SóProvas


ID
1417081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.

Houve uma tendência, no Brasil da década de 30 do século XX, a se pensar a nação como produto cultural de uma elite, em detrimento dos símbolos da formação de territórios híbridos representantes da totalidade de seus construtores.

Alternativas
Comentários
  • você não foi o único que não entendeu nada.
  • A pessoa que passou nessa prova de Consultor Legislativo é minha coach kkk.

  • Gostaria que a professora Eulália explicasse essa questão, não compreendi ela.
  • De maneira simplista e rápida, o enunciado está dizendo que na década de 30 a tendência no Brasil era ver a formação da cultura do país como algo construído a partir dos valores da elite (branca, de influência europeia-basta lembrar do Rio de Janeiro desde o finalzinho do século XIX e sua tentativa de tornar a capital com a Paris, expulsando as populações pobres do centro da cidade, derrubada de cortiços etc.). É nessa época também que se vê a teoria do "embranquecimento", portanto, homogeneização do povo brasileiro (e não pluralidade cultural -indígena, negra, migratória etc.).

    GABARITO: CERTO.

  • Questão muito abstrata. Acertei porque a entendi como referência ao ultranacionalismo de Vargas