocar uma vírgula depois de "principalmente", já que ele está deslocado.