Alternativas
não diretiva, educar pelo diálogo. Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade, a que se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica.
diretiva e transmissiva, observando a relação sujeito/ conhecimento: sendo o sujeito aluno, o conhecimento é transmitido a ele sem direito a questionamentos. Somente o professor fala e o aluno escuta até conseguir decorar o que foi passado. Os conteúdos são organizados pelo professor, em uma sequência lógica, e a avaliação é realizada por meio de provas escritas e exercícios de casa.
diretiva e transmissiva, observando a relação professor/ aluno: o professor representante do meio social determina ao aluno, que é tabula rasa, o que estudar a cada novo conteúdo. Nessa relação, o ensino e a aprendizagem são polos diferentes, o professor jamais aprenderá com o aluno e o aluno jamais ensinará o professor.
não diretiva, observando a relação sujeito/ conhecimento: o sujeito sendo aluno, dependendo da sua classe social, os resultados serão diferentes. Essa pedagogia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua genética, cabendo à escola possibilitar que ele desabroche.
não diretiva. O professor não diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo. O professor torna-se um auxiliador da aprendizagem despertando o conhecimento que já existe no aluno. Aprender é modificar suas próprias percepções.