SóProvas


ID
1397278
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Determinada instituição, em fase de diagnóstico organizacional, necessita melhorar a gestão do clima e da sua cultura organizacional. Sobre o assunto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a) A mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização. Errado. As pessoas mudam seus conceitos básicos do que é adequado.    b) O Ambiente Geral é composto pelas variáveis econômicas, socioculturais, tecnológicas, concorrentes, demográficas e legais. Concorrentes faz parte do ambiente operacional.
     c) Entende-se por Cultura Organizacional o conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização e que afetam, de maneira positiva ou negativa, a forma como as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho. Definição de CLIMA ORGANIZACIONAL. Palavra-chave: percepção, sentimento.
     d) No Ambiente Interno a gestão de pessoas torna-se ainda mais complexa quando considera os traços e valores culturais coexistentes aos traços e valores da burocracia estatal e os específicos àqueles de cada subcultura. Tiraram isso de um artigo: http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n2/02.pdf
     e) Os gerentes que querem prevenir insatisfações devem manter as condições de trabalho em um nível apropriado, postula a Teoria da Realização, de David McClelland. Diz respeito à teoria dos dois fatores de Heisenberg. A teoria de McClelland diz respeito a Realização, Afiliação e Poder 


  • só corrigindo a colega... 

    na correção da letra "e" ela se refere a teoria dos dois fatores de HERZBERG, Frederick Herzberg. Fatores motivacionais e higiênicos


  • Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável
    para ser transmitido aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas.1 Alguns autores vêem a cultura organizacional como a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma.2 Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que
    orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização, como planejamento, organização, direção e controle para que se possa conhecer melhor a organização. Cada organização tem a sua cultura própria, que denominamos cultura organizacional ou cultura corporativa e que ela mantém e cultiva. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Assim, a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização.

    FONTE: Série Provas e Concursos
     Administração Geral e Pública - Chiavenato ELSEVIER
  • Sobre a letra B: Concorrentes = Ambiente DE TAREFA!

    Chiavenato p.514:

    Ambiente de Tarefa:  É o ambiente de operações de cada organização e é constituído por:

    1. Fornecedores

    2. Clientes ou usuários.

    3. Concorrentes.

    4. Entidades reguladoras.


  • a) Errado. A mudança da cultura não resulta na mudança de histórias e símbolos, porque estes são uma forma que os colaboradores tem para aprenderem a cultura da organização, geralmente são baseados em fatos passados, como por exemplo lembranças sobre dificuldades ou eventos, contos e passagens sobre o fundador da empresa etc.b) Errado.  No ambiente geral (Macroambiente) não existe o aspecto "concorrência" como afirma a assertiva. Esta, encontra-se no "microambiente", também chamado de ambiente "operacional", também chamado de ambiente de "Marketing", e conhecido também como ambiente de "tarefas". É o ambiente mais próximo da organização.
    c) Errado.  Esse conceito embora parecido com o de Cultura organizacional refere-se ao Clima Organizacional. Cultura é forma que a organização tem, para enxergar ela própria. Clima é como os funcionários enxergam e sentem a organização onde trabalham.  d) Correto. É no ambiente interno que se aplica a cultura organizacional e pode-se considerar o clima organizacional que é justamente o produto dos sentimentos relacionados a esses valores organizacionais que são passados aos colaboradores quando estes fazem parte da organização. Lembrando que esses sentimentos nem sempre são positivos, podem ser negativos também.e) Errado. Nada garante que para manter-se num nível apropriado o gerente terá de usar a teoria de McClelland (motivacional) para prevenir insatisfações. Depende de vários fatores e necessidades específicas como realização (nAch), associação (nAff) e poder (nPow).

  • O ambiente geral se divide em:

    componente econômico do ambiente geral indica como os recursos são distribuidos e usados dentro do ambiente.O componente social do ambiente geral descreve as características da sociedade na qual a organização existe. É importante que os administradores lembrem-se de que, embora as mudanças nos atributos de uma sociedade possam ocorrer lenta ou rapidamente, inevitavelmente elas ocorrerão.O componente político do ambiente geral compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental.O componente legal do ambiente geral consiste da legislação aprovada. Este componente descreve regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir.O componente tecnológico do ambiente geral inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços: novos procedimentos e equipamentos.

    O Ambiente operacional se dividindo em:

    componente cliente do ambiente operacional reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização.O componente concorrência do ambiente operacional consiste naqueles que a organização tem de combater para conseguir recursos. Basicamente, o propósito da análise da comcorrência é ajudar a administraçào a avaliar os pontos fortes e fracos e a capacidade de concorrentes existentes e em potencial e predizer que estratégias eles provavelmente adotarão.O componente mão de obra do ambiente operacional é composto de fatores que influenciam a disponibilidade de mão de obra para realizar as tarefas organizacionais necessárias.O componente fornecedor do ambiente operacional inclui todas as variáveis relacionadas aos que fornecem recursos para a organização. Esses recursos são adquiridos e transformados durante o processo produtivo em mercadorias e serviços finais.O componente internacional da análise operacional compreende todas as implicações internacionais das operações organizacionais. Embora nem todas as organizações lidem com questões internacionais, o número das que o fazem está aumentando dramaticamente.
    fonte: http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Analise_Ambiente/Ambiente%20Externo.html

  • Questão IDIOTA . Desnecessária e PONTO .

  • Qual o erro da C?

  • A letra C fala de clima e não de cultura

  • Existem diversas funções que a cultura pode exercer dentro de uma organização: ela define os limites, a coerência nos atos dos empregados; dá aos funcionários uma sensação de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e sério, trazendo motivação e ainda fazendo-os se comprometer com interesses coletivos; reduz a ambiguidade, determinando exatamente como os trabalhos devem ser executados. Algumas vezes ela funciona até mesmo como um vínculo entre os funcionários e a empresa, ajudando a permanecerem unidos através de normas do que se deve fazer e dizer. A cultura organizacional dá a identidade da organização face às outras organizações.


    A cultura organizacional, assim como a gestão das organizações é dinâmica e modifica-se com o tempo, já que também sofre influência do ambiente externo e de mudanças na sociedade. Entretanto, a cultura de uma instituição também pode influenciar essa mesma sociedade.

  • Tenho dificuldades para saber a diferença entre cultura e clima. O clima não está dentro da cultura?

  • Questãozinha PIKA!

  • a) A mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização. ERRADO.  Um dos cernes da cultura é justamente a questão comportamental.

    b) O Ambiente Geral é composto pelas variáveis econômicas, socioculturais, tecnológicas, concorrentes, demográficas e legais. ERRADO. Concorrentes é ambiente de tarefa (operacional)

    c) Entende-se por Cultura Organizacional o conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização e que afetam, de maneira positiva ou negativa, a forma como as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.ERRADO. Esse é conceito de clima.

    d) No Ambiente Interno a gestão de pessoas torna-se ainda mais complexa quando considera os traços e valores culturais coexistentes aos traços e valores da burocracia estatal e os específicos àqueles de cada subcultura. CORRETO

    e) Os gerentes que querem prevenir insatisfações devem manter as condições de trabalho em um nível apropriado, postula a Teoria da Realização, de David McClelland. ERRADO. Não tem nada a ver com a teoria de McClelland, dentro do assunto de liderança, que trata sobre 3 pressupostos: poder, realização e relacionamento. 

     

     

  • Que tristeza isso. Trecho de um artigo.

     

    Fundamentadas em estudo empírico sobre a implantação de Avaliação e Desempenho por Competências num Tribunal Estadual de Justiça na administração pública, Narducci e colaboradores (2006) mostraram que a gestão de pessoas torna-se ainda mais complexa quando considera os traços e valores culturais brasileiros coexistentes aos traços e valores da burocracia estatal e os específicos àqueles de cada subcultura funcional e identidade profissional.

     

    http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n2/02.pdf

  • GP e ADM na fcc não são de DEUS!!!!

    Olhe aí, artigo soltos pela internet. --'

    Hoje, analise a questão da forma complexo -> burocracia, algo a ver com isso.

  • Resumindo: já não basta mais lermos todos aqueles PDFs do estratégia e do ponto ou assistirmos os vídeos... ainda temos que ler os artigos do scielo.. 

    É só digitar: "subcultura" no artigo: http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n2/02.pdf e achar a resposta da questão.. MEGA fácil... 

    Daí, se vc quiser ficar ninja, é só pegar a bibliografia que o camarada usou para escrever o artigo e tentar ler todas... vai que cai num próximo concurso... hehehe 

    para aprofundar: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/article/view/55/51 

  • Preciso voltar a jogar bola. FCC favorecendo quem é bom de chute!

  • Para melhorar a gestão do clima organizacional, um diagnóstico identificará os pontos fortes e fracos do clima organizacional, e, como consequência, deve - se ter um plano de ação para tentar elevar a qualidade do clima, especialmente em relação aos pontos mais críticos, reiniciando assi, o ciclo de gestão do clima organizacional.

    Quanto a cultura organizacional, ela se transforma espontaneamente no longo prazo, conforme ingressam novas pessoas na organização, conforme há transformações no ambiente e de acordo com os acontecimentos internos.

    Questão estranha do caramba.   

  • Que alívio saber que não fui o único a viajar nessa questão!!!!

  • Ambiente Geral e de Tarefas

    Em função da complexidade, da natureza multivariada e da constante mudanças e recomendável que se trate o ambiente de acordo com o grau de influencia “micro” ou “operacional”.

    a) Ambiente Geral: e também chamado macro ambiente e é constituído de um conjunto amplo e complexo, de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as organizações, é um conjunto de condições genéricas e externas a organização que contribuem de um modo geral para tudo aquilo que ocorre em cada organização, para as estratégias adotadas e para as conseqüências das ações organizacionais. Geralmente pode ser constituído das variáveis que não estão associadas ao dia-a-dia da organização: tecnologia, políticas, econômicas, sociais, demográficas e ecológicas.

    b) Ambiente de tarefa: é o contexto ambiental mais próximo da organização que lhe fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. O ambiente de tarefa é constituído pelas partes do ambiente que são relevantes ou potencialmente relevantes para a organização poder estabelecer e alcançar seus objetivos. Geralmente constituído de agentes com quem a organização tem uma relação direta no seu dia-a-dia como os consumidores, clientes, usuários, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.

     

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição, Ed. Makron Books.

  • FCC - Football Club Nigga,  Dat Way

  • Letra A faz uma correlação entre cultura forma ( da organização ) e cultura informal ( das pessoas ) não acho correto dizer que muda uma quando muda a outra , pois muitas vezes a cultura informal vai contra a formal . Se alguém puder colocar um comentário claro explicando , desde já agradeço