SóProvas


ID
1414747
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está redigida de maneira clara e em concordância com as orientações da gramática normativa a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Muitos dos colaboradores diretos se ABSTIVERAM de comentar o incidente, que, para dizer a verdade, o diretor não deu a mínima importância, mas que foi trazido à pauta por insistência da secretária.

    B) Uma reunião que cabe à família solucionar problema interno candente deve transcorrer em clima harmonioso e de acolhimento, que COSTUMA propiciar reflexões ponderadas. (concorda com "reunião")

    C) DespretenSiosa por natureza, NÃO SE ENTREGAVAM à tentação de ostentar poder ou influência, mas era, segundo porta-vozes de distintos setores, uma das pessoas a cuja opinião mais se dava valor ("Não" é partícula atrativa negativa que atrai o pronome obliquo originando próclise)

    D) CERTO

    E) Todos quiseram saber o PORQUÊ de seu repentino pedido de demissão, que acabou por espoliar o projeto, que vinha sendo encaminhado com perspectivas bastante favoráveis. (o "porque substantivo" é junto e com acento)

    confesso que fiz na pressa, porque os erros estavam muito na cara , quem achar mais erros posta ai :)

    bons estudos

  • A. Muitos dos colaboradores diretos se absteram de comentar o incidente, que, para dizer a verdade, o diretor não deu a mínima importância, mas que foi trazido à pauta por insistência da secretária.
    ABSTER - DERIVA DO VERBO TER - MUITOS TIVERAM -------> MUITOS ABSTIVERAM 

    Uma reunião que cabe à família solucionar problema interno candente deve transcorrer em clima harmonioso e de acolhimento, que costumam propiciar reflexões ponderadas.
    O QUE COSTUMA PROPICIAR REFLEXÕES PONDERADAS? (CADÊ O SUJEITO?) CLIMA HARMONIOSO, se é sujeito não pode vir preposicionado. 

    c. Despretenciosa por natureza, não entregava-se à tentação de ostentar poder ou influência, mas era, segundo porta-vozes de distintos setores, uma das pessoas a cuja opinião mais se dava valor.

    PRETENSÃO - DESPRETENSIOSA. 

    Acentuando com franqueza a mudança que empreendeu, daquela existência solitária e pacata para um modo de vida mais social e dinâmico, obteve o apoio de que necessitava para ir em frente. CORRETO 

    Todos quiseram saber o por quê de seu repentino pedido de demissão, que acabou por espoliar o projeto, que vinha sendo encaminhado com perspectivas bastante favoráveis. 

    PORQUE SUBSTANTIVA - VEM COM O ARTIGO NA FRENTE - SERÁ JUNTO E SEM ACENTO PORQUE ESTÁ NO MEIO DA FRASE- O PORQUE.

  • Na última assertiva (letra E), a colega Fernanda "escorregou" na explicação. Lembrem-se disso aqui (fonte: Só Português)


    PORQUÊ

      A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo).

      Exemplos:

        Não consigo entender o porquê de sua ausência.
        Existem muitos porquês para justificar esta atitude.
        Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.

  • Acho que o erro da C está no uso da ênclise "entregava-se " após o "não.
    No caso, após expressões negativas usa-se a proclise. Ficaria: "Não se entregava"

  • CORREÇÕES:

    a)Muitos dos colaboradores diretos se ABSTIVERAM de comentar o incidente, que, para dizer a verdade, o diretor não deu a mínima importância, mas que foi trazido à pauta por insistência da secretária.
     

     b)Uma reunião que cabe à família solucionar problema interno candente deve transcorrer em clima harmonioso e de acolhimento, que costumam propiciar reflexões ponderadas. (A REDAÇÃO NÃO ESTÁ CLARA)
     

     c) DESPRETENSIOSA por natureza, não SE ENTREGAVA à tentação de ostentar poder ou influência, mas era, segundo porta-vozes de distintos setores, uma das pessoas a cuja opinião mais se dava valor. (PALAVRA NEGATIVA, ATRAÇÃO DE PRÓCLISE)
     

     d)Acentuando com franqueza a mudança que empreendeu, daquela existência solitária e pacata para um modo de vida mais social e dinâmico, obteve o apoio de que necessitava para ir em frente.

     

     e)Todos quiseram saber o PORQUÊ de seu repentino pedido de demissão, que acabou por espoliar o projeto, que vinha sendo encaminhado com perspectivas bastante favoráveis.  (O PORQUÊ, JUNTO)

     

  • Tudo bem que as outras estão muito erradas, mas dizer que a d está clara como afirma o enunciado, ai já é demais.