SóProvas


ID
1398568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito do plano plurianual (PPA), julgue o item que se segue.

O PPA não é considerado instrumento impeditivo do aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa, desde que o ordenador da despesa declare que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como errado. Fiquei em dúvida. Inbox, pls.

  • ERRADO     No artigo 16, II está expresso que tem que ser adequada à LOA E compatível com o PPA e LDO.
  • Com uma redação dessas, nem o Einstein decifra o que está se pedindo... Julguei pelo primeiro período da assertiva, pois o PPA anda casado com a LDO e LOA, e como instrumento de planejamento ele tem condições sim de conter a elevação da despesa.

  • Questão errada.

    Fundamento: artigo 16 da LRF


    Art. 16 - A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;

    II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

    Questão: O PPA não é considerado instrumento impeditivo do aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa, desde que o ordenador da despesa declare que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual.


    Correto: (...) desde que o ordenador da despesa declare que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

  • Gab: E.

    Na primeira vez errei por marcar depressa - sem ler com atenção. Não erro mais!

  • Creio que o PPA seja impeditivo, pois investimento que ultrapasse um exercício financeiro deverá estar no PPA. Nesse caso, se tiver duração de mais de um exercício , é um impeditivo.


    Q466188 Vejam essa questão.

  • O PPA não é considerado instrumento impeditivo do aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa, desde que o ordenador da despesa declare que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual.

    Aperfeiçoamento de ação governamental é, o segundo Manual Técnico de orçamento, designação dada aos projetos (construção de uma ponte, por exemplo). Qualquer projeto que supere um exercício financeiro (um ano) esbarra na exigência constitucional a qual demanda que ele (o projeto) esteja previsto no PPA ou em uma lei que autorize a sua inclusão no PPA. Só por isso observa-se como o PPA atua travando (ainda que por previsão constitucional) o aumento da duração de uma atividade. Pouco importa se há aumento de adequação orçamentária com a LOA. É preciso ter compatibilidade com o PPA (mesmo com essa conversa fiada após o "desde que", como se isso eliminasse o impedimento imposto pelo PPA). São coisas independentes.

    O PPA deixará de ser considerado instrumento impeditivo do aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa, desde que o sujeito interessado (gestor público) atenda à exigência que eu citei acima, e não quando o ordenador da despesa declarar que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual.

    A lei 101 assim dita ao tratar de aperfeiçoamento de ação governamental (que acarrete aumento da despesa): Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de: II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

    Qual é essa compatibilidade? Em caso de ação governamental com prazo superior a um exercício financeiro (fruto da sua extensão temporal), estar previsto no PPA ou em lei que autorize a inserção dessa ação no PPA, como manda a Constituição: § 1º Nenhum investimento (projeto é investimento) cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

    Resposta: errado.

  • Creio que o PPA não seja impeditivo, pois investimento que Não ultrapasse um exercício financeiro NÃO precisa estar no PPA. Em minha opinião, é ter citado Ordenador de Despesa em vez de Gestor Público. Por isso marquei ERRADO.

  • ...desde que o ordenador da despesa declare que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual.

    A questão restringe (desde que...), dando ideia de que a despesa só precisa ser adequada com a LOA, mas deve ser compatível com a LDO tb, dentre outros requisitos.

    Errada.

  • Adequação financeira e orçamentária com a LOA e compatibilidade com o PPA e com a LDO.