Planejamento em nível estratégico - compreende o processo de planejamento propriamente dito, compatibilizando as propostas apresentadas no Plano de Governo - demandas sociais, econômicas e de infraestrutura, com o Plano Plurianual.
Planejamento tático - prevê a elaboração e implementação das peças orçamentárias, desde a proposição, sanção e execução pelo Poder Executivo à apreciação e aprovação pelo Poder Legislativo.
Planejamento em nível operacional - compreende a fase de execução e controle das peças orçamentárias, com destaque à LOA, pois as ações programadas serão materializadas em equipamentos públicos ou serviços, a partir da execução orçamentária. A avaliação dos programas e ações do governo norteará a elaboração de relatórios públicos, para os órgãos de controle interno e externo e a reprogramação do planejamento governamental.
GABARITO: CERTO
Questão aborda o assunto de Sistema e Processo Orçamentário. (Capítulo 11) do livro de Giacomoni - recomendo a leitura completa do capítulo.
A estratégia de desenvolvimento resulta da escolha de certas “grandes alternativas”, das quais se espera a contribuição mais eficaz para o desenvolvimento do país. Essas definições se dão, especialmente, em termos de planos nacionais de longo prazo e se apoiam em três elementos principais: a) a formulação de uma imagem prospectiva; b) certos projetos estratégicos; e c) o enunciado de políticas básicas. (...)
A imagem prospectiva resulta da escolha de objetivos e metas substantivas a serem buscados, não simplesmente mediante coeficientes econômicos abstratos; mas a partir de projetos sociais básicos que possibilitem mudanças concretas nos plano econômico-social.
Os planos de médio prazo expressam de forma mais detalhada cada etapa das estratégias. Em geral, são planos setoriais e regionais/setoriais, sendo constituídos por programas básicos, que determinam os objetivos e as metas a serem alcançados em cada setor, fixando também os recursos humanos, materiais e financeiros necessários.
Os planos operativos anuais, com base nas definições das estratégias e dos planos de médio prazo, estabelecem as metas de curto prazo a cargo do setor público, bem como as orientações e regulamentações a serem cumpridas pelo setor privado (preços, salários, tributações, créditos, financiamento etc.). Nos planos anuais constam as necessidades financeiras, materiais e humanas das diversas metas, distribuídas em cronogramas e no nível especial.
Fonte:
Giacomoni, James - Orçamento Público; 15ª ed.
*Pessoal, cuidado com os comentários! Citem fontes e não joguem informações baseadas em "eu acho"!!