SóProvas


ID
1399102
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Sobre os crimes contra a Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA: peculato admite modalidade culposa, previsto no § 2º do artigo 312.

    b) ERRADA: o enunciado descreve o crime de peculato e não corrupção ativa, que é oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, crime praticado por particular.

    c) ERRADA: não é próprio, uma vez que a pessoa pode exigir vantagem indevida "ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela".

    d) ERRADA: a questão discorre, em sua primeira parte, sobre a corrupção passiva consumada e não tentada, na segunda parte descreve o crime de prevaricação.

    e) CERTA: teor do artigo 319.

  •  O CRIME DE PREVARICAÇÃO IMPROPRIO NÃO EXIGE DOLO ESPECIFICO.

    Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de
    vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação
    com outros presos ou com o ambiente externo:

    Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano.

  • a)Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio, é crime de peculato, que não admite a modalidade culposa. -ERRADO

    b)Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio, é crime de corrupção ativa, que admite a modalidade culposa.-ERRADO = CRIME DE PECULATO.

    c)O crime de concussão é próprio, já que o seu agente é servidor público no exercício de função pública.- ERRADO =( ATÉ ANTES DE ASSUMI-LA)

    d)Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, em razão de função pública, ou aceitar promessa de tal vantagem é tentativa de corrupção passiva, que apenas se consuma quando o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional. - ERRADO ( O FINALZINHO É PREVARICAÇÃO, A BANCA MISTUROU 2 CONCEITOS);

     e)O crime de prevaricação, para a sua tipificação, exige finalidade específica, consistente na satisfação de interesse ou sentimento pessoal. *CORRETA*

  • PM CE 2021