-
RENNÓ (2013): A Gestão da Qualidade Total (TQM – Total Quality Management, em inglês) demanda que cada funcionário esteja envolvido no processo de busca do aumento da qualidade, e não apenas os empregados que lidam diretamente com os clientes ou na produção dos produtos.
O pessoal da limpeza, do setor de faturamento, do setor de contratos e outros setores deve entender que seu trabalho contribui para que a empresa seja eficiente e consiga satisfazer seus clientes e ser competitiva. Dessa forma, a TQM significa o comprometimento de uma organização com a qualidade através da melhoria contínua em cada atividade.14
Todos devem ter em mente as necessidades e os desejos dos clientes. As organizações que aplicam a qualidade total procuram descobrir o que seus clientes querem, para poder oferecer esses produtos e serviços e satisfazê-los. De acordo com Coltro, nota-se que a “grande” qualidade tem um enfoque bastante abrangente e total em relação à organização. Esse enfoque exige uma mudança aguda na filosofia tradicional que se pratica em termos de produção nas empresas, uma mudança de um foco baseado em custos e produtividade para um fundado em qualidade e na visão do cliente/consumidor.
-
Qual é a diferença pro PDCA? Marquei a E com gosto :/
-
Para quem ficou em dúvida o PDCA é uma das ferramentas que podem ser utilizar para gerir a qualidade de uma organização.
-
O que é Replacement?
-
Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processousado por uma empresa no qual outra organização é contratada paradesenvolver uma certa área da empresa.
Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Assim, uma empresa procura uma fonte no exterior que possa trabalhar uma área do negócio de forma mais eficiente, obtendo desta forma mais tempo para se concentrar nos aspectos fulcrais da gestão empresarial.
O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. Ooutsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.
Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos dooutsourcing podem ser maiores do que os previstos. Outra desvantagem consiste em que a terceirização pressupõe um certo nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação. Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negócio prejudicado. Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações. Outra crítica consiste em que a terceirização pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador. Quando acontece o offshore outsourcing(terceirização de serviços para uma empresa em outro país, de modo a encontrar mão-de-obra mais barata), há um aumento da probabilidade de demissões de trabalhadores.
O outsourcing é uma prática que deve ser bastante ponderada antes de ser implementada em uma empresa, porque pode ter impactos positivos ou negativos.
FONTE: https://www.significados.com.br/outsourcing/
-
Outplacement não é um termo tão novo assim. Criado na década de 60, nos Estados Unidos, como uma ferramenta em Recursos Humanos para auxiliar cientistas e engenheiros demitidos devido a crise no setor aeroespacial e de eletroeletrônicos, em busca de recolocação no mercado de trabalho.
O método chegou ao Brasil em meados da década de 80. Já em 90, o país recebeu as primeiras empresas especialistas no assunto. Atualmente o processo é conhecido e utilizado pelas grandes organizações para diminuir os impactos nas demissões de executivos.
Este tipo de serviço visa humanizar as demissões através de um trabalho oferecido ao executivo envolvido em um processo de dispensa. E é visto com bons olhos, tanto pela organização quanto pelo executivo, e não deixa de ser um ato de responsabilidade social.
Segundo a AOCFI – The Association of Outplacement Consultancy Firms International, associação que regula, internacionalmente, a atividade, o Outplacement é definido como um processo que estrutura as bases profissionais, afim de auxiliar o colaborador demitido, a enxergar o mercado de trabalho de modo organizado e disciplinado para obter uma recolocação no menor tempo possível, com mínimo de impacto.
O processo tem início antes mesmo do profissional saber de sua dispensa. É um trabalho feito entre o departamento de Recursos Humanos e uma empresa de consultoria especializada em outplacement, em um processo de planejamento das ações que serão realizadas.
A demissão é feita de forma clara e objetiva, sem omitir qualquer informação ou faltar com a verdade sobre o real motivo. Após o aviso inicia-se o trabalho que orienta o executivo nesta etapa.
FONTE: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-outplacement-como-coaching-ajudar/
-
pra mim a resposta seria pdca, o que tem na questão que da p perceber que é gestão pela qualidade total e não pdca? alguém sabe explicar?
-
Respondendo a dúvida da Lidiane Silva:
O PDCA é uma ferramenta utilizada para o controle e melhoria, ELE AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. AUXILIA NA TOMADA DE DECISÕES.
-
O gerenciamento da qualidade total é um processo de melhoria contínua dos produtos e serviços gerados COM FOCO NO CLIENTE. Essa é a palavra chave para matar a questão.
-
"O ciclo PDCA ou Roda (ciclo) Deming (desenvolveu e popularizou) . Criado por Shewart a partir da análise de que a maioria dos problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, é causada pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo. Ou seja, que deveria existir uma melhoria contínua dos processos para que estes conseguissem “entregar” exatamente o produto ou serviço necessário ao cliente." É uma ferramenta.
TQM É GLOBAL.
*- Armand Feigenbaum ficou conhecido por seu trabalho na empresa General Electric (GE). Sua principal obra foi o livro Total Quality Control ou Controle da Qualidade Total. Entre seus principais impactos na gestão da qualidade, buscou evidenciar que a qualidade deve ser um esforço sistêmico e foco no cliente.
* Fundação Nacional da Qualidade: De acordo com a FNQ, os conceitos principais (ou fundamentos) são: Pensamento Sistêmico – Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
*O SGQ (Sistema de Garantia da Qualidade) teve seu inicio devido à era da gestão da qualidade, clientes queriam confirmações de quê os fornecedores estavam atendendo as especificações, assim seria possível realizar a seleção mais apropriada de quem iria fornecer matéria prima para as empresas.
Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Era da qualidade total: 1961- Feigenbaum - http://www.portal-administracao.com/2015/11/gestao-da-qualidade-fundamentos.html
http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/gestao-da-qualidade-sistema-de-certificacao-normas/39220/
Principios da qualidade - https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/os-8-principios-da-qualidade-isso-9001/54930
-
fui de E tbm
2017 - tinha ido de letra A
O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua, é um método utilizado, precipuamente, para
a) planejamento estratégico da organização, estabelecendo indicadores e metas de curto, médio e longo prazo.
b) gestão de pessoas, aplicando dinâmicas de grupo e treinamentos para aprimorar o desempenho de suas funções.
c) controlar e melhorar as atividades de um processo, padronizando informações de controle e reduzindo erros.
d) avaliação de desempenho, com repercussão direta na remuneração conforme o atingimento de objetivos pré-estabelecidos.
e) gerenciamento de projetos, a partir de um escalonamento estabelecido em função do grau de prioridade para a organização.
2014
PDCA também chamado de Ciclo da Melhoria Contínua, corresponde a uma ferramenta da qualidade utilizada para controlar e melhorar os processos de trabalho.
Certa
-
Outplacement é uma solução profissional, elaborada com o
objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos
de demissão nas companhias.
Replacement – Substituição
-
A resposta é a letra "A".
A GQT (Gestão da Qualidade Total) é um modelo que estimula a criatividade em todos os níveis da organização e que possibilita uma sistemática de acompanhamento e ações corretivas nos processos operacionais, através da busca pela qualidade dos serviços prestados e excelência na gestão.
Outplacement é uma palavra de origem inglesa que designa uma técnica de gestão de recursos humanos cujo objetivo é apoiar os trabalhadores dispensados rumo à sua recolocação profissional, processo também conhecido como transição de carreira.
Replacement é um processo que tem por base a gestão da carreira por meio da identificação dessa e de suas possíveis trilhas (cargos), contribuindo para a transição profissional entre trilhas.
Outsourcing ou terceirização é uma técnica que visa à redução de custo e ao aumento da qualidade. A ideia principal é a eliminação de burocracias internas com as atividades-meio.
O PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check e Act que traduzidas significam: planejamento, execução, verificação e ação. O ciclo também é conhecido como ciclo de Shewhart, da qualidade ou de Deming. O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.
-
LETRA A CORRETA
A gestão da qualidade busca atingir níveis de excelência organizacional, utilizando para esse fim os meios adequados para que sejam atingidos, da melhor maneira possível, os resultados desejados, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes.
-
Era da gestão da qualidade total
Cenário mais competitivo trouxe novas normas internacionais de qualidade, como a ISO 9000, e as diversas leis de proteção ao consumidor. A qualidade passou a ser encarada como um aspecto principal para que os desejos e necessidades dos clientes (internos e externos) sejam atendidos e a empresa atinja os resultados esperados.
Busca melhoria contínua, foco no cliente, envolvimento dos empregados e benchmarking.
Centrada na participação de todos os seus membros.
Etapas:
- Escolha de uma área de melhoria -> ex: redução da porcentagem de defeitos
- Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria -> técnica participativa
- Identificação dos benchmarks
- Análise do método atual
- Estudo piloto da melhoria
- Implementação das melhorias
-
Para responder corretamente à questão em apreço, precisamos ter conhecimentos sobre algumas técnicas e processos usados na gerencia das organizações. Neste caso, marquemos a alternativa que remete aos sistema descrito no enunciado.
A - correta. Gestão pela qualidade total: sistema permanente e de longo prazo, voltado para o alcance da satisfação do cliente por meio de um processo de melhoria contínua dos produtos e serviços gerados
B - incorreta. Outplacement nada mais é do que um processo de recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Esse processo busca ajudar o funcionário demitido o mais rápido possível, orientando-o durante o período..
C - incorreta. Replacement é o trabalho de recolocação no mercado, de profissionais que foram desligados nas suas respectivas empresas.
D - incorreta. Outsourcing (terceirização) significa passar adiante, ou para terceiros, a responsabilidade pela execução de algumas atividades, com o intuito de concentrar os esforços nas principais atividades organizacionais. Podemos entender a terceirização como a transferência da gestão, parcial ou total, das atividades meio para outras organizações, de modo a direcionar os esforços e recursos para as atividades-fim da instituição.
E - incorreta. O ciclo de Shewhart, Deming, ou PDCA, é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.
O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:
- Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.
- Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.
- Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada.
- Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos.
Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.
RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.