SóProvas


ID
1409332
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assim como o projeto de trabalho profissional se constitui como um instrumento de trabalho, a visita domiciliar é considerada constitutiva deste universo. Dessa forma, a partir de uma perspectiva crítica o papel desse instrumento deve se concentrar em:

Alternativas
Comentários
  • "Interessante registrar que a Visita Domiciliar é uma das estratégias utilizadas para a adequação do indivíduo à ordem vigente nos primórdios do Serviço Social – início do século XX –, quando assistentes sociais atuam junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. No entanto, após a re-conceituação do Serviço Social – na década de 1970 –, a exclusão social é entendida como processo político e não mais como problema individual. As políticas sociais são então percebidas como conquistas de cidadania, e a Visita Domiciliar – voltada para um trabalho educativo – passa ser a metodologia aplicada para viabilizar o exercício da cidadania por parte dos cidadãos."

  • É válido ressaltar que a visita domiciliar não possui caráter de monitoramento e nem tampouco de regulação comportamental. 

     

    Fonte: Favéro - Serviço Social no Judiciário.

  • A visita domiciliar é uma das formas de conhecer a realidade social do usuário da política pública e busca conhecer através de um trabalho educativo as reais necessidades do requerente, não é uma maneira de buscar adequar o sujeito a ordem vigente. As vezes o usuário solicita um BPC, mas em sua casa tem outras demandas a serem encaminhadas pelo assistente social. 

    Portanto, gabarito letra D. 

  • Visita Domiciliar tem trabalho educativo –  a metodologia aplicada para viabilizar o exercício da cidadania por parte dos cidadãos.