SóProvas


ID
1402384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o item a seguir, com base nas normas regentes da DP.

A autonomia funcional e administrativa da DP dos estados é assegurada na CF, ainda que a Constituição do Estado de Pernambuco seja omissa a esse respeito.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (9/02/2015)

    Questão ANULADA.

    Justificativa:  A utilização do termo “ainda que” prejudicou o julgamento objetivo do item. Por esse motivo, opta-se por sua anulação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPE_PE_14_DEFENSOR/arquivos/DPE_PE_14_DEFENSOR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • gabarito ERRADA

     

    PEC aprovada pela Assembleia Legislativa fortalece a Defensoria Pública de Pernambuco

     

    Em sessão solene ocorrida no dia 20 de setembro de 2017, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco aprovou, em segundo turno, o substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição do Estado nº 10/2017, que alterou e acrescentou dispositivos à Constituição Estadual com o objetivo de fortalecer a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.

    No dia 21.09.2017, a proposta foi promulgada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, transformando-a na Emenda Constitucional nº 41, de 21 de setembro de 2017, que, além de ajustar a Constituição do Estado à Carta Magna, estabeleceu, de maneira expressa, a iniciativa privativa de lei sobre o tema Defensoria Pública ao Defensor Público-Geral do Estado e estendeu aos seus membros o mesmo tratamento jurídico conferido aos magistrados e membros do Ministério Público.

     

    Segundo o Defensor Público- Geral do Estado de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto, a emenda constitucional nº 41/2017 “é o reconhecimento pela população pernambucana, por meio de seus representantes legalmente constituídos, da importância da Defensoria Pública, que em recente pesquisa foi eleita a mais importante pelos brasileiros” e finalizou o Defensor Público-Geral. “A emenda, de iniciativa do deputado estadual Rogério Leão, a quem quero agradecer pelo apoio irrestrito à causa da Defensoria, cujo agradecimento estendo a todos os deputados estaduais, reforça a autonomia da Defensoria Pública e traz mais segurança aos Defensores Públicos, que doravante estarão ainda mais encorajados a lutar pela defesa da população do nosso Estado de Pernambuco.”

     

    Segue abaixo o link da proposta aprovada pela assembleia:

     

    http://www.alepe.pe.gov.br/proposicao-texto-completo/?docid=3FE8B7E17DD282AC032581370050E793

  • Consumo compartilhado equiparado ao tráfico incide no Art. 33, § 3º para consumo compartilhado, eventualmente e sem objetivo de lucro, com pessoa de seu relacionamento. Fora de um desses quatro requisitos seria o Art. 33 produzir, fabricar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente.

  • Consumo compartilhado equiparado ao tráfico incide no Art. 33, § 3º para consumo compartilhado, eventualmente e sem objetivo de lucro, com pessoa de seu relacionamento. Fora de um desses quatro requisitos seria o Art. 33 produzir, fabricar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente.