SóProvas


ID
1401766
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fonte de informação científica é a atividade cognitiva do homem e da sociedade humana como um todo. Fenômenos e leis da natureza, sociedade e pensamento são percebidos por toda a sociedade humana (MIKAILOV; CHERNYI; GILYAREVSKYI, 1975).

A afirmação acima refere-se a uma das propriedades da informação científica, qual seja a:

Alternativas
Comentários
  • Letra B pois o comentário, para mim, se refere a algo social e os elementos da afirmação parecem indicar a letra B. 

  • Continuação...

    Cumulatividade da informação científica: propriedade relacionada à utilização, organização e avaliação, pelos cientistas e pesquisadores, da informação científica utilizada anteriormente para maior acessibilidade a futuras gerações de pesquisadores.

    Envelhecimento da informação científica: significa que determinada informação cientifica atinge um envelhecimento completo, ou total obsolescência, quando novas informações científicas mostram que a mesma ou está errada ou é incapaz de ser utilizada adequadamente para refletir os fenômenos do mundo material, da sociedade e de determinado pensamento. Em relação ao Envelhecimento “parcial” desse tipo de informação, ou autores apontam certa dificuldade em estipular, com precisão, onde e de que forma a mesma ocorre, dependendo muito da informação produzida e da nova informação que irá acarretar essa obsolescência (MIKHAILOV; CHERNYI; GILYAREVSKYI, [1975], 1980).  

    Gab. B

  • Segundo Santo Junior e Pinheiro (2010, p. 35-37):

    A informação cientifica apresenta 12 propriedades principais:

    Inseparabilidade da Informação científica de seu suporte físico: Apesar de ter natureza não-material, a informação cientifica não existe sem algum tipo de revestimento material e nem pode ser separada de seu suporte físico.

    Natureza social da informação científica: ressalta que a informação científica é uma atividade e um tipo de informação que é percebido pela sociedade humana como um todo (MIKHAILOV; CHERNYI; GILYAREVSKYI, [1975], 1980, p. 77-78).

    Independência da informação científica da linguagem e do suporte físico: a informação científica não é afetada com a utilização de diferentes suportes físicos para seu armazenamento e nem com a mudança da língua na qual está sendo expressa e onde ocorrem mudanças, mas não a ponto de modificar seu conteúdo.

    Gab. B

    SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. A abordagm teórica de A. I. Mikhailov sobre o termo informação científica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.7, n. 2, p. 27-45, jan./jun. 2010– ISSN: 1678-765X. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/05/pdf_5cf0ef6ccd_0010589.pdf