SóProvas


ID
1418140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Tendo em vista que os blocos econômicos despontaram como importantes referentes na economia mundial na segunda metade dos anos oitenta do século XX, apresentando-se como muito diversos em seus objetivos, instrumentos, alcance e resultados, e considerando a evolução desses blocos a partir do final do citado século, julgue o  item  a seguir.


Inicialmente voltados para a promoção do livre comércio entre os seus membros, os principais blocos econômicos surgidos ou revigorados na América Latina no início dos anos noventa, a exemplo do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e da Comunidade Andina de Nações (CAN), tendo alcançado estágios profundos de integração econômica naquele mesmo período, retrocederam à condição de zonas preferenciais de comércio por força, em particular, da retração do comércio regional ditada pela volatilidade financeira no meio internacional e dos consequentes desequilíbrios macroeconômicos que marcaram o panorama econômico regional na segunda metade daquela década.

Alternativas
Comentários
  • O Mercosul é considerado uma união aduaneira imperfeita (Estágio superior a uma zona de preferência de comércio).

  • Inicialmente voltados para a promoção do livre comércio entre os seus membros, os principais blocos econômicos surgidos ou revigorados na América Latina no início dos anos noventa, a exemplo do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e da Comunidade Andina de Nações (CAN), tendo alcançado estágios profundos de integração econômica naquele mesmo período, retrocederam à condição de zonas preferenciais de comércio por força, em particular, da retração do comércio regional ditada pela volatilidade financeira no meio internacional e dos consequentes desequilíbrios macroeconômicos que marcaram o panorama econômico regional na segunda metade daquela década. Errado.

    Explicação: A expressão união aduaneira simboliza uma associação de um grupo de países que se caracteriza por dois pontos: a adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. A implantação de uma Tarifa Externa Comum, conhecida como TEC, quer dizer que todos os países do grupo aplicarão a mesma taxação em relação à importação de bens de países fora do grupo. Essa TEC vai eliminar a concorrência entre os associados junto aos fornecedores. O Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela(2012), adotou a TEC em 1995. Isso implica, por exemplo, que o Brasil não pode decidir sozinho reduzir a taxação sobre determinado produto que ele compra da China em troca de algum benefício no mercado chinês. Para mudar a taxa, é preciso fazer um acordo com todos os cinco países-membros, que também reduzirão suas tarifas, ou seja, é preciso negociar em bloco. A segunda característica da união aduaneira é a formação de uma zona de livre circulação de mercadorias entre os diversos membros. No caso do Mercosul, essa segunda medida ainda não foi adotada. Os produtos argentinos, paraguaios e uruguaios têm salvaguardas para entrar no Brasil, e vice-versa. Por isso, o Mercosul é considerado uma união aduaneira imperfeita. Dois exemplos de uniões aduaneiras completas são a União Européia e a Southern África Customs Union (Sacu, União Alfandegária do Sul da África), bloco liderado pela África do Sul.

    * A Venezuela foi suspensa do Mercosul, por tempo indeterminado, em dezembro de 2016.

    Fonte:http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2130:catid=28&Itemid=2 e https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/paisesmembros-mercosul.htm

  • Os 2 organismos internacionais não alcançaram estágios profundos de integração economica ao meu ver, muito menos retrocederam os estágios que conquistaram.

    MERCOSUL = união aduaneira imperfeita(falta melhorar alguns elementos para que seja considerada união aduaneira perfeita) E SEU OBJETIVO E CHEGAR AO NIVEL DE MERCADO COMUM.

  • Concordo com Rafael nós dois erros e não só no apontado pelos demais colegas . Tmj pessoal
  • Errado.

    Primeiro, é equivocado dizer que houve um aprofundamento da integração regional, a exemplo do Mercosul que - muito embora tenha como objetivo a formação de um mercado comum -, ainda configura uma união aduaneira imperfeita. Além disso, é equivocado dizer que houve retração do comércio, por outro lado, tomando como exemplo o Mercosul, houve incremento da corrente comercial entre os países do bloco na primeira década do bloco, ou seja, ate o final do século XX. A situação foi afetada na virada do século com a crise argentina e a desvalorização do real, que ocasionou retração e aumento das barreiras comerciais, em especial, entre Brasil e Argentina.