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"O posicionamento pós moderno busca resgatar valores negados pela modernidade e cria um universo descentrado, fragmentado relativo e fugaz. Para Harvey (1992) as caracteristicas da pós-modernidade são produzidas historicamente e se relacionam com a emergência de modos mais flexíveis de acumulação do capital."
MARIA CARMELITA YASBEK - https://docs.google.com/document/d/1g0FSFDFlDSo3pEvtOr6XhHupvOvGP-1g3Ledr4oD8Ic/edit?sort
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Do ponto de vista das referências teórico‐metodológicas a questão primeira que
se coloca para a profissão já no início da década é o confronto com a denominada
"crise" dos modelos analíticos, explicativos nas ciências sociais, que buscam captar o
que está acontecendo no fim de século e as grandes transformações que alcançam
múltiplos aspectos da vida social. No mundo do conhecimento começam as
interferências, não sem conflitos, do denominado pensamento pós moderno,
"notadamente em sua versão neoconservadora" (NETTO, 1996, p. 114) que questiona
e nivela os paradigmas marxista e positivista.
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A) Esta teoria não se relaciona com os modos de acumulação do capital.
b) Conforme comentários dos colegas
c)o mesmo da letra A
D) A macroeconomia estuda formas de acumulação capitalista, visando o máximo de acumulação para almento da taxa de mais-valia.
"Bendizei ao Senhor todas as suas obras..."
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Conforme José Paulo Netto (Transformações societárias e Serviço Social: uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Número 50. Pág. 87-132. Ano 1996. São Paulo, Cortez, 1996), na atualidade o Serviço Social deverá enfrentar a onda do pensamento pós-moderno que busca assegurar e preservar o modo de produção capitalista e suas relações propondo uma análise da realidade social em que a mesma não é considerada como histórica, dialética e fruto das relações sociais vigentes. Ademais, a pós-modernidade nega a possibilidade de ultrapassagem da sociedade vigente considerando a mesma pétrea, consolidada e, assim, negando também a lutas de classes e a possibilidade de emancipação. A pós-modernidade também recusa compreender os fenômenos para além de sua aparência, resumindo-os a esta última como se ela fosse sua essência. No tocante a universalidade, esse pensamento informa que esta generaliza a realidade propondo compreender os fenômenos pela via da "identidade". Assim, a realidade é fragmentada e pulverizada diante de diversas "identidades" que não irão se aglutinar ou parecer passiveis de união. Isto ocorre no caso dos movimentos sociais (ou novos movimentos sociais como caracterizam alguns autores) que lutam, separadamente, por direitos como da mulher, do idoso, do LGBTT, dos negros, da criança e do adolescente, etc., sendo que em resumo todos almejam o fim da exploração, submissão e opressão de um ser humano sobre outro. O autor supramencionado também destaca que o Serviço Social deve estar atento a essas características individualistas e despolizantes que buscam implementar, novamente, uma prática profissional psicologizante, sendo todas essas alternativas para o conservadorismo, seja clássico ou moderno. Sendo assim:
a) Esta alternativa está incorreta pois o marxismo não é compatível com os modelos mais flexíveis de acumulação, pelo contrário.
b) Esta alternativa está correta visto que a pós-modernidade busca justificar esse modelo de acumulação negando inúmeras categorias que almejam sua ultrapassagem, além de apontar o capitalismo como intransponível.
c) Esta alternativa está incorreta pois a teoria crítica almeja a superação da ordem capitalista e tece críticas à flexibilização produtiva engendrada pelo capital após sua crise na década de 1970 na busca de superlucros através de uma superexploração do trabalho que vem se tornando desprotegido com a diminuição e subtração das proteções sociais.
d) Esta alternativa está incorreta pois não há menção a algum pensamento que se refere a macroeconomia.
RESPOSTA: B