SóProvas


ID
1407061
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

CONTI E FURLAN (2003), em sua obra [Geoecologia: O clima, os solos e a biota In: ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. 4a Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003] dizem sobre o solo: “O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos, o solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochas a que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se diversifica em múltiplos tipos. Estes se foram em processos lentos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos". De acordo com a teorização desses autores, indique a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A vegetação mediterrânea  está presente em áreas do planeta que apresentam verões secos e quentes e invernos úmidos (chuvosos) e de temperaturas amenas. Vegetação esparsa, ou seja, com árvores distantes umas das outras. Os troncos são largos e com poucas folhas para uma melhor adaptação à condição um tanto quanto árida.

  • GAB 

    b)

    A vegetação mediterrânea ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de invemo podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.

  • Alternativa: B

    Floresta temperada ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.

  • clima tropical semiárido é predominante na porção central do Nordeste brasileiro. Encontrado em parte do Estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.                             www.todamateria.com.br/clima-da-regiao-nordeste/

    A alternativa C apresenta um erro, ou apresenta texto dubio, ao afirmar que grande parte do Nordeste possui clima tropical úmido, sendo que a maior área corresponde ao sertão, onde temos clima semi-árido.

     

     

     

     

     

     

  • Concordo contigo Nara. Não sei de IBFC que colocou gabarito errado ou QC.A INCORRETA é a C. Copiar a questão e colocar aqui no comentário ajuda em nada!