GABARITO: B
Pessoal, realmente não gosto das questões da FCC em provas de administração. Muitas delas são absurdas, e muitas outras só podem ser respondidas por meio de eliminação, pois nem a alternativa “correta” está de acordo com a teoria.
Dentre as menos absurdas, vamos resolver esta daqui apenas para ilustrar como as Bancas podem exigir do candidato duas coisas inesperadas: paciência e sangue frio.
Paciência com os erros da questão e sangue frio para encontrar a resposta “certa” que não está, necessariamente, certa. Quando o comando da questão diz que no método da reengenharia, a organização precisa “em primeiro luagar” fazer alguma coisa, isso nos remete imediatamente à metodologia da reengenharia:
• Preparação
• Planejamento
• Implementação
• Avaliação
Assim, em primeiro lugar, haveria a preparação, o levantamento dos macroprocessos organizacionais e a seleção dos processos que deveriam ser reinventados. Não há nenhuma alternativa na questão que se refira a isso! E agora, o que fazer?
Resposta: analisar cada uma das alternativas de uma forma mais genérica, procurando as que estão erradas, independentemente do que diz o comando da questão:
a) Alternativa errada! Reengenharia avalia métodos de engenharia?! Nada a ver, não é pessoal!
b) Pode ser... mas na dúvida vamos olhar as outras!
c) Alternativa errada! Reengenharia não tem foco nos processos de compra!
d) Alternativa errada. Formular novos produtos e serviços não é o foco da reengenharia, mas sim da engenharia!
e) Alternativa errada. Trouxe uma boa descrição do que é benchmarking.
Assim, considerando a ausência de uma alternativa que realmente responda à questão, você deveria marcar aquela que “pode ser” correta! E, veja como é fantástico, realmente é essa a resposta da questão segundo a FCC!
Parabéns FCC, você fez o candidato pensar muito!
Comentários: professor Carlos Xavier, Estratégia Concursos