SóProvas


ID
1415221
Banca
FGV
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em matéria de responsabilidade civil do Estado existem várias teorias que buscam estabelecer os requisitos para se verificar a configuração dessa responsabilidade estatal.
Em relação à teoria do risco administrativo, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Risco Administrativo - É aplicada como regra no ordenamento jurídico brasileiro. De acordo com essa teoria, o Estado responde objetivamente pelos danos causados a terceiro independente de dolo ou culpa. Ou seja, é necessário apenas o fato, o dano e o nexo causal entre eles. Prevê 3 exlcudentes de responsabilidade: caso fortuito, força maior e culpa exclusiva da vítima (rompem o nexo causal).

    Art. 37, § 6º CRFB/1988 - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    a) Havendo dolo ou culpa do agente público somente esse deverá ser responsabilizado e não o Estado. ERRADA! A responsabilidade do Estado é objetiva, independe de dolo ou culpa. Caso haja esses elementos subjetivos, o agente público poderá ser responsabillizado em ação de regresso.

    b) Não admite as excludentes de responsabilidade do Estado. ERRADO! Admite-se três escludetes de responsabilidade: caso fortuito, força maior e culpa exclusiva da vítima.

    c) A responsabilização do Estado dependerá em alguns casos da comprovação de dolo ou culpa do agente. ERRADO! De acordo com ESSA teoria (Risco Administrativo), citada no enunciado da questão, a responsabilidade do Estado será sempre objetiva.

    d) Somente há a admissão da excludente de responsabilidade baseada em caso fortuito ou de força maior. ERRADA! Há também a hipótese de culpa exclusiva da vítima.

    e) Não é necessária em nenhuma hipótese a comprovação da culpa ou do dolo do agente para a responsabilização do Estado. CORRETA! De acordo com a Teoria do Risco Administrativo, citada no enunciado da questão, a responsabilidade do Estado será sempre objetiva, ou seja, desnecessária a comprovação de dolo ou culpa.


  • GAB LETRA E

    A teoria do risco administrativo, elenca que a atuação estatal que cause dano ao particular faz nascer para a Administração pública a obrigação de indenização,  independentemente da existência de falta de serviço ou de culpa de determinado agente público.  Ou seja, basta que exista o dano decorrente de atuação administrativa. (Fato do serviço e o nexo causal). Sendoo poder público obrigado a indenizar. 

  • E quando se tratar de omissão ilícita imprópria? Não necessita de culpa ou dolo pra responsabilidade do Estado?
    Assim a alternativa correta seria a C) e não E) .

  • A questão fala de Teoria do Risco Administrativo, logo, responsabilidade objetiva.


    Danos por omissão submetem-se à teoria subjetiva. Nesse caso há a exigência da comprovação de culpa ou dolo. (entendimento de Bandeira de Mello, STF e pela doutrina majoritária).


    Fonte: Mazza, 4ª edição.

  • Na Teoria da Responsabilidade por Culpa Administrativa (a qual, no Brasil, se aplica aos Atos Omissivos), a responsabilidade não decorre de culpa ou dolo do Agente, mas sim da exposição de falha na prestação do Serviço Público. Essa falha, nem sempre, decorre de culpa ou dolo do agente. Quest˜ão difícil, mas correta.
  • A letra D não está correta pois faltou falar sobre culpa exclusiva da vítima ou de terceiros...

  • E SE O AGENTE NÃO TIVER NO EXERCICIO DAS SUAS FUNÇÕES ?? Não haverá necessidade de comprovar o nexo causal por exemplo ??

  • Bizu FEDERAL:

    Sempre responda questões de DIREITO baseando se na REGRA. Se o comando da questão apontar para EXCEÇÃO só então faça uso, não adianta ficar de MiMiMi...cabe recurso....blablabla...olha o comando guerreiro(a).

  • Hã??? Qual sua dúvida, afinal, já q concorda com o gabarito..???

  • Questão horrível. Não vejo o porquê da C estar incorreta.

  • Só seria letra C, se tivesse perguntado em relação à teoria da culpa administrativa, assunto no qual está inserida a responsabilização por omissão.