SóProvas



Questões de Blocos Econômicos Regionais e Outros Tratados Internacionais


ID
36793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando os interesses e as perspectivas brasileiras em
relação ao MERCOSUL e a evolução recente desse bloco, julgue
(C ou E) os itens a seguir.

Com a criação da União Sul-Americana de Nações (UNASUL), os instrumentos e as disciplinas comerciais do MERCOSUL deverão ser gradativamente transferidos para aquele organismo, a fim de se evitar a duplicidade de regras e facilitar a criação de uma área de livre comércio em toda a América do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Tanto a  UNASUL como o MERCOSUL são organismos de integração regional, porém com  propósitos diferentes:

    A UNASUL visa construir políticas integradas de infra-estrutura, energia, segurança e meio ambiente , entre outros temas, para a América do Sul, bem como fomentar a educação , a inclusão social e a democracia.  Podemos apontar como exemplos dessas políticas a IIRSA, a criação da UNILA-Universidade Federal de Integração Latino-Americana- e a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano. O principal objetivo do MERCOSUL é a integração comercial e econômica, através da livre circulação de bens, serviços e pessoas.

     

     

  • Deve-se atentar para o fato de a UNASUL não significar o futuro fim do Mercosul ou da Comunidade Andina, fato já elucidado no preâmbulo do Tratado Constitutivo da União das Nações Sul-Americanas celebrado em 2008.

    "Entendendo que a integração sul-americana deve ser alcançada através de um processo inovador, que inclua todas as conquistas e avanços obtidos pelo Mercosul e pela CAN, assim como a experiência de Chile, Guiana e Suriname, indo além da convergência desses processos."

  • UNASUL E MERCOSUL são complementares e, portanto, não excludentes.

ID
60328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca de economias regionais e blocos econômicos, julgue os
itens de 134 a 143.

O bloco representado pela sigla NAFTA engloba as economias norte-americanas, asiáticas e da Oceania.

Alternativas
Comentários
  • NAFTA: iniciais em inglês para "Acordo de Livre Comércio da América do Norte". Portanto, é formado pelo Canadá, México e EUA.Questão ERRADA
  • APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation) e não NAFTA.

  • GABARITO: ERRADO.

    NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte

    • É formando pelos os três países da América do Norte, quais sejam: Estados unidos, Canadá e México.
    • Começou suas operações em 1994.
    • Em outubro de 2018 este bloco mudou de nome e passou a se chamar Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês). 

ID
67786
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O Sistema Global de Preferências Comerciais, instituído no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), objetiva promover e manter o comércio entre países em desenvolvimento por meio da concessão mútua de preferências comerciais. Sobre seu funcionamento, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) O SGPC será reservado à participação exclusiva de países em desenvolvimento membros do Grupo dos 77. As vantagens do SGPC beneficiarão os países em desenvolvimento, membros do Grupo dos 77, que sejam participantes, nos termos do Artigo 1(a). CORRETA.

    b) Exceto quanto ao previsto nos parágrafos 2 e 3 deste Artigo, todas as concessões tarifárias, para-tarifárias e não-tarifárias, negociadas e trocadas entre participantes nas negociações bilaterais / plurilaterais, serão, quando implementadas, estendidas a todos os participantes das negociações sobre o SGPC, com base no princípio de nação mais favorecida (NMF).

     

    c) Obedecidas as Regras e Normas prescritas a este respeito, os participantes que sejam partes em medidas de comércio direto, em acordos setoriais ou em acordos sobre concessões não-tarifárias podem decidir deixar de estender a outros participantes as concessões vinculadas a tais acordos. Esta ausência de extensão não terá um impacto prejudicial sobre os interesses comerciais de outros participantes; caso, contudo, isso ocorra, a matéria será submetida ao Comitê, para a devida consideração e decisão. Tais acordos serão abertos a todos os participantes no esquema do SGPC, por meio de negociações diretas. O Comitê será informado sobre o início de negociações sobre tais acordos, bem como sobre seus dispositivos, uma vez que estejam os mesmos concluídos.

     

    d )Sem prejuízo das disposições constantes dos parágrafos 1 e 2 deste Artigo, os participantes poderão outorgar concessões tarifárias, não-tarifárias e para-tarifárias que sejam aplicáveis exclusivamente a exportação provenientes de países participantes menos desenvolvidos. Tais concessões, uma vez implementadas, serão aplicáveis, de modo equitativo, a todos os países participantes menos desenvolvidos. Caso, entretanto, tal outorga de quaisquer direitos exclusivos venha ser prejudicial aos interesses comerciais legítimos de outros participantes, a matéria poderá ser trazida à consideração do Comitê, que fará a revisão de tais ajustes.

    e) INCORRETA

  • Embora a questão, em tela, tenha sido anulada, vale, aqui, apontar algumas diferenças entre o SGPC & SGP.

     

    Vejam:

     

    SGP

    - Países desenvolvidos concedem preferências tarifárias aos países em desenvolvimento.

    - Não há exigência de reciprocidade

    - Exceção à claúsula NMF

     

    SGPC

    - Países em desenvolvimento outorgam-se mutuamente preferências tarifárias

    - Exceção à claúsula NMF


ID
67804
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A respeito da Convenção de Viena sobre contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CVIM), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Convenção de Viena foi celebrada no âmbito das Nações Unidas, mais especificamente num de seus órgãos: a UNCITRAL. As demais alternativas estão erradas principalmente por nominarem incorretamente os órgãos gestores. A alternativa “a” fala de “fórmulas de obrigações”, o que nos remete aos Incoterms, que são administrados pela CCI (Câmara de Comércio Internacional), e não com a Convenção de Viena. Os contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CVIM) não estão vinculados à UNCTAD, como sugere a alternativa “b”, nem à OMC (alternativa “c”) ou à CC.
    Fonte:
    http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=34256530 
  • a) Afirmativa incorreta. A Convenção não vincula Estados Nacionais, mas tem o objetivo de uniformizar as regras aplicáveis aos contratos de compra e venda internacional a serem utilizadas pelas partes contratantes.

     em torno do objetivo de harmonizar internacionalmente as fórmulas que definem as obrigações e direitos dos exportadores e importadores em torno da comercialização de um bem internacionalmente.

    b) Afirmativa incorreta. A Convenção foi celebrada no âmbito da UNCITRAL, que é a comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional, e não da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

    c) Afirmativa incorreta. A Convenção foi celebrada no âmbito da UNCITRAL, que é a comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional, e não da Organização Mundial de Comércio (OMC).

    d) Afirmativa incorreta. A Convenção foi celebrada no âmbito da UNCITRAL, que é a comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional, e não da Câmara Internacional de Comércio (CCI). Esta, criou os INCOTERMS.

    e) Afirmativa certa. A Convenção foi firmada no âmbito das Nações Unidas (UNCITRAL), uniformiza as regras sobre compra e venda de mercadorias, envolvendo aspectos como transporte, seguro, transferência de riscos, propriedade industrial, pagamentos e indenizações por não cumprimento de obrigações, mercadoria avariada, danos e prejuízos.

    Gabarito: E

  • a letra "e" eu entendo que tb estaria errada pois a CVIM foi celebrada no âmbito da UNCITRAL que é um comissão das Nações Unidas. Enfim, questão muito estranha, mas desta forma não haveria opções corretas


ID
86806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Nas últimas décadas do século XX e até a crise financeira
de 1977, o leste asiático foi o espaço mais dinâmico da economia
capitalista, aumentando de forma geométrica sua participação na
riqueza mundial. Naquela região do mundo, entretanto, a maior
parte dos Estados nasceu no século XX, sobre bases territoriais,
sociais e culturais milenares.

Na Europa, a unificação é, sem dúvida, o fenômeno
contemporâneo que mais instiga o imaginário e estimula a crença
no fim dos Estados nacionais. Afinal, foi ali que eles nasceram,
nos séculos XV e XVI, junto com a própria idéia de soberania,
mas não há nada que corrobore essa crença, no processo de
unificação européia, porque ninguém ali está se propondo
dissolver em uma globalidade abstrata e cosmopolita. Se há
algum lugar no mundo - além da dramática decomposição de
alguns quase-países africanos - onde se pode falar de Estados
fracos ou fragilizados pelo processo de globalização financeira é
no território dos chamados mercados emergentes, em particular
na América Latina.

José Luís Fiori. 60 lições dos 90: uma década de liberalismo.
Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 39-40 (com adaptações).

A partir da análise contida no texto acima e também considerando
os múltiplos aspectos da ordem política e econômica do mundo
contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Em meio a inegáveis resultados positivos, o MERCOSUL ainda não conseguiu superar alguns obstáculos e, sob determinada ótica, resultou em pontos flagrantemente negativos. Entre esses, destaca-se o fato de que a notável ampliação do volume de trocas entre Brasil e Argentina acabou por hiperatrofiar o comércio entre o Brasil e os demais parceiros (Uruguai e Paraguai), além de, paradoxalmente, a integração regional ter reduzido o poder de barganha de seus membros - como bloco ou isoladamente - no competitivo mercado mundial.

Alternativas
Comentários
  • A negociação em bloco é inegavelmente mais produtiva para todos os membros. Ademais, por não estar pautada apenas no aspecto econômico, as assimetrias tem sido combatidas por meio de medidas como a constituição do FOCEM.


    "Visando ao aprofundamento do processo de integração, o tratamento das assimetrias ocupa posição relevante na agenda interna. De acordo com esse objetivo, foi constituído o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), destinado a financiar programas para promover a convergência estrutural, desenvolver a competitividade e promover a coesão social, fortalecendo o processo de integração. O Fundo MERCOSUL de Garantias para Micro, Pequenas e Médias Empresas, é outro instrumento relevante, criado para garantir, direta ou indiretamente, operações de crédito contratadas por empresas de menor porte que participem de projetos de integração produtiva."

    Fonte: MRE
  • Totalmente errada, embora seja uma questão antiga feita em outro cenário.

ID
102982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Em maio de 2008, foi realizada, em Brasília, a Reunião
Extraordinária de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que
resultou na criação da União de Nações Sul-Americanas
(UNASUL). Sobre esse tema, julgue C ou E.

A UNASUL constitui um bloco regional financeiro-comercial voltado à proteção dos mercados sul-americanos diante da concorrência de bens e serviços procedentes de economias industrializadas, principalmente Estados Unidos da América, Europa e Japão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Amado L. Cervo (História da Política Exterior do Brasil, p. 514), uma das características da UNASUL é que a mesma nasce com a integração política e geopolítica ao invés da econômica, como ocorreu com o processo europeu, por exemplo. 

     

  •  A UNASUL nasce com objetivos políticos, geopolíticos e economicos:

    Sentido político: ao tomar decisões por unanimidade entre os Estados membros, pretende assentar a região no mapa-múndi. expressar a voz única dos países no multilateralismo e aumentar sua independencia política, visto que se constitui com personalidade jurídica internacional. Sentido geopolítico: embora não seja uma aliança militar, cria o polo de poder regional e confere ênfase à segurança regional, cujos contenciosos são resolvidos pela ação diplomática com base nas doutrinas sul-americanas do direito internacional, o respeito a soberania e a não intervenção em assuntos internos dos Estados.

    Afasta, consequentemente, a interferência de potências e órgãos externos em sua solução, tais como OEA, o Grupo do Rio e o velho Tratado Interamericano de Assistência Recíproca firmado no início da Guerra Fria.

    Sentido Econômico: , enfim, a UNASUL atua com a finalidade de promover a integração produtiva, energética e da infraestrutura, embora sem substituir o MERCOSUL e a Comunidade Andina, que continuam negociando. Dois traços caracterizam este processo sul-americano de integração: sua originalidade relativamente a outras experiencias e o fato de se inciar com a integração política e geopolítica em vez da economica, como ocorreu no processo europeu.

    Texto transcrito do livro  Política ExTerna Brasileira do Amado Luiz Cevo página 514, só fiz reorganizar.

     

     

  • A questão está toda errada, a começar pela afirmação de que a UNASUL se resume a um bloco financeiro-comercial.

ID
102985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Em maio de 2008, foi realizada, em Brasília, a Reunião
Extraordinária de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que
resultou na criação da União de Nações Sul-Americanas
(UNASUL). Sobre esse tema, julgue C ou E.

Um dos objetivos da UNASUL é apoiar a implantação de infraestrutura física regional que permita a intensificação dos fluxos de comércio, o aprimoramento de prestação de serviços e a redução dos tempos e do custo do trânsito de bens, pessoas e serviços entre os países-membros.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo principal da Unasul é propiciar a integração entre os países da América do Sul. Esta integração ocorre nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infra-estrutura, energia, ciências e finanças.

  • A UNASUL visa desenvolver um espaço regional integrado no âmbito político, econômico, social, cultural, ambiental, energético e de 
    infra-estrutura, para contribuir para o fortalecimento da unidade da América Latina e Caribe.
  • Um dos objetivos específicos da UNASUL, segundo o art. 3 de seu Tratato Constitutivo, é o desenvolvimento de uma infraestrutura para a interconexão da região.

ID
102988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Em maio de 2008, foi realizada, em Brasília, a Reunião
Extraordinária de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que
resultou na criação da União de Nações Sul-Americanas
(UNASUL). Sobre esse tema, julgue C ou E.

A UNASUL tem como prioridade eliminar as assimetrias existentes na região, contribuindo, inclusive, para que os países-membros passem a estabelecer com o Brasil um comércio superavitário.

Alternativas
Comentários
  • Estabelecer com o Brasil um comercio igualitario

  • São alguns de seus objetivos: o desenvolvimento de mecanismos concretos e efetivos para a superação das assimetrias, alcançando assim uma integração  eqüitativa; e a cooperação econômica e comercial para avançar e consolidar um processo inovador, dinâmico, transparente, eqüitativo e equilibrado que contemple um acesso efetivo, promovendo o crescimento e o desenvolvimento econômico que supere as assimetrias mediante a complementação das economias dos países da América do Sul, assim como a promoção do  bemestar de todos os setores da população e a redução da pobreza;
  • Caramba, essa prova de diplomata era fácil em 2010 ein.


ID
103009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A respeito de temas importantes para o Brasil no que se refere a
relações internacionais, julgue C ou E.

A UNASUL é um organismo político internacional formado pela junção das estruturas do MERCOSUL e da Comunidade Andina, que deverão desconstituir-se, segundo calendário estabelecido por seus Estados-Partes, a fim de se consolidar a nova entidade regional.

Alternativas
Comentários
  • A Formação da UNASUL não significa que o Brasil desistiu do projeto de integração do Mercosul

  • A UNASUL , criada a partir da CASA ( Comunidade Sul-Americana de Nações), "nasce com objetivos políticos, geopolíticos e conômicos" e caracteriza-se, segundo Amado Cervo, por "sua originalidade relativa a outras experiências  e o fato de se iniciar com a integração política e geopolítica em vez da econômica, como ocorreu com o processo europeu".

  • Mercosul e Unasul são complementares e não excludentes, como indica a questão. Para o Brasil, a integração regional deve ser feita sob o formato de círculos concêntricos, englobando CALC, UNASUL e MERCOSUL.

ID
275542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A integração política e econômica da América do Sul consiste em
uma das prioridades da política externa brasileira, o que pode ser
evidenciado pela

instituição da Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), durante a reunião de presidentes sul-americanos, cujo objetivo é conectar projetos de transporte, energia e comunicações entre os doze países sul-americanos.

Alternativas
Comentários
  • A I Reunião de Presidentes da AS ocorreu em 31 de agosto e 1 de setembro de 2000 em Brasília. Nessa reunião foi criada a Iniciativa para  Integração da Infra-estrutura Regional  Sul-Americana (IIRSA), que tem como objetivo a integração física da região.
  • Atualizando:

    "O Conselho de Infraestrutura e Planejamento da UNASUL (COSIPLAN) é o principal foro de condução do processo de integração da infraestrutura física sul-americana, tendo como objetivo prover apoio político de alto nível para a concretização dos projetos. O COSIPLAN incorporou a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) como seu “Foro Técnico”, aproveitando o acervo de trabalho acumulado entre 2000 e 2010 no que diz respeito ao planejamento territorial e à identificação dos projetos mais relevantes para a integração da infraestrutura regional. Dentre os resultados já alcançados pelo COSIPLAN está a elaboração de um Plano de Ação Estratégico para dez anos (2012-2022), que estabelece um conjunto de ações para cada objetivo específico do COSIPLAN, e a definição de uma Agenda Prioritária de Projetos, composta por 31 iniciativas de caráter estratégico e de alto impacto para a integração física e desenvolvimento socioeconômico regional, com investimentos estimados em mais de US$ 16,7 bilhões.

    Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/688-uniao-de-nacoes-sul-almericanas#infraestrutura

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO


ID
284239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O bom relacionamento com os países sul-americanos representa
dimensão prioritária da política externa brasileira, que tem o
MERCOSUL, desde os anos 90 do século XX, como um
instrumento privilegiado para a integração regional. Contudo, ao
longo da presente década, novas iniciativas de alcance regional
despontaram, alterando o panorama da política de integração na
América do Sul. A respeito desse assunto, julgue os itens
seguintes.

O MERCOSUL diferencia-se da UNASUL, como iniciativa de integração, porque seu objetivo último é a constituição de um mercado comum entre seus membros, por compreender uma rede de acordos comerciais de alcance extrarregional, e também por sua agenda no campo não econômico, que inclui as áreas de educação, cultura, justiça, meio ambiente e previdência social, razões pelas quais a consolidação e o aprofundamento do bloco constituem objetivo prioritário da política regional brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Entendo que esta questão está incorreta, tendo em vista que a UNASUL também engloba tais objetivos, e pretende abarcar o MERCOSUL e a CAN.

    Desta forma, o que diferenciaria os dois blocos é que a UNASUL seria mais abrangente do que o MERCOSUL...

    "O projeto Unasul foi discutido pela primeira vez no ano de 2004, em Cuzco, no Peru. Só o texto do Tratado Constitutivo foi negociado por 16 meses e, queimando etapas, construiu um bloco em quatro anos, enquanto a União Européia levou 50. Além do funcionamento burocrático, o Tratado define metas de cooperação econômica e comercial, cadeias de produção, pesquisa e inovação, promoção da diversidade cultural, intercâmbio de informações e defesa e segurança pública."

    Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/blog/o-que-muda-com-unasul.htm 
  • O MERCOSUL constitui uma zona de livre comércio e uma união aduaneira em fase de consolidação, com matizes de mercado comum. Além disso, caracteriza-se pelo regionalismo aberto, o que significa dizer que não somente visa aumentar o comércio intrazona, mas também estimular o intercâmbio comercial com terceiros países. A sua agenda no campo não econômico engloba o FOCEM, cujo desiderato é reduzir as assimetrias existentes entre os sócios; a Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul (CCMAS) e o Instituto Social do Mercosul (ISM), com vistas a definir políticas sociais comuns do bloco. Está em fase de desenvolvimento o PLano Estratégido de Ação Social (PEAS), que visa a construir um conjunto de metas na área social.
  • A União Sul-Americana de Nações (UNASUL) teve origem em 2004, com a criação da Comunidade Sul-americana de Nações, na III Reunião de Chefes de Estado e de Governo da América do Sul, realizada em Cuzco, Peru, e em 2007, durante a I Cúpula Energética Sul-americana (Isla Margarita, Venezuela), decidiu-se adotar o nome União de Nações Sul-Americanas. O art. 2º do tratado constitutivo da UNASUL afirma que a organização tem como objetivo construir, de maneira participativa e  consensuada,  um  espaço de integração e união no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos, priorizando o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infra-estrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados. Já o Mercosul, criado pelo Tratado de Assunção (1991), objetiva, segundo o Ministério de Relações Exteriores, a integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. O Protocolo de Ouro Preto, de 1994, determinou a estrutura institucional do MERCOSUL e lhe conferiu personalidade jurídica internacional. Finalmente,cumpre salientar que o bloco é marcado pelo chamado regionalismo aberto, pois visa não só ao aumento do comércio intrabloco, mas também o estímulo às trocas com terceiros países. 
  • A Laura tem razão quando diz que a UNASUL compreende as iniciativas de educação, cultura e justiça, por exemplo. Mas a questão proposta é de 2009. Os Conselhos Setoriais de Educação, Cultura e o de Justiça (Conselho de Segurança Cidadã, Justiça e Crime Organizado), são constituídos em 2012, na Conferência de Lima. 

    Podemos considerar a Conferência de Lima um marco de expansão do escopo de atividades da UNASUL. Nela também foram criados o Conselho Eleitoral e o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação.
    Hoje, consideraria errada a questão. Em 2009, porém, estava correta. 
  • Questão de política internacional desatualizada pode ser perigosa, cuidado pessoal.

ID
284242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O bom relacionamento com os países sul-americanos representa
dimensão prioritária da política externa brasileira, que tem o
MERCOSUL, desde os anos 90 do século XX, como um
instrumento privilegiado para a integração regional. Contudo, ao
longo da presente década, novas iniciativas de alcance regional
despontaram, alterando o panorama da política de integração na
América do Sul. A respeito desse assunto, julgue os itens
seguintes.

Iniciativas como o Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL e o Parlamento do MERCOSUL sinalizam a disposição do governo brasileiro de aprofundar o processo de integração no plano sub-regional de modo concomitante à construção de um arcabouço institucional genuinamente sul-americano representado pela UNASUL.

Alternativas
Comentários
  • MERCOSUL E UNASUL são eixos complementares de atuação da política externa brasileira.
  • Com a retirada do Brasil da UNASUL, a questão resta desatualizada. Ainda que persista os propósitos integracionistas seminais, após a saída do Brasil (e de vários outros países) do bloco e a criação do Prosul, tal objetivo já não é genuinamente representado pela Unasul,


ID
384214
Banca
MOVENS
Órgão
MDIC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética.
            O casamento entre a princesa herdeira de um país e o príncipe herdeiro de outro uniu os dois países de maneira nunca antes vista na história moderna. Desde a separação sangrenta dos dois países, em 1756, todos os esforços de unificação tinham sido em vão. Mas agora, ao que parece, a reconciliação será realizada. Além disso, os países finalizam um acordo de integração que associa a supressão das restrições sobre movimentos de mercadorias e fatores de produção com certo grau de harmonização das políticas econômicas nacionais, de forma a abolir as discriminações resultantes de disparidades existentes entre essas políticas, tornando-as o mais semelhante possível.


Considerando essa situação do ponto de vista da integração econômica, é correto afrmar que a fase de integração a que se refere o acordo realizado entre os dois países é o(a)

Alternativas
Comentários
  • C) União Econômica

  • GAB C

    HARMONIÇÃO DE TARIFAS = MERCADO COMUM

    HARMONIZAÇÃO DE POLÍTICAS MACROECONOMICAS= UNIAO ECONOMICA


ID
396049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A negociação de acordos de preferência comercial é elemento
importante no esforço de abertura de mercados para produtos
brasileiros. Acerca da política comercial brasileira, julgue os itens
subsequentes.

Por força dos acordos celebrados no âmbito do MERCOSUL, todas as mercadorias exportadas pela Argentina para o Brasil gozam de alíquota zero de imposto de importação.

Alternativas
Comentários
  • Texto meramente ilustrativo, só pra ir de encontro com a assertiva.

    Governo quer ampliar de 100 para 200 a quantidade de produtos cuja importação pode ser taxada pela alíquota máxima de 35%.

    O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje (3) que o Brasil defenderá a ampliação de restrições à importação no Mercosul. Ele disse que o governo quer ampliar de 100 para 200 a quantidade de produtos cuja importação pode ser taxada pela alíquota máxima de 35%.

    "Pelos acordos internacionais, nós temos 100 produtos sobre os quais podemos aplicar a alíquota máxima de importação. Essas posições estão ocupadas", explicou Pimentel. "Possivelmente, na próxima reunião do Mercosul, a gente aprove a ampliação dessas posições."

    O ministro disse que, de acordo com as regras do Mercosul, a ampliação da lista de importados com alta tributação não pode ser feita unilateralmente. A Argentina, por exemplo, vem trabalhando há algum tempo para que o bloco sul-americano amplie a lista. Mas, segundo Pimentel, a medida deve ter efeito limitado sobre a economia nacional porque a pauta de importações brasileiras tem mais de 7,5 mil produtos.

    Com relação à ampliação da política de defesa comercial, anunciada pela equipe econômica como uma das medidas de incentivo a alguns setores da indústria, o ministro disse que a concorrência desleal de estrangeiros não é o maior problema do setor manufatureiro. "O problema é que nossa indústria não é competitiva", reconheceu. Segundo ele, todos os produtos cuja importação está sendo investigada por suspeita de práticas anticoncorrenciais correspondem, juntos, a apenas 2,3% do valor total das importações do país.

  • Mercadorias importadas pela Argentina e posteriormente exportada para o Brasil, sem que tenham sofrido alteração substancial, aplica-se a TEC - Tarifa Externa Comum - quando importatodos pela Argentina e novamente quando importados pelo Brasil, uma das razões  pelas quais não são todas as mercadorias comercializadas entre os integrantes do Mercosul que gozam do benefício de alíquota 0%.
  • Açúcar e Automóveis são exceções à livre circulação dentro do Mercosul. 
    É por essa razão, e também pela Lista de exceção a TEC (LETEC), que o Mercosul é considerado como uma União Aduaneira Imperfeita.

ID
396052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A negociação de acordos de preferência comercial é elemento
importante no esforço de abertura de mercados para produtos
brasileiros. Acerca da política comercial brasileira, julgue os itens
subsequentes.

As exportações uruguaias para o Brasil gozam de isenção do IPI vinculado à importação.

Alternativas
Comentários
  • O Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, incide sobre produtos industrializados, nacionais ou estrangeiros. Está previsto no art. 153, IV, da Constituição Federal e é de competência privativa da União, sendo um tributo indireto, não cumulativo e seletivo. Alcança as operações de: transformação, montagem, beneficiamento, acondicionamento e recondicionamento, conforme definições contidas na Lei Federal nº 4.502 de 1964, regulamentada pelo Decreto nº 87.981 de 1982 e alterações posteriores(9).



    Leia mais: http://www.fiscosoft.com.br/a/30f4/o-mercosul-tributario-e-tarifario-helio-botelho-pinto-da-silva#ixzz1rrPy2cbb
  • A questão quer te confundir com o termo ''EXPORTAÇÃO'' , porém quem está exportando é o uruguai , logo NO BRASIL será uma IMPORTAÇÃO e vai incidir SIM IPI


ID
712195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A: Incorreta. O item está incorreto porque o Congresso Nacional brasileiro ratificou o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) no Senado Federal, em 7 de julho de 2011, o que permite a participação do Brasil como membro pleno da UNASUL. O Congresso Nacional aprovou o tratado por meio do Decreto Legislativo nº 159, de 13 de julho de 2011; o Governo brasileiro depositou o instrumento de ratificação junto ao Governo da República do Equador em 15 de julho de 2011; e este entrou em vigor, no plano jurídico externo, para a República Federativa do Brasil, em 14 de agosto de 2011. O Tratado Constitutivo da UNASUL foi assinado em Brasília em 23 de maio de 2008 e entrou em vigor em março de 2011, depois que nove países ratificaram o tratado.

     

    B: Incorreta. O item está incorreto porque não está prevista a constituição de uma zona de livre-comércio de bens e serviços no tratado constitutivo da UNASUL. A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), institucionalizada pelo Tratado de Brasília em 2008, nasceu em substituição à CASA (Comunidade Sul-Americana de Nações), que foi proposta pelo governo brasileiro em 2004. A organização é formada, atualmente, pelos doze países da América do Sul. Diferente do Mercosul e da Comunidade Andina, que têm objetivos mais econômicos e voltados à criação de um mercado comum entre seus membros, a UNASUL tem como objetivo principal a articulação no âmbito político, cultural, social e econômico. Não é prioridade da União constituir um mercado comum, mas priorizar o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, como temas prioritários da organização. A UNASUL conta hoje com oito conselhos ministeriais: a) Energia; b) Saúde; c) Defesa; d) Infraestrutura e Planejamento; e) Desenvolvimento Social; f) Problema Mundial das Drogas; g) Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação; h) Economia e Finanças. A UNASUL conta ainda com dois Grupos de Trabalho: a) Integração Financeira (agora subordinado ao Conselho de Economia e Finanças); e b) Solução de Controvérsias em Matéria de Investimentos, em cujo âmbito se estuda a possibilidade de criar mecanismo de arbitragem. Em março de 2011 entrou em vigor o Tratado de Brasília, ato constitutivo da UNASUL, após a ratificação do Uruguai, que completou as nove ratificações necessárias para a entrada em vigor do Tratado. O Brasil ratificou o tratado da UNASUL em julho de 2011.

  • C: Incorreta. O item está incorreto e tenta confundir a UNASUL com o MERCOSUL. Diferentemente do MERCOSUL, que tem objetivos mais econômicos e voltados à criação de um mercado comum entre seus membros, a UNASUL tem como objetivo principal a articulação no âmbito político, cultural, social e econômico. Não é prioridade da UNASUL constituir um mercado comum, mas priorizar o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, como temas prioritários da organização. A Venezuela faz parte da UNASUL e agora também do MERCOSUL. A Venezuela entrou com o processo de adesão ao MERCOSUL em dezembro de 2005 e foi aprovado no bloco em julho de 2012, após a suspensão temporária do Paraguai, em razão dos acontecimentos políticos que destituíram o então presidente Fernando Lugo de seu cargo. Fernando Lugo foi substituído por Federico Franco, seu vice, após votação no Congresso nacional que perdurou por apenas uma semana. O Governo brasileiro condenou o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho, alegando que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa ao presidente constitucionalmente eleito. O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional. Foi decido, desse modo, a suspensão do Paraguai do Mercosul, com base no Protocolo de Ushuaia de 1998.

     

    D: Correta. O Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo da UNASUL sobre o Compromisso com a Democracia foi assinado em novembro de 2010, na Cúpula de Georgetown, e trata da chamada “cláusula democrática”, por meio da qual os estados-membros reforçam seu compromisso com a promoção, defesa e proteção da ordem democrática na América do Sul. Segundo o artigo 4º desse tratado: “ O Conselho de Chefes de Estado e de Governo, ou na falta deste, o Conselho de Ministros das Relações Exteriores, poderá estabelecer, em caso de ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática, entre outras, as medidas detalhadas abaixo, destinadas a restabelecer o processo político institucional democrático. Estas medidas entrarão em vigor na data de adoção da respectiva decisão: (a) suspensão do direito de participar nos diferentes órgãos e instâncias da UNASUL, bem como do gozo dos direitos e prerrogativas decorrentes do Tratado Constitutivo da UNASUL; (b) fechamento parcial ou total das fronteiras terrestres, incluindo a suspensão e/ou limitação do comércio, transporte aéreo e marítimo, comunicações, fornecimento de energia, serviços e abastecimento; (c) promover a suspensão do Estado afetado no âmbito de outras organizações regionais e internacionais; (d) promover, ante terceiros países e/ou blocos regionais, a suspensão dos direitos e/ou prerrogativas do Estado afetado; (e) adoção de sanções políticas e diplomáticas adicionais.

  • E: Incorreta. O item está incorreto porque, apesar de existir a previsão de formação de um Parlamento para a UNASUL com sede em Cochabamba, ainda não foi criado o tratado específico que determine sua criação. Segundo o artigo 17 do Tratado Constitutivo da UNASUL: “A formação de um Parlamento Sul-americano com sede na cidade de Cochabamba, Bolívia, será matéria de um Protocolo Adicional ao presente Tratado”. Esse artigo foi o mais controvertido para a aprovação do Tratado Constitutivo pelo Congresso brasileiro, já que muitos congressistas o consideravam redundante em função da existência dos parlamentos do MERCOSUL e da Comunidade Andina.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE (Profa. Priscilla Negreiros).


ID
747304
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Criado em 1945, o Fundo Monetário Internacional (FMI) serviu para estruturar o acordo entre os Estados Partes em torno da manutenção de taxas de câmbio atreladas ao chamado padrão Ouro-Dólar, que previa ajustes cambiais apenas por ocasião de desequilíbrios fundamentais e supervisionados pelo próprio FMI. Este padrão vigeu até 1971, quando a paridade do Dólar com relação ao Ouro foi alterada, abrindo espaço para ulteriores ajustes tanto na moeda americana quanto de outras moedas conversíveis. A respeito da regulação do sistema financeiro internacional, é correto
afirmar que:

Alternativas
Comentários

  • LETRA B

    The IMF promotes international monetary cooperation and exchange rate stability, facilitates the balanced growth of international trade, and provides resources to help members in balance of payments difficulties or to assist with poverty reduction.

    http://www.imf.org/external/about/overview.htm

ID
747307
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Entre os compromissos internacionais ratificados pelo Brasil, ganham destaque a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Convenção da ONU); a Convenção Interamericana contra a Corrupção (Convenção da OEA); e a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais (Convenção da OCDE). A propósito dessas convenções, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) ERRADA. As primeiras normativas anticorrupção começam a surgir nos USA – 1972 – após o Escândalo Watergate. Devemos lembrar que essas legislações principalmente na europa elas alcançam atos de corrupção NÃO SOMENTE DENTRO DO PRÓPRIO TERRITÓRIO, MAS EXPANDE ESSE PRISMA E SUA LEGISLAÇÃO PUNITIVISTA PARA ESTES ATOS DE CORRUPÇÃO TRANSNACIONAIS. Tendo em vista que esses atos de corrupção produzem seus efeitos funestos principalmente nas relações COMERCIAIS (lembrando do nosso sistema capitalista - lucro) no âmbito transnacional no qual acontece essas grandes transações comerciais o índice de atos corruptos são funestos. Portanto, surge a OCDE _ Organização de cooperação e desenvolvimento econômico – em 1997 firma a Convenção sobre o combate da corrupção de funcionários públicos estrangeiros em transações Comerciais Internacionais. O erro da questão é tratar a OCDE através de um olhar reducionista, diminuindo sua força da punição sobre os subornos em um aspecto transnacional. Sendo assim, ao contrário do afirmado na alternativa a OCDE não levará em conta os interesses em âmbito nacional (essas normativas ultrapassam essa visão focada no nacional, a visão que almeja a Convenção é sob um foco GLOBAL - transações TRANSNACIONAIS) na investigação e a abertura de processo por corrupção de um funcionário público estrangeiro.  Convenção da OCDE contra suborno transnacional Artigo 5 – Execução A investigação e a abertura de processo por corrupção de um funcionário público estrangeiro estarão sujeitas às regras e princípios aplicáveis de cada Parte. Elas não serão influenciadas por considerações de interesse econômico nacional, pelo efeito potencial sobre as relações com outros Estados ou pela identidade de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas. http://www.cgu.gov.br/assuntos/articulacao-internacional/convencao-da-ocde/arquivos/cartilha-ocde-2016.pdf

     

  • b)  ERRADA.  NÃO FIXA PENAS ESPECÍFICAS. Os temas que circundam à corrupção ganha grande importância a partir da década de 90, também relacionado ao combate ao terrorismo, por isso, há organização em um aspecto global, pois os problemas refletem em uma esfera transnacional. Portanto, a melhor forma de tratar desse problema é fazendo uso de uma rede de proteção INTERNACIONAL. Haja vista, a OEA – Organização dos estados americanos - Convenção interamericana contra a corrupção (1996) - o Brasil é signatário dessa Convenção. A primeira parte da questão que diz que a OEA tem como propósito barrar atos de corrupção por funcionários públicos está certa: Artigo II Propósitos Os propósitos desta Convenção são: 2. promover, facilitar e regular a cooperação entre os Estados Partes a fim de assegurar a eficácia das medidas e ações adotadas para prevenir, detectar, punir e erradicar a corrupção no exercício das funções públicas, bem como os atos de corrupção especificamente vinculados a seu exercício.  A segunda parte, o conceito dado pela OEA por atos de corrupção. A Convenção tem por atos de corrupção também a apropriação indébita, por parte de funcionário público, de bens ou serviços públicos. Vejamos: define os atos de corrupção como sendo: Artigo VI Atos de corrupção l. Esta Convenção é aplicável aos seguintes atos de corrupção: a. a solicitação ou a aceitação, direta ou indiretamente, por um funcionário público ou pessoa que exerça funções públicas, de qualquer objeto de valor pecuniário ou de outros benefícios como dádivas, favores, promessas ou vantagens para si mesmo ou para outra pessoa ou entidade em troca da realização ou omissão de qualquer ato no exercício de suas funções públicas; b. a oferta ou outorga, direta ou indiretamente, a um funcionário público ou pessoa que exerça funções públicas, de qualquer objeto de valor pecuniário ou de outros benefícios como dádivas, favores, promessas ou vantagens a esse funcionário público ou outra pessoa ou entidade em troca da realização ou omissão de qualquer ato no exercício de suas funções públicas; c. a realização, por parte de um funcionário público ou pessoa que exerça funções públicas, de qualquer ato ou omissão no exercício de suas funções, a fim de obter ilicitamente benefícios para si mesmo ou para um terceiro; d. o aproveitamento doloso ou a ocultação de bens provenientes de qualquer dos atos a que se refere este artigo; e e. a participação, como autor, co-autor, instigador, cúmplice, acobertador ou mediante qualquer outro modo na perpetração, na tentativa de perpetração ou na associação ou confabulação para perpetrar qualquer dos atos a que se refere este artigo. http://www.cgu.gov.br/assuntos/articulacao-internacional/convencao-da-oea/documentos-relevantes/arquivos/convencao-oea 

  •  c) ERRADA. Alternativa que expressa os parâmetros dados pela Convenção da OCDE e NÃO DA ONU. 2.4. RECUPERAÇÃO DE ATIVOS I - ordenar àqueles que tenham praticado delitos de acordo com a Convenção que indenizem ou devolvam os ganhos por danos e prejuízos que outro Estado Parte tenha tido em decorrência desses delitos.

     

     

     d) ERRADA.  Pode ser passível de extradição. “De acordo com o Artigo 44 da UNCAC, a extradição poderá ser concedida com base em quaisquer dos delitos compreendidos na Convenção, e desde que a legislação interna dos Estados Partes permita, mesmo que os delitos não sejam passíveis de punição no ordenamento jurídico dos países envolvidos, o que mitiga a exigência da dupla incriminação para a concessão da extradição”. http://www.cgu.gov.br/assuntos/articulacao-internacional/convencao-da-onu/arquivos/cartilha-onu-2016.pdf

     

     

     e) GABARITO. De que maneira a Convenção ajuda a prevenir e combater a corrupção? A Convenção da OEA dispôs, especialmente, sobre a prevenção como uma das formas de combate à corrupção. Dentre as medidas preventivas abordadas pela Convenção destacam-se: a criação, manutenção e fortalecimento de normas de conduta para o correto, honrado e adequado desempenho das funções públicas; o fortalecimento de mecanismos que estimulem a participação da sociedade civil e de organizações não governamentais nos esforços para prevenir a corrupção; e a instituição de sistemas de arrecadação fiscal que impeçam a prática da corrupção. A Convenção da Organização dos Estados Americanos possui o “Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana Contra a Corrupção”, constituído pela Conferência dos Estados Partes e pela Comissão de Peritos, esta última responsável pela análise técnica da implementação da Convenção. O referido Mecanismo tem, ainda, por finalidade, melhorar a cooperação técnica de atividades nos Estados Partes. http://www.cgu.gov.br/sobre/perguntas-frequentes/articulacao-internacional/convencao-da-oea 

  • a) segundo a Convenção da OCDE, a investigação e a abertura de processo por corrupção de um funcionário público estrangeiro estão sujeitas a regras e princípios comuns, aplicáveis a todos os Estados Partes, levando-se em consideração, todavia, o interesse econômico nacional, o efeito potencial sobre as relações com outros Estados e a identidade de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas. (ERRADO)

    RESPOSTA: Decreto n. 3.678/2002 - Art. 5: A investigação e a abertura de processo por corrupção de um funcionário público estrangeiro estarão sujeitas às regras e princípios aplicáveis de cada Parte. Elas não serão influenciadas por considerações de interesse econômico nacional, pelo efeito potencial sobre as relações com outros Estados ou pela identidade de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas.

    c) a Convenção da ONU estabelece que um Estado Parte cujo Tesouro tenha sofrido prejuízos decorrentes de atos de corrupção de funcionários públicos de outros Estados Partes podem exercer, no território destes, jurisdição para aplicar a legislação acordada entre as Partes, em cooperação com as autoridades locais. (ERRADO).

    RESPOSTA: Decreto n. 5.687 - art. 4, parág. 2:  2. Nada do disposto na presente Convenção delegará poderes a um Estado Parte para exercer, no território de outro Estado, jurisdição ou funções que a legislação interna desse Estado reserve exclusivamente a suas autoridades.

    d) segundo a Convenção da OCDE, a corrupção de um funcionário público estrangeiro não pode ser considerada um delito passível de extradição, devendo as Partes aplicar, em seu território, as sanções previstas no texto da própria convenção, desde que seu Tratado Constitutivo tenha sido ratificado por elas.(ERRADO).

    RESPOSTA: Decreto n. 3.678/2002 - Art. 10: 1. A corrupção de um funcionário público estrangeiro deverá ser considerada um delito passível de extradição, segundo as leis das Partes e os tratados de extradição celebrados entre elas.

    e) os Estados Partes da Convenção da OEA criaram o Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção, constituído pela Conferência dos Estados Partes e a Comissão de Perito, com o fito de promover sua implementação, de acompanhar o cumprimento dos compromissos assumidos em seu âmbito de analisar o modo como vêm sendo implementados. (CERTO).


ID
748240
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os critérios e regras de valoração aduaneira presentes no Código Aduaneiro do Mercosul

Alternativas
Comentários
  • Código Aduaneiro do Mercosul

    Artigo 164 - Elementos de valoração

     
    No valor aduaneiro da mercadoria serão incluídos os seguintes elementos:
    a) os gastos de transporte da mercadoria importada até o local de sua entrada no
    território aduaneiro;
    b) os gastos de carga, descarga e manuseio, relativos ao transporte da mercadoria
    importada até o local de sua entrada no território aduaneiro; e
    c) o custo do seguro da mercadoria.
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • COMENTÁRIOS DO RICARDO VALE do Estratégia:

    Há imprecisões nessa questão! Vamos ver se a ESAF vai reconhecer!

    Letra A: correta, mas cabe recurso. O art. 164 do Código Aduaneiro do MERCOSUL (Decisão CMC nº 27/2010), prevê o seguinte:

    Art. 164- Elementos de Valoração
    No valor aduaneiro da mercadoria serão incluídos os seguintes elementos:
    a)os gastos de transporte da mercadoria importada até o local de sua entrada no território aduaneiro.
    b) os gastos de carga, descarga e manuseio, relativos ao transporte da mercadoria importada até o local de sua entrada no território aduaneiro; e
    c) o custo do seguro da mercadoria.

    Podemos apontar três imprecisões na assertiva formulada pela banca:

    i) ela não usou a expressão “local de entrada no território aduaneiro”, referindo-se apenas ao frete até o porto. Destaque-se que o local de entrada no território aduaneiro não será necessariamente um porto, podendo ser também um aeroporto ou ponto de fronteira alfandegado.

    ii) a assertiva não deixa claro qual o porto a ser considerado: se o porto no país de exportação ou o porto no país de importação. Ao não especificar qual porto, ficou prejudicado o julgamento objetivo da questão pelo candidato.

    iii) a assertiva omitiu o custo do seguro da mercadoria como parcela integrante do valor aduaneiro.

    Letra B: errada. Os outros métodos de valoração aduaneira também são aplicados no âmbito do MERCOSUL.

    Letra C: errada. O valor de transação é determinado segundo os critérios do AVA.

    Letra D: errada. Segundo o art. 3º da Decisão CMC nº 13/2007, as normas de valoração aduaneira se aplicam a todas as mercadorias importadas pelos Estados-parte, introduzidas a qualquer título no território aduaneiro do MERCOSUL. Assim, as normas de valoração aduaneira são aplicáveis tanto ao comércio intrabloco quanto ao comércio extrabloco.

    Letra E: errada. A ALADI não tem regras harmonizadas de valoração aduaneira.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recursos-ace-mdic-i-4/


ID
748243
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre defesa comercial no Mercosul e, em seguida, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentários Prof. Thális Andrade

    Letra A errada, pois o MERCOSUL dispõe de normativa sobre defesa comercial. Inclusive, sobre  salvaguardas, há regulamentação específica no bloco (vide Regulamento Comum sobre Salvaguardas do  MERCOSUL, o qual foi incorporado à legislação nacional por meio do Dec. 2.667/98).  O erro das letras C e D é que ainda não há um marco normativo comum para investigações sobre  práticas desleais de comércio. O que existe é apenas para o procedimento de salvaguardas.  Sobre a letra E, vemos possibilidade de recurso. Isso porque foi criado em 2006 a possibilidade de  salvaguardas intrabloco na relação Brasil-Argentina por meio do Mecanismo de Adaptação Competitiva (34º  Protocolo Adicional ao ACE nº 14 entre Brasil-Argentina).   Segundo seu artigo 1º: “O presente Protocolo tem por objeto estabelecer medidas que contribuam à  adaptação competitiva, à integração produtiva e à expansão equilibrada e dinâmica do comercio quando as  importações de um determinado produto originário  de um Estado Parte registrarem um aumento  substancial, em um período de tempo relevante, de forma tal que causem um dano importante ou ameaça  de dano importante à indústria doméstica de um produto similar ou diretamente concorrente do outro Estado  Parte”. Talvez o examinador tenha se valido da interpretação do artigo 18, que dispõe sobre seu prazo de  vigência: “O MAC: a) terá uma duração de até TRÊS (3) anos e só poderá ser prorrogada por um novo  período de UM (1) ano se for comprovada a subsistência das condições que deram origem à aplicação da  medida e em função dos progressos realizados na implementação do PAC”.   No entanto, esse prazo é de duração das medidas de um “MAC” aplicadas e não da possibilidade de  se recorrer a elas (mecanismo como um todo). Isso significa que o MAC ainda está em vigência de modo  que cabe salvaguardas intrabloco, estando também correta a letra E.
  • Comentários Prof. Thális Andrade

    Letra A errada, pois o MERCOSUL dispõe de normativa sobre defesa comercial. Inclusive, sobre salvaguardas, há regulamentação específica no bloco (vide Regulamento Comum sobre Salvaguardas do MERCOSUL, o qual foi incorporado à legislação nacional por meio do Dec. 2.667/98). 

    O erro das letras C e D é que ainda não há um marco normativo comum para investigações sobre práticas desleais de comércio. O que existe é apenas para o procedimento de salvaguardas. 

    Sobre a letra E, vemos possibilidade de recurso. Isso porque foi criado em 2006 a possibilidade de salvaguardas intrabloco na relação Brasil-Argentina por meio do Mecanismo de Adaptação Competitiva (34º Protocolo Adicional ao ACE nº 14 entre Brasil-Argentina). Segundo seu artigo 1º: “O presente Protocolo tem por objeto estabelecer medidas que contribuam à adaptação competitiva, à integração produtiva e à expansão equilibrada e dinâmica do comercio quando as importações de um determinado produto originário de um Estado Parte registrarem um aumento substancial, em um período de tempo relevante, de forma tal que causem um dano importante ou ameaça de dano importante à indústria doméstica de um produto similar ou diretamente concorrente do outro Estado Parte”.

    Talvez o examinador tenha se valido da interpretação do artigo 18, que dispõe sobre seu prazo de vigência: “O MAC: a) terá uma duração de até TRÊS (3) anos e só poderá ser prorrogada por um novo período de UM (1) ano se for comprovada a subsistência das condições que deram origem à aplicação da medida e em função dos progressos realizados na implementação do PAC”. No entanto, esse prazo é de duração das medidas de um “MAC” aplicadas e não da possibilidade de se recorrer a elas (mecanismo como um todo). Isso significa que o MAC ainda está em vigência de modo que cabe salvaguardas intrabloco, estando também correta a letra E.


ID
748249
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Sobre o sistema de codificação de mercadorias aplicado no âmbito do Mercosul, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Retirado do sítio oficial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior:


    2. Estrutura e composição do NCM

    II. Estrutura e Composição da Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM)

    O Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai adotam, desde janeiro de 1995, a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado. Assim, dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do MERCOSUL.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • só comentando que a ESAF anulou porque na alternativa "com o acréscimo de duas posições às seis existentes no SH", na verdade o que foi acrescentado foram 2 dígitos e não 2 posições

    "Posição" no âmbito do SH refere-se aos os  quatro  primeiros dígitos  (juntos) 


ID
748252
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos Internacionais de Compra e Venda de Mercadorias, julgue as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Tudo é possível no direito privado, desde que não contrarie a lei. Por isso, há ampla autonomia da

    vontade contratual das partes, podendo se modificar a redação da própria convenção. Isso ainda está no art. 6º da própria convenção.

    O erro da A é que independe que os governos tenham ligação com a OMC.

    O erro da letra C é que, segundo seu artigo 11, “o contrato de compra e venda não requer instrumento escrito nem está sujeito a qualquer requisito de forma. Poderá ele ser provado por qualquer meio, inclusive por testemunhas”.

    O erro da letra D é que a convenção dispõe sobre a qualidade da mercadoria.

    O erro da letra E é que não há proibição de uso da convenção para entes civis

    Fonte: Ponto dos Concursos, Prof. Thális Andrade


  • a) Afirmativa errada. Conforme disposto em seu artigo 1 , “[a] Convenção aplica-se aos contratos de compra e venda de mercadorias entre partes que tenham seus estabelecimentos em Estados distintos: quando tais Estados forem Estados Contratantes; ou quando as regras de direito internacional privado levarem à aplicação da lei de um Estado Contratante. Não há exceção para contratos de compra e venda firmados por entes governamentais, que também são regulados pela Convenção de Viena.

    b) Afirmativa certa. Segundo o Princípio da autonomia da vontade previsto em seu artigo 6, “as partes podem excluir a aplicação desta Convenção, derrogar qualquer de suas disposições ou modificar-lhes os efeitos”.

    c) Afirmativa errada. Segundo o Princípio da informalidade previsto em seu artigo 11, “o contrato de compra e venda não requer instrumento escrito nem está sujeito a qualquer requisito de forma. Poderá ele ser provado por qualquer meio, inclusive por testemunhas.”

    d) Afirmativa errada. Além da obrigação pela entrega das mercadorias e remessa dos documentos, a convenção estipula que o vendedor deverá entregar mercadorias na quantidade, qualidade e tipo previstos no contrato, acondicionadas ou embaladas na forma nele estabelecida.

    e) Afirmativa errada. A Convenção não é aplicada se o objetivo do comprador for a utilização das mercadorias para seu uso pessoal, familiar ou doméstico. Entretanto, não há restrição para a nacionalidade das partes nem o caráter civil ou comercial das partes ou do contrato.

    Gabarito: B


ID
792991
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Sobre a integração regional nas Américas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Falso. O ocorrido foi o inverso: a ALALC é que foi extinta para a criação da ALADI.

    b) Falso. A TEC admite exceções. Recentemente, em 19/12/2011, em Montevidéu, foi aprovada a Decisão CMC/Mercosul nº 39/11, que criou uma nova lista de exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul com 100 novos produtos. Isto se deu por pressão da Argentina para combater a invasão de produtos importados.

    c) Falso. O órgão superior do Mercosul é o Conselho do Mercado Comum CMC, que é formado pelos Ministros de Relações Exteriores e de Economia dos países membros. O CMC é o órgão encarregado do comando político do bloco, é quem toma decisões relativas aos objetivos do acordo e prazos estabelecidos.

    d) Correto.

    e) Falso. O objetivo da ALADI é o de implantar um mercado comum. O México é integrante da ALADI.

    Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=325880&langid=1
  • A ALALC, originária da década de 1960, foi extinta, dando lugar a ALADI, em 1980.
    A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois a Tarifa Externa Comum admite exceções. Inclusive, a possibilidade de haver listas de exceções gera críticas ao MERCOSUL, como sendo uma imperfeição que deve ser corrigida.

    A alternativa (C) está incorreta, pois o órgão superior do MERCOSUL, que toma decisões, é o Conselho do Mercado Comum.


    A alternativa (D) está correta. O sistema de pagamentos em moeda local foi criado em 2008.

    A alternativa (E) está incorreta, pois o objetivo da ALADI é a criação de um mercado comum e o México faz parte dela. 


  • Comentários:
    Letra A: errada. A ALADI é que sucedeu a ALALC, tendo sido criada em 1980, pelo Tratado de Montevidéu.


    Letra B: errada. Há diversas exceções à Tarifa Externa Comum do MERCOSUL.


    Letra C: errada. O Conselho do Mercado Comum (CMC) é o órgão superior do MERCOSUL, responsável pela condução política do processo de integração.


    Letra D: correta. De fato, o SML viabiliza a realização de operações de comércio exterior nas moedas locais dos Estados-partes do MERCOSUL. Atualmente, apenas Brasil e Argentina utilizam o SML.


    Letra E: errada. A ALADI tem como objetivo a formação, no longo prazo, de um mercado comum. O México, apesar de fazer parte do NAFTA, não se retirou da ALADI.

    (Professor Ricardo Vale - Estratégia Concursos)

  •  a) Após a extinção da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), foi criada em 1980 a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), com objetivos mais amplos do que a sua predecessora .

     b) A Tarifa Externa do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) POSSUI exceções (Extarifário, perfurações à TEC, lista de exceções), tanto que o MERCOSUL é considerada uma união aduaneira imperfeita.

     c) De acordo com o Tratado de Assunção, que instituiu o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), o CMC (Conselho do Mercado Comum, criado pelo Tratado de Assunção e formado pelos Ministros de Relações Exterioeres e da Economia dos Estados Partes) é o órgão superior, correspondendo-lhe a condução política do MERCOSUL e a tomada de decisões para assegurar o cumprimento dos objetivos e prazos estabelecidos para a constituição definitiva do mercado comum.

     d) O sistema de pagamentos em moeda local do MERCOSUL é um mecanismo que viabiliza a realização de operações de comércio exterior nas moedas locais dos Estados Partes, tendo sido implementado de forma voluntária por Brasil e Argentina até o momento. 

    Obs.: Atualmente o Brasil já possui o SML com o Uuruguai também. 

     e) A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) objetiva a criação de um Mercado Comum Latino-Americano.

    Atualmente, são membros da ALADI: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A Nicarágua está em processo de adesão.


ID
838906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às relações internacionais.


De acordo com o tratado pertinente, a usina hidrelétrica de Itaipu seria compartilhada entre Brasil e Paraguai como sócios igualitários e cada um seria responsável por igual contribuição na construção da usina. Contudo, considerando que, à época, o Paraguai não possuía condições financeiras de construí-la, o Brasil assumiu todos os custos da construção, mediante o compromisso de amortização da dívida do Paraguai em parcelas anais até 2013.

Alternativas
Comentários
  • O prazo final para amortização da dívida é 2023
    http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/artigos-relevantes/itaipu-imperialismo-as-avessas-claudio-sales-folha-de-s.-paulo-24-08-2012/?searchterm=imperialismo%20%C3%A0s%20avessas
  • Afirmativa Incorreta. Desculpe Cinthia, mas o erro não esta apenas na data, na realidade não ha o pagamento de parcelas, os custos da construção da Usina de Itaipu são pagos ao Brasil por meio do fornecimento da energia excedente do Paraguai a preço de custo.

    A empresa pertence aos dois países em partes iguais. Pelo contrato de 1973, cada um tem direito a 50% da energia produzida. Caso uma das partes não use toda a cota, vende o excedente ao parceiro a preço de custo.

    Como o Paraguai utiliza apenas cerca de 5% dessa energia --o que atende 95% da demanda do país--, o restante é vendido ao Brasil --no total, 20% da energia elétrica usada por aqui vem de Itaipu. Pelo acordo, o Brasil paga o valor de custo da energia ao Paraguai, o qual ao invés de ser direcionado ao Paraguai é abatido da dívida que ele tem tem pela construção da usina.

    O contrato tem essa forma porque o Brasil bancou sozinho a construção e, depois, a recapacitação da usina. Ao vender energia a preço de custo, o Paraguai está pagando a sua parte de Itaipu. A  renegociação do contrato de Itaipu esta prevista para 2023.

  • Além disso,  objeto a ser parcelado é ilícito (vide caso Mercador de Veneza de Shakespeare).
  • "parcelas anais"


ID
838933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue os itens de 61 a 65, acerca de aviação civil internacional. Nesse sentido, considere que a sigla CACI, sempre que empregada, refere-se à Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago.


Considere a seguinte situação hipotética.
Um avião de transporte de passageiros, com registro de nacionalidade francesa, apresentou uma séria pane hidráulica, e, por isso, seu piloto teve de comandar um pouso forçado em território brasileiro. Apesar da violência do choque da aeronave contra o solo, nenhum dos passageiros morreu, mas vários deles sofreram ferimentos graves.
Nessa situação hipotética, nos termos da CACI, a responsabilidade pela elaboração do respectivo inquérito será do Estado brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • CONVENÇÃO DE CHICAGO

    ARTIGO 26 - Investigação de acidentes

    No caso em que uma aeronave de um Estado Contratante sofra algum acidente em território de outro Estado Contratante, acarretando morte ou ferimentos graves, ou indicando sérios defeitos técnicos na aeronave ou nas facilidades de navegação aérea, o Estado onde tiver ocorrido o acidente procederá a um inquérito sobre as circunstâncias que provocaram o acidente, de conformidade, dentro do permissível por suas próprias leis com o procedimento que possa ser recomendado nas circunstâncias pela Organização Internacional de Aviação Civil. Será oferecido ao Estado de registro da aeronave a oportunidade de designar observadores para assistirem as investigações, e o Estado onde se esteja processando o inquérito transmitirá ao outro Estado as informações e conclusões apuradas.


    GABARITO - C


ID
838936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue os itens de 61 a 65, acerca de aviação civil internacional. Nesse sentido, considere que a sigla CACI, sempre que empregada, refere-se à Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago.


Fomentar, de modo geral, a competição entre as companhias de aviação civil, a fim de contribuir para a gradual redução do preço final das passagens aéreas, constitui um dos objetivos da Organização Internacional de Aviação Civil.

Alternativas
Comentários
  • Convenção de AviaçãoCivil Internacional ou Convenção sobre Aviação CivilInternacional, também conhecida como Convenção de Chicago ,é um tratado internacional responsável pelo estabelecimento das basesdo Direito Aeronáutico Internacional até hoje em vigor. Tambéminstituiu o conceito de Acordo Bilateral de Transporte Aéreo entre Estados edeterminou a criação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

    AConvenção estabelece definições e regras acerca do espaçoaéreo e sua utilização, registro de aeronaves e segurança de voo, bem comodetalha os direitos dos signatários da convenção, com respeito ao transporteaéreo internacional, entre outros assuntos importantes.



ID
838939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue os itens de 61 a 65, acerca de aviação civil internacional. Nesse sentido, considere que a sigla CACI, sempre que empregada, refere-se à Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago.


De acordo com a CACI, é permitido o registro concomitante de nacionalidade de aeronave em mais de um Estado, se assim for exigido pelas leis dos Estados contratantes.

Alternativas
Comentários
  • Também conhecida como Convenção de Chicago.


    ARTIGO 18


    Registro duplo


    Nenhuma aeronave poderá registrar-se legalmente em mais de um Estado, podendo entretanto o registro ser mudado de um Estado para outro. 


ID
838942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue os itens de 61 a 65, acerca de aviação civil internacional. Nesse sentido, considere que a sigla CACI, sempre que empregada, refere-se à Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago.


De acordo com a CACI, a investigação de acidentes ou incidentes aeronáuticos tem por objetivo determinar a culpa ou a responsabilidade do causador do ato.

Alternativas
Comentários
  • Convenção de Chicago.


    ARTIGO 26


    Investigação de acidentes 


    No caso em que uma aeronave de um Estado Contratante sofra algum acidente em território de outro Estado Contratante, acarretando morte ou ferimentos graves, ou indicando sérios defeitos técnicos na aeronave ou nas facilidades de navegação aérea, o Estado onde tiver ocorrido o acidente procederá a um inquérito sobre as circunstâncias que provocaram o acidente, de conformidade, dentro do permissível por suas próprias leis com o procedimento que possa ser recomendado nas circunstâncias pela Organização Internacional de Aviação Civil. Será oferecido ao Estado de registro da aeronave a oportunidade de designar observadores para assistirem as investigações, e o Estado onde se esteja processando o inquérito transmitirá ao outro Estado as informações e conclusões apuradas. 

ID
838945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue os itens de 61 a 65, acerca de aviação civil internacional. Nesse sentido, considere que a sigla CACI, sempre que empregada, refere-se à Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago.




O Acordo de Fortaleza objetiva permitir a realização de novos serviços aéreos sub-regionais regulares, em rotas diferentes das rotas regionais efetivamente operadas nos termos dos Acordos Bilaterais, a fim de promover e desenvolver novos mercados e atender devidamente à demanda dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • O Acordo sobre serviços aéreos Sub-regionais, mais comumente conhecido como Acordo de Fortaleza firmado nessa cidade em dezembro de 1996, representa a concretização do desejo das autoridades aeronáuticas dos países integrantes do MERCOSUL, de possibilitar a ampliação da malha de suas rotas bilaterais através de um instrumento ágil e dessa forma complementar as ligações aéreas regulares entre seus países signatários, a princípio Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai e, posteriormente, por adesão, o Peru. 

    Sua área geográfica é formada pela totalidade dos territórios de seus estados-membros isto significa que os direitos e prerrogativas das empresas que operam serviços aéreos sob a égide desse acordo multilateral somente são aplicáveis aos serviços realizados dentro dessa área. 

    O Acordo de Fortaleza é administrado por um conselho de autoridades aeronáuticas, constituído por um representante de cada estado-membro e sob a presidência, em caráter rotativo e mandato de um ano, de um de seus membros. O representante brasileiro nesse conselho é o presidente da ANAC.

    Fonte: site ANAC

ID
853021
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) é uma entidade econômica multilateral dedicada à promoção do comércio e dos firmar que 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D, mas cabe recurso.

    Não sabemos porque o item “A” foi dado como errado.

    A APEC tem trabalhado para reduzir tarifas e outras barreiras comerciais nesta região, criando eficientes economias domésticas e incrementando suas exportações dramaticamente. Para implantar seus objetivos, foram lançados em Bogor (Indonésia) as metas (Bogor Goals) para se estabelecer uma Zona de Livre Comércio até 2010 para os países desenvolvidos e 2020 para os em desenvolvimento. Segundo Miyaziki, Silvio (O novo regionalismo econômico asiático, Contexto int. vol.27, nº 1 Rio de Janeiro/Junho 2005), disponível em: .

    “Deve-se observar que a APEC é composta de países dos dois lados do Oceano Pacífico. A sua aspiração de criar um "regionalismo aberto" tem sido considerada algumas vezes como irrealista, entretanto, é um caso interessante de área preferencial de comércio, pois realiza uma política de integração econômica distinta de outras existentes (ADB, 2002:164)”.

    O item B e C estão errado, pois a APEC objetiva sua liberalização por meio de comércio e os investimentos, cooperação econômica e técnica, a promoção de medidas de facilitação do comércio. Vide . No entanto, podem haver compromissos mandatórios como as “Bogor Goals”.

    Assim, deve ser solicitada a anulação, pois as alternativas A e D estão corretas.

    Por via das dúvidas, recurso neles.

    Prof. Thális Andrade

    www.pontodosconcursos.com.br


ID
853129
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A recente crise econômica em países da Zona do Euro colocaram em questão os benefícios da integração monetária tal como preconizados em formulações teóricas sobre áreas monetárias ótimas. De acordo com tais formulações, as áreas monetárias ótimas propiciam:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. ESSA NÃO É A VANTAGEM PRINCIPAL DE UMA UNIÃO MONETÁRIA. 

    B) ERRADA. HÁ MENOR FLEXIBILIDADE NA VERDADE, POIS O PAÍS NÃO DECIDE SOZINHO SUA POLÍTICA MONETÁRIA.

    C) CORRETA. 

    D) ERRADA. HÁ MENOR AUTONOMIA NA CONDUÇÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA PELO MESMO MOTIVO EXPOSTO ACIMA.

    E) ERRADA. HÁ MAIOR DISPONIBILIDADE DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS DE AJUSTE ECONÔMICO, POIS HÁ OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS COM AS QUAIS O PAÍS PODE CONTAR, ALÉM DAS NACIONAIS.


ID
1042780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere à cooperação entre o Brasil e países da América do Sul. Nesse sentido, considere que a sigla UNASUL, sempre que empregada, refere-se à União das Nações Sul-Americanas.

Alternativas
Comentários
  • c) Os órgãos centrais da UNASUL são:

         1) Conselho de Chefes de Estado e de Governo (órgão decisório e político)

         2) Conselho de Ministros de Relações Exteriores (órgão executivo)

         3) Conselho de Delegados

         4) Secretaria Geral

         5) Presidência Pró-tempore

    Além dos órgãos centrais, existem mais de uma dezena de conselhos ministeriais setoriais/temáticos. Dentre esses conselhos temáticos, existe um Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), mas não existe um Conselho de Ministros e Ministras da Economia e do Desenvolvimento Social; o que existe em termos de economia e desenvolvimento social são dois conselhos separados: Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças (CSEF) e Conselho Sul-Americano de Desenvolvimento Social (CSDS).


  • B) ERRADA. Somente a partir de 1994, devido à personalidade jurídica internacional obtida por meio do Protocolo de Ouro Preto. Protocolo de Las Leñas dispõe sobre cooperação e assistência jurisdicional. 

    D) ERRADA. Em 2010 foi assinado o Protocolo de Georgetown que dispõe cláusula democrática na UNASUL. Não prevê sobre denúncia no CSNU, muito menos sobre operação de paz. 

    E) ERRADA. A IIRSA foi criada em 2000 e a partir da Cúpula dos Presidentes da América do Sul, não somente pelo MERCOSUL. ACE 35 é o acordo entre MERCOSUL e CHILE.

  •  órgãos centrais da UNASUL

         1) Conselho de Chefes de Estado e de Governo (órgão decisório e político)

         2) Conselho de Ministros de Relações Exteriores (órgão executivo)

         3) Conselho de Delegados

         4) Secretaria Geral

         5) Presidência Pró-tempore

    Além dos órgãos centrais, existem mais de uma dezena de conselhos ministeriais setoriais/temáticos. Dentre esses conselhos temáticos, existe um Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), mas não existe um Conselho de Ministros e Ministras da Economia e do Desenvolvimento Social; o que existe em termos de economia e desenvolvimento social são dois conselhos separados: Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças (CSEF) Conselho Sul-Americano de Desenvolvimento Social (CSDS).

  • A) Correto.

    B) Errado."O mecanismo de desgravação tarifária linear e automática constante do Acordo de Complementação Econômica nº 14 (ACE 14) foi transposto para os quatro países-parte do Tratado de Assunção. Há inovações, neste último, mas apenas quanto aos ritmos diferenciados para a desgravação tarifária do Paraguai e do Uruguai, países que ainda se beneficiaram de um maior número de produtos mantidos fora do regime de liberalização e de um tratamento mais favorável quanto a cotas e ao regime de adequação à tarifa externa comum surgido posteriormente com o Protocolo de Ouro Preto, de dezembro de 1994. Portanto, o essencial do programa de desgravação tarifária executado no Mercosul, a partir de março de 1991, e que seria o principal eixo de estruturação da área de livre comércio entre os quatro países membros, já estava definido e em operação entre o Brasil e a Argentina, quando da assinatura do Tratado de Assunção."

    C) Errado. Os órgãos constitutivos da UNASUL são: 1) Conselho de Chefes de Estado e de Governo (órgão decisório e político); 2) Conselho de Ministros de Relações Exteriores (órgão executivo); 3) Conselho de Delegados; 4) Secretaria Geral; 5) Presidência Pró-tempore.

    D) Errado. Não há previsão de denuncia ao Conselho de Segurança das Nacões Unidas.

    E) Errado. A IIRSA se desenvolveu a partir da proposta aprovada na I Reunião de Presidentes Sul-Americanos, realizada em Brasília, entre 31 de agosto e 1º de setembro de 2000, decorrente de proposta brasileira. Portanto, a Iniciativa não foi criada no âmbito da Aladi ou do Mercosul.


ID
1075669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A respeito da política externa brasileira para a América do Sul, julgue os itens a seguir.

O Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo da UNASUL sobre o Compromisso com a Democracia autoriza que Conselho de Ministros das Relações Exteriores, na falta do Conselho de Chefes de Estado e de Governo, defina, consensualmente, medidas que visem ao reestabelecimento do processo institucional-democrático em países sul-americanos ameaçados por rupturas políticas.

Alternativas
Comentários
  • http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional/unasul/protocolo-adicional-ao-tratado-constitutivo-da-unasul-sobre-compromisso-com-a-democracia

    Art. 3 - O Conselho de Chefes de Estado, ou na falta deste, o Conselho de Ministros das Relações Exteriores, reunido em sessão extraordinária, considerará, por consenso, a natureza e o alcance das medidas a serem aplicadas, levando em conta as informações pertinentes recolhidas com base no disposto no artigo 4º do presente Protocolo e respeitando a soberania e a integridade territorial do Estado afetado.


ID
1168963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Várias iniciativas de integração passaram a compor a agenda dos países sul-americanos nas últimas décadas. MERCOSUL, ALCSA, IIRSA, CASA e UNASUL são siglas que se tornaram correntes no noticiário da região. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens.


Estabelecida em 2000, a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), que é considerada por alguns o primeiro grande esforço prático para a superação das deficiências no plano da infraestrutura, foi incorporada, posteriormente, ao Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento da UNASUL.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN)  foi criado em agosto de 2009 durante encontro presidencial da UNASUL, quando foi decidida a substituição do Comitê de Direção Executiva da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) por um Conselho em nível de Ministros. Com a medida, os países membros buscaram conferir maior suporte político às atividades desenvolvidas na área de integração da infraestrutura, de forma a assegurar os investimentos necessários para a execução de projetos prioritários.

    De lá para cá, o COSIPLAN definiu um Plano de Ação Estratégica para os próximos 10 anos e elaborou uma Agenda Prioritária de Projetos, que funcionarão como indutores do da integração da infraestrutura regional, estratégica para o desenvolvimento sul-americano.

    O COSIPLAN substituiu a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Concebida como foro de coordenação e intercâmbio de informações sobre infraestrutura entre os Governos dos 12 países da Região, a IIRSA, em seus 10 anos de existência, desenvolveu importante trabalho, com uma carteira de 520 projetos.


    Fonte: http://www.planejamento.gov.br/ministerio.asp?index=10&ler=t9226



ID
1168966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Várias iniciativas de integração passaram a compor a agenda dos países sul-americanos nas últimas décadas. MERCOSUL, ALCSA, IIRSA, CASA e UNASUL são siglas que se tornaram correntes no noticiário da região. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens.


A CASA tornou-se UNASUL em 2007 e, em 2008, foi criado o CDS, cujo objetivo é contribuir para a unidade sul-americana na área de segurança, complementando, assim, as várias vertentes da UNASUL, que já havia avançado em temas como livre-comércio, integração comercial, infraestrutura e energia.

Alternativas
Comentários
  • Houve alteração do gabarito de Certo para Errado. Justificativa do CESPE: "O tratado constitutivo da UNASUL foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo,realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008. Por esse motivo, opta‐se pela alteração de seu gabarito"

  • Sua iniciativa surgiu de uma reunião regional ocorrida em Cusco, no Peru, em 2004, e inicialmente o projeto de unificação sul americano recebia o nome de CASA (Comunidade Sul-Americana de Nações), sendo que durante a I Reunião Energética da América do Sul, realizada na Venezuela em 2007, assumiu seu nome atual. Por influência do presidente venezuelano Hugo Chávez, em crítica ao projeto de integração, considerado por ele muito lento, acabou-se por adotar o nome UNASUL.

    O Tratado Constitutivo da Unasul foi assinado em 23 de maio de 2008, na Terceira Cúpula de Chefes de Estado, realizada em Brasília, Brasil. O Tratado Constitutivo definiu a instalação da sede da União em Quito, Equador.


ID
1417990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), julgue o  item  seguinte.

O Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças é uma instância de diálogo, reflexão, consulta e cooperação da UNASUL, que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento social e humano com equidade e inclusão, com vistas a erradicar a pobreza e a superar as desigualdades da região.

Alternativas
Comentários
  • Lista dos conselhos da UNASUL:


    Conselho de Saúde Sul-Americano

    Conselho Sul-Americano de Desenvolvimento Social

    Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento

    Conselho Sul-Americano de Educação

    Conselho Sul-Americano de Cultura

    Conselho Sul-Americano de Ciência, Tecnologia e Inovação

    Conselho Sul-Americano em Matéria de Segurança Cidadã, Justiça e Coordenação contra a Delinquência Organizada Transnacional

    Conselho sobre o Problema Mundial das Drogas

    Conselho de Defesa Sul-Americano

    Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças

    Conselho Energético Sul-Americano

    Conselho Eleitoral

  • O Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças é uma instância de diálogo, reflexão, consulta e cooperação da UNASUL, que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento social e humano com equidade e inclusão, com vistas a erradicar a pobreza e a superar as desigualdades da região. Certo.

    Explicação: Além dos Ministros da Economia ou equivalentes nos países membros, também conta com a participação dos presidentes dos respectivos Bancos Centrais. Tem por objetivo o desenvolvimento social e humano com equidade e inclusão, o crescimento e o desenvolvimento econômico que supere assimetrias entre os Estados, a integração financeira mediante a adoção de mecanismos compatíveis com as políticas econômicas e a cooperação econômica e comercial.

    Entre outros objetivos específicos, está o de impulsionar o uso de moedas locais, produzir uma avaliação periódica dos sistemas multilaterais de pagamentos e crédito, criar um mecanismo regional de garantias que facilite o acesso a diferentes formas de financiamento, fortalecer a integração financeira da UNASUL e estudar mecanismos de regulação, entre outros.

    Fonte: http://isags-unasur.org/quem-somos/unasul/


ID
1417993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), julgue o  item  seguinte.

O desenvolvimento de mecanismos para a superação das assimetrias entre os Estados-partes é um dos objetivos da UNASUL.

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC,

    O objetivo principal da UNASUL é:

     Propiciar a integração entre os países da América do Sul. Esta integração ocorrerá nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infra-estrutura, energia, ciências e finanças. 

    Grande abraço, bons estudos e DEUS é bom.

     

     

  • UNASUL : Integração entre as nações SUL AMERICANAS

    ALALC: Integração entre a AMÉRICA LATINA


ID
1417996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), julgue o  item  seguinte.

A formação de um Parlamento Sul-Americano é tema de interesse da UNASUL, que prevê no seu Tratado Constitutivo que a sede desse órgão seja localizada em Cochabamba, na Bolívia.

Alternativas
Comentários
  • O Tratado Constitutivo da Unasul foi assinado em 23 de maio de 2008, na Terceira Cúpula de Chefes de Estado, realizada em Brasília, Brasil. O Tratado Constitutivo definiu a instalação da sede da União em Quito, Equador, o Parlamento sul-americano em Cochabamba, na Bolívia, e a sede do seu banco, o Banco do Sul, em Caracas, Venezuela. O Parlamento Sul-Americano é um órgão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O Tratado Constitutivo da Unasul lista o Parlamento com os outros órgãos, mas não cita detalhes sobre o mesmo. O Artigo 17 confirma que o Parlamento será localizado em Cochabamba, Bolívia mas que a sua criação será definida em outro protocolo. Este protocolo irá definir o funcionamento e composição do Parlamento Sul-Americano.

  • PARLASUL: Sede em cochabamba

    Unasul : Sede em Montivideo

    Mercosul: Sede em Montivideo

    OMC: Sede em Genebra


ID
1417999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), julgue o  item  seguinte.

Controvérsias que possam surgir entre os Estados-partes poderão ser resolvidas, mediante, a submissão direta à secretaria-geral para que essa formule recomendações pertinentes à solução e, por fim, apresente a controvérsia à apreciação do Conselho de Ministras e Ministros de Relações Exteriores.

Alternativas

ID
1418134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Tendo em vista que os blocos econômicos despontaram como importantes referentes na economia mundial na segunda metade dos anos oitenta do século XX, apresentando-se como muito diversos em seus objetivos, instrumentos, alcance e resultados, e considerando a evolução desses blocos a partir do final do citado século, julgue o  item  a seguir.


O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), embora tenha tido impacto positivo no comércio entre seus países-membros, trouxe também efeitos adversos para as respectivas economias nacionais, como a perda de mercados de exportação de manufaturas e de empregos no setor industrial, no caso do México; o intenso fluxo de migração ilegal e grandes déficits na balança comercial com os dois sócios, no caso dos Estados Unidos da América (EUA); e, no caso do Canadá, o estancamento da penetração das exportações no mercado norte-americano por conta da concorrência da produção mexicana.

Alternativas
Comentários
  • O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), embora tenha tido impacto positivo no comércio entre seus países-membros, trouxe também efeitos adversos para as respectivas economias nacionais, como a perda de mercados de exportação de manufaturas e de empregos no setor industrial no caso do México;​

     

    Com o NAFTA, houve uma migração da indústria americana para o outro lado do muro, já que no México a mão de obra é barata e abundante. Essa indústria abrange a de baixa e média tecnologia e promove muitos empregos para o México.

  • Tendo em vista que os blocos econômicos despontaram como importantes referentes na economia mundial na segunda metade dos anos oitenta do século XX, apresentando-se como muito diversos em seus objetivos, instrumentos, alcance e resultados, e considerando a evolução desses blocos a partir do final do citado século, julgue o  item  a seguir.

    O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), embora tenha tido impacto positivo no comércio entre seus países-membros, trouxe também efeitos adversos para as respectivas economias nacionais, como a perda de mercados de exportação de manufaturas e de empregos no setor industrial, no caso do México; o intenso fluxo de migração ilegal e grandes déficits na balança comercial com os dois sócios, no caso dos Estados Unidos da América (EUA); e, no caso do Canadá, o estancamento da penetração das exportações no mercado norte-americano por conta da concorrência da produção mexicana. Errado.

    Explicação: Relações comerciais desiguais

    Os mercados que integram o Nafta possuem enormes disparidades. O México, por exemplo é um país com significativos números de crescimento da população, movimentos migratórios e desigualdades sociais.

    O Canadá, apesar de possuir elevado padrão de vida e baixo crescimento vegetativo, em comparação à economia dos Estados Unidos, tem reduzida significância no cenário econômico mundial – o Produto Interno Bruto do país corresponde a apenas 10% do PIB estadunidense.

    Dentro do NAFTA, as relações comerciais acabam por gravitar em torno dos Estados Unidos, pois tanto economia do Canadá quanto a do México são dependentes das exportações para o gigante estadunidense. De maneira semelhante, os Estados Unidos utiliza esta relação de dependência para adquirir desses países, matérias-primas e mercadorias a custos reduzidos e vender os produtos industrializados produzidos em território estadunidense.

    A situação do México é ainda mais grave, pois a sua economia chega a possuir um caráter de submissão frente aos Estados Unidos. As exportações, a indústria, as atividades agropecuárias e de mineração são, em sua maioria destinadas ao país vizinho. Além disso, grandes empresas estadunidenses instalam filiais de suas indústrias em território mexicano – na fronteira com os EUA – para reduzirem custos com salários, impostos, e restrições ambientais. Estas indústrias, são conhecidas como maquiladoras.

    Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/nafta/


ID
1418137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Tendo em vista que os blocos econômicos despontaram como importantes referentes na economia mundial na segunda metade dos anos oitenta do século XX, apresentando-se como muito diversos em seus objetivos, instrumentos, alcance e resultados, e considerando a evolução desses blocos a partir do final do citado século, julgue o  item  a seguir.

A perspectiva de estabelecimento de um amplo acordo sobre comércio e investimentos no marco da Parceria Trans-Pacífico e de conformação de uma Área de Livre Comércio Transatlântica (TAFTA), abrangendo as economias do NAFTA e da União Europeia, denota tendência favorável ao surgimento de arranjos econômicos de alcance inter-regional como característica do regionalismo econômico no presente.

Alternativas
Comentários
  • Be careful not to confuse the TAFTA mentioned in the question: Transatlantic Free Trade Agreement (TAFTA), with the one between Thailand and Australian: TAFTA Thailand-Australia Free Trade Agreement (TAFTA).

    Good studies.


ID
1418140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Tendo em vista que os blocos econômicos despontaram como importantes referentes na economia mundial na segunda metade dos anos oitenta do século XX, apresentando-se como muito diversos em seus objetivos, instrumentos, alcance e resultados, e considerando a evolução desses blocos a partir do final do citado século, julgue o  item  a seguir.


Inicialmente voltados para a promoção do livre comércio entre os seus membros, os principais blocos econômicos surgidos ou revigorados na América Latina no início dos anos noventa, a exemplo do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e da Comunidade Andina de Nações (CAN), tendo alcançado estágios profundos de integração econômica naquele mesmo período, retrocederam à condição de zonas preferenciais de comércio por força, em particular, da retração do comércio regional ditada pela volatilidade financeira no meio internacional e dos consequentes desequilíbrios macroeconômicos que marcaram o panorama econômico regional na segunda metade daquela década.

Alternativas
Comentários
  • O Mercosul é considerado uma união aduaneira imperfeita (Estágio superior a uma zona de preferência de comércio).

  • Inicialmente voltados para a promoção do livre comércio entre os seus membros, os principais blocos econômicos surgidos ou revigorados na América Latina no início dos anos noventa, a exemplo do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e da Comunidade Andina de Nações (CAN), tendo alcançado estágios profundos de integração econômica naquele mesmo período, retrocederam à condição de zonas preferenciais de comércio por força, em particular, da retração do comércio regional ditada pela volatilidade financeira no meio internacional e dos consequentes desequilíbrios macroeconômicos que marcaram o panorama econômico regional na segunda metade daquela década. Errado.

    Explicação: A expressão união aduaneira simboliza uma associação de um grupo de países que se caracteriza por dois pontos: a adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. A implantação de uma Tarifa Externa Comum, conhecida como TEC, quer dizer que todos os países do grupo aplicarão a mesma taxação em relação à importação de bens de países fora do grupo. Essa TEC vai eliminar a concorrência entre os associados junto aos fornecedores. O Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela(2012), adotou a TEC em 1995. Isso implica, por exemplo, que o Brasil não pode decidir sozinho reduzir a taxação sobre determinado produto que ele compra da China em troca de algum benefício no mercado chinês. Para mudar a taxa, é preciso fazer um acordo com todos os cinco países-membros, que também reduzirão suas tarifas, ou seja, é preciso negociar em bloco. A segunda característica da união aduaneira é a formação de uma zona de livre circulação de mercadorias entre os diversos membros. No caso do Mercosul, essa segunda medida ainda não foi adotada. Os produtos argentinos, paraguaios e uruguaios têm salvaguardas para entrar no Brasil, e vice-versa. Por isso, o Mercosul é considerado uma união aduaneira imperfeita. Dois exemplos de uniões aduaneiras completas são a União Européia e a Southern África Customs Union (Sacu, União Alfandegária do Sul da África), bloco liderado pela África do Sul.

    * A Venezuela foi suspensa do Mercosul, por tempo indeterminado, em dezembro de 2016.

    Fonte:http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2130:catid=28&Itemid=2 e https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/paisesmembros-mercosul.htm

  • Os 2 organismos internacionais não alcançaram estágios profundos de integração economica ao meu ver, muito menos retrocederam os estágios que conquistaram.

    MERCOSUL = união aduaneira imperfeita(falta melhorar alguns elementos para que seja considerada união aduaneira perfeita) E SEU OBJETIVO E CHEGAR AO NIVEL DE MERCADO COMUM.

  • Concordo com Rafael nós dois erros e não só no apontado pelos demais colegas . Tmj pessoal
  • Errado.

    Primeiro, é equivocado dizer que houve um aprofundamento da integração regional, a exemplo do Mercosul que - muito embora tenha como objetivo a formação de um mercado comum -, ainda configura uma união aduaneira imperfeita. Além disso, é equivocado dizer que houve retração do comércio, por outro lado, tomando como exemplo o Mercosul, houve incremento da corrente comercial entre os países do bloco na primeira década do bloco, ou seja, ate o final do século XX. A situação foi afetada na virada do século com a crise argentina e a desvalorização do real, que ocasionou retração e aumento das barreiras comerciais, em especial, entre Brasil e Argentina.


ID
1418143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O panorama internacional contemporâneo tem sido marcado, entre outros aspectos, pelos esforços de construção de mecanismos de governança e por iniciativas associativas aptas a responderem aos diferentes desafios de cooperação internacional. Com relação a esses esforços e iniciativas, julgue o  item  seguinte.

Transcorridos mais de cinco anos desde o início da mais recente crise econômica mundial, a agenda do G-20 segue definida em torno do estímulo e fortalecimento do crescimento econômico e do emprego e do aumento da resistência da economia global a novos choques.

Alternativas

ID
1418146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O panorama internacional contemporâneo tem sido marcado, entre outros aspectos, pelos esforços de construção de mecanismos de governança e por iniciativas associativas aptas a responderem aos diferentes desafios de cooperação internacional. Com relação a esses esforços e iniciativas, julgue o  item  seguinte.

A decisão dos países-partes do BRICS de criar um banco de desenvolvimento e um fundo de reservas da ordem de US$ 100 bilhões de dólares para que esses países possam fazer frente aos impactos de eventuais crises financeiras assinala a disposição dos países do grupo de se afastarem de organismos econômicos internacionais como o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional, de modo a reduzir o peso e a influência da ação de tais instituições nas economias nacionais.

Alternativas
Comentários
  • "disposição dos países do grupo de se afastarem de organismos econômicos internacionais"

    Isso não é verdade, basta lembrarmos que uma das mais importantes conquistas dos BRICS (ainda como BRIC, em 2010) foi a reforma no FMI que concedeu maior valor de voto ao grupo. Isso é um movimento claro de aproximação do FMI, e não de distanciamento como a questão afirma.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2010/12/fmi-aprova-reforma-e-maior-poder-de-voto-ao-bric.html


ID
1418149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O panorama internacional contemporâneo tem sido marcado, entre outros aspectos, pelos esforços de construção de mecanismos de governança e por iniciativas associativas aptas a responderem aos diferentes desafios de cooperação internacional. Com relação a esses esforços e iniciativas, julgue o  item  seguinte.

A despeito da incorporação da África do Sul aos BRICS em 2011 e da projeção internacional alcançada por esse agrupamento, o Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS) mantém um significativo conjunto de instrumentos e iniciativas de cooperação trilateral e com terceiros países que o distinguem do BRICS como espaço e instrumento de ação externa de seus membros.

Alternativas
Comentários
  • O Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) congrega as três grandes democracias multiétnicas do mundo em desenvolvimento. O IBAS atua em três vertentes: coordenação política, cooperação setorial e cooperação com terceiros países, implementada pelo Fundo IBAS. Até o momento, o mecanismo realizou cinco reuniões de Cúpula, estando a sexta prevista para ocorrer em 2018

    http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3673-forum-de-dialogo-india-brasil-e-africa-do-sul-ibas

  • a) incorporação da África do Sul aos BRICS em 2011 

    CORRETO Em 2011, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, acrescentando o "S" ao acrônimo, agora BRICS.

    b) e da projeção internacional alcançada por esse agrupamento

    CORRETO  O BRIC passou a constituir mecanismo de cooperação em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos aos brasileiros e às populações dos demais integrantes.

    o Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS)

    O Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) foi criado em junho de 2003. O mecanismo, que congrega três grandes democracias multiétnicas do mundo em desenvolvimento, envolve coordenação política, cooperação setorial e cooperação com terceiros países, implementada pelo Fundo IBAS.

    c) O IBAS mantém um significativo conjunto de instrumentos e iniciativas de cooperação trilateral 

    CORRETO Atualmente, são os seguintes os grupos de trabalho em funcionamento no IBAS:

    • GT de Administração Aduaneira e Tributária;
    • GT de Agricultura;
    • GT de Comércio, Investimentos e Infraestrutura;
    • GT de Defesa;
    • GT de Economia Azul;
    • GT de Energia; e
    • GT de Turismo.

    Face mais visível do Foro de Diálogo, o Fundo IBAS financia, desde 2004, projetos de infraestrutura social em países de menor desenvolvimento relativo. Seus recursos são administrados pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (ECSS) e repassados aos projetos selecionados.

    d) e com terceiros países ( para o IBAS)

    CORRETO Desde a criação do Fundo, foram financiados 31 projetos em 21 países de diferentes regiões e continentes, sobretudo a países de menor desenvolvimento relativo. Até o momento, o Fundo IBAS destinou mais de US$ 31 milhões, com destaque aos seguintes projetos:

    • Reforma da Infraestrutura do Sistema de Saúde nas cidades de Covoada e Ribeira Brava (Cabo Verde);
    • Desenvolvimento Agropecuário (Fase I), em Bissa, N’tatelai e Capafa (Guiné-Bissau);
    • Desenvolvimento da Agropecuária e de Serviços a Comunidades Rurais (Fase II), nas regiões de Bafatá, Oio e Biombo (Guiné-Bissau);
    • Coleta e Reciclagem de Resíduos Sólidos: Uma Ferramenta para a Redução da Violência e Conflito em Carrefour Feuilles (Fases I e II), em Porto Príncipe (Haiti).

    e) que o (IBAS) distinguem do BRICS como espaço e instrumento de ação externa de seus membros.

    CORRETO Pelo êxito das iniciativas executadas, o Fundo IBAS foi reconhecido com os seguintes prêmios internacionais: “Parceria Sul-Sul para Aliança Sul-Sul”, em 2006, concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); “Millennium Development Goals Awards”, em 2010, outorgado pela ONG “Millennium Development Goals Awards Committee”; e "South-South and Triangular Cooperation Champions Award", em 2012, entregue pelo ECSS, pela contribuição inovadora do Fundo IBAS para a cooperação Sul-Sul e para a cooperação triangular.

    fontes

    https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/mecanismos-internacionais/mecanismos-inter-regionais


ID
1418152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O panorama internacional contemporâneo tem sido marcado, entre outros aspectos, pelos esforços de construção de mecanismos de governança e por iniciativas associativas aptas a responderem aos diferentes desafios de cooperação internacional. Com relação a esses esforços e iniciativas, julgue o  item  seguinte.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem cooperado ativamente com o G-20 em torno de uma ampla agenda voltada para a promoção da governança econômica e que contempla temas como desenvolvimento, reformas financeiras, comércio e investimentos e questões fiscais.

Alternativas
Comentários
  • Os Princípios G20/OCDE de Governança Corporativa são referência internacional de governança corporativa para os decisores de políticas públicas, investidores, companhias e demais partes interessadas.

  • O panorama internacional contemporâneo tem sido marcado, entre outros aspectos, pelos esforços de construção de mecanismos de governança e por iniciativas associativas aptas a responderem aos diferentes desafios de cooperação internacional. Com relação a esses esforços e iniciativas, julgue o  item  seguinte.

    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem cooperado ativamente com o G-20 em torno de uma ampla agenda voltada para a promoção da governança econômica e que contempla temas como desenvolvimento, reformas financeiras, comércio e investimentos e questões fiscais. Certo.

    Explicações: Os Princípios de Governo das Sociedades do G20 e da OCDE auxilia os decisores políticos a avaliar e melhorar o enquadramento jurídico, regulamentar e institucional para o governo das sociedades. Também oferecem orientações para as bolsas de valores, investidores, sociedades e outros com um papel no processo de desenvolvimento de um bom governo das sociedades. Publicados pela primeira vez em 1999, os Princípios tornaram-se uma referência internacional no governo das sociedades. Foram adotados como uma das Normas Fundamentais do Conselho de Estabilidade Financeira para Sistemas Financeiros Sólidos e endossados pelo G20.

    Esta edição de 2015 tem em conta os desenvolvimentos nos setores tanto financeiro como societário que podem influenciar a eficiência e a relevância das políticas e práticas de governo das sociedades.

    Fonte: http://www.oecd.org/daf/principios-de-governo-das-sociedades-do-g20-ocde-9789264259195-pt.htm


ID
1418155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O panorama internacional contemporâneo tem sido marcado, entre outros aspectos, pelos esforços de construção de mecanismos de governança e por iniciativas associativas aptas a responderem aos diferentes desafios de cooperação internacional. Com relação a esses esforços e iniciativas, julgue o  item  seguinte.

Com a consolidação do G-20 como principal foro de diálogo político e coordenação para o tratamento de questões econômicas globais, o G-8 teve sua agenda econômica esvaziada, passando a se concentrar na discussão de temas geopolíticos, como o atestam as agendas dos seus encontros de cúpula a partir de 2009.

Alternativas
Comentários
  • O Grupo dos 20 (G20), também chamado de G20 Financeiro, foi criado em 1999 em resposta às sucessivas crises financeiras por que passavam algumas potências econômicas, sobretudo na Ásia, no final da década de 90. O objetivo do grupo é fortalecer as negociações internacionais entre os países-membros e proporcionar uma estabilidade econômica global.

    O G20 é formado pelas 19 maiores economias do mundo, representadas pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais, mais a , representada pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu. 

    Fazem parte do G20 os oito países mais ricos e influentes do mundo, o , e 11 .

    G8: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

    Países emergentes: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia.


ID
1557220
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

FUNDAMENTOS LEGAIS DE ACORDOS DE EMPRÉSTIMO COM RECURSOS EXTERNOS E COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL


Sobre os membros e o capital do BIRD, analise as assertivas abaixo.

I. O capital do BIRD é constituído por ações detidas por países membros, bem como entidades privadas interessadas em promover o desenvolvimento de países que enfrentam dificuldades socioeconômicas.
II. Os membros fundadores do BIRD são países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) quando de sua constituição do banco.
III. Para que um país queira se tornar membro da MIGA e do IFC, por exemplo, este não necessita se relacionar com o BIRD.
IV. Em caso de aumento do capital do Banco, aos membros será dada a oportunidade de subscrever as novas ações na proporção daquelas ações que já detêm.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Acordo Constitutivo do Banco Mundial (BIRD) Conclusão e assinatura: Bretton Woods - EUA, 22 de julho de 1944

    No Brasil - Promulgação: Decreto nº 21.177, de 27 de maio de 1946


    Item I) Artigo II Membros e capital do Banco:

    ...

    Secção 2

    Capital autorizado

    (a) O capital social autorizado do Banco seráde 10 000 000 000 de dólaresdos Estados Unidos,com o peso e toque em vigor em 1 de Julho de 1944. O capital social será dividido em 100 000 ações com o valor nominal de 100 000 dólares cada, que só poderão ser subscritas pelos membros.

    (b) O capital social poderá ser aumentado quando o Banco julgar aconselhável, mediante aprovação por maioria de três quartos do total dos votos computáveis.




ID
1557493
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

FUNDAMENTOS LEGAIS DE ACORDOS DE EMPRÉSTIMO COM RECURSOS EXTERNOS E COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL


O Banco Mundial é uma instituição financeira de caráter multilateral criada no pós-Segunda Guerra Mundial juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI), por ocasião de uma Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas. O Brasil participou dessa conferência, contando sua delegação com Eugênio Gudin, Octávio Gouveia de Bulhões e Roberto Campos, dentre outros. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa conferência.

Alternativas
Comentários
  • C

  • Acordo de Bretton Woods, ocorrido

    em Nova Hampshire, nos Estados Unidos, levou à criação do

    Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Internacional de

    Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Além da criação desses

    dois organismos, o acordo previa, também, a criação da Organização

    Internacional do Comércio (OIC).


ID
1557496
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

FUNDAMENTOS LEGAIS DE ACORDOS DE EMPRÉSTIMO COM RECURSOS EXTERNOS E COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL


O grupo de instituições do Banco Mundial não só cuida de financiar projetos elaborados por investidores entes públicos, como também, para investidores originários do setor privado de países em desenvolvimento por meio de empréstimos, participação acionária e assistência técnica. Assinale a alternativa que apresenta a instituição responsável por isso.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    International Finance Corporation (IFC) ou Corporação Internacional de Financiamento  é uma instituição global fundada em 1956 e de propriedade do Banco Mundial presente em 184 países-membros em todo o mundo, com sede em Washington DC, nos Estados Unidos da América.

     

    Esta empresa é responsável por promover o desenvolvimento econômico dos países através do setor privado. Os parceiros de negócios investe o capital através de empresas privadas nos países em desenvolvimento. Entre suas características é que os empréstimos são concedidos a longo prazo, bem como oferece a prestação de garantias e riscos de seus clientes e investidores.

     

    Os principais produtos do IFC são:

     

    Empréstimos por conta própria;

    Empréstimos de consórcios;

    Financiamento através de capital próprio;

    Instrumentos de tranferências;

    Dívida e fundos de investimento de private equity;

    Finanças estruturadas;

    Serviços de intermediação;

    Instrumentos de gestão de risco;

    Financiamento em moeda local;

    Financiamento para municípios;

    Financiamento de operações comerciais.

     


ID
1557505
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

FUNDAMENTOS LEGAIS DE ACORDOS DE EMPRÉSTIMO COM RECURSOS EXTERNOS E COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL


De acordo com o Manual de Contabilidade, Informes Financeiros e Auditoria do Banco Mundial, “a fotografia tomada em determinado momento para valorar a condição financeira global de um projeto por meio dos ativos, passivos e patrimônio, em determinada data” é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • B


ID
1557661
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Segundo se verifica das Diretrizes para Aquisições financiadas por Empréstimos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Créditos da IDA, o banco adota como política exigir dos mutuários, bem como dos licitantes, fornecedores, empreiteiros, pessoal envolvido e contratados etc., a observância do mais elevado padrão ético durante a aquisição e a execução dos contratos. Com isso, o banco classifica a prática de “articulação entre duas ou mais partes com o propósito a atingir um objetivo incorreto, inclusive influenciar de modo inadequado as ações de uma outra parte” como sendo prática

Alternativas
Comentários
  • Colusão: 

    1. Acordo entre partes para prejudicar terceiros.

    2. [Direito]  Acordo entre as partes litigantes para enganar o juiz em detrimento de terceiro.


    "colusão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/colus%C3%A3o [consultado em 13-06-2016].


ID
1557664
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca dos fins do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) expostos em seu Convênio Constitutivo, analise as assertivas abaixo.

I. Direcionar suas operações com a devida atenção aos efeitos do investimento internacional pode ter na situação econômica dos territórios dos países membros e, no período de pós-Segunda Guerra Mundial para adiante, contribuir para que a transição de uma economia de guerra para uma economia de paz seja realizada sem contratempos.

II. Promover o crescimento equilibrado e de longo alcance do comércio internacional, assim como a manutenção do equilíbrio da balança de pagamentos, incentivando investimentos internacionais para o desenvolvimento dos recursos produtivos de seus países membros, ajudando, assim, a aumentar a produtividade, a elevar o nível de vida e a melhorar as condições de trabalho em seus territórios.

III. Coordenar os empréstimos que efetua, sem, no entanto, poder garantir empréstimos internacionais realizados via outros canais, bem como dando prioridade aos projetos de maior porte.

IV. Fomentar o investimento estrangeiro de origem pública ou de fundos do próprio BIRD, por meio de garantias e participações em empréstimos, não participando dessa política o incentivo de investimentos realizados via capital privado, uma vez que está fora de seu escopo institucional.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Assertiva I - Correta

    Art 1º V - (v) Conduzir as suas operações tendo em devida conta os efeitos dos investimentos internacionais sobre a situação econômica dos territórios dos membros e, durante os primeiros anos do pós-guerra, auxiliar a transição progressiva da economia de guerra para a economia de paz.

     

    Assertiva II - Correta

    Art 1º II - Promover os investimentos privados no estrangeiro, através das garantias ou de participações em empréstimos e outros investimentos realizados por capitalistas particulares; e, na falta de capitais privados disponíveis em condições razoáveis, suprir o investimento privado, fornecendo, em condições apropriadas, meios de financiamento para fins lucrativos provenientes do seu próprio capital, de fundos que reunir e dos seus outros recursos;

     

    Assertiva III - Incorreta

    Art 1º IV - Ordenar os empréstimos que outorgue ou as garantias que conceba aos empréstimos internacionais provenientes de outras origens, de forma a dar prioridade aos projetos mais úteis e urgentes, qualquer que seja a sua dimensão;

     

    Assertiva IV - Incorreta

    De acordo com o exposto na assertiva 2, o BIRD utiliza sim capital privado.


ID
1557673
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Um acordo de empréstimo foi assinado com o Banco Mundial por um de seus países membros. O mencionado projeto indica os seguintes elementos: i) fortalecer a capacidade do Programa Crescer; ii) metas: redução da pobreza e promoção do desenvolvimento humano, por meio da melhoria da situação da saúde e educação infantil; iii) SWAP: Transferências Condicionadas de Renda; iv) fortalecimento institucional para a consolidação do Programa Crescer; e v) apoio à integração das ações do Programa Crescer com outros órgãos públicos para obter maior sinergia e eficácia frente ao público objeto do programa. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o subcomponente desse acordo de empréstimo.

Alternativas

ID
1557676
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os projetos financiados pelo Banco Mundial são desenvolvidos e gerenciados por intermédio de um ciclo padrão dotado de 8 (oito) fases. Assinale a alternativa que apresenta a correta sequência dessas fases.

Alternativas

ID
1626796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

No que se refere à União Sul-Americana de Nações (UNASUL), julgue (C ou E) o item subsecutivo.

O Conselho de Defesa da UNASUL fixa a diretriz de reger-se pelos princípios estabelecidos nas cartas da ONU e da OEA, bem como pelos mandatos e decisões do Conselho de Chefas e Chefes de Estados e de Governo da UNASUL, respeitando, entre outros princípios, a soberania e a integridade dos Estados.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    O Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) foi instituído em dezembro de 2008, por decisão dos 12 países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O CDS tem por objetivo de consolidar a América do Sul como uma zona de paz, criando condições para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico-social; bem como construir uma identidade de defesa sul-americana, gerando consensos que contribuam para fortalecer a cooperação no continente.


    De acordo com ESTATUTO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO DA UNASUL:


    "Artigo 3. O Conselho de Defesa atuará conforme os princípios a seguir: 


    a) Respeito de maneira irrestrita à soberania, integridade e inviolabilidade territorial dos Estados, a não-intervenção nos assuntos internos e a autodeterminação dos povos. 


    b) Ratifica a plena vigência das instituições democráticas, o respeito irrestrito aos direitos humanos e o exercício da não-discriminação no âmbito da defesa, com o objetivo de reforçar e garantir o estado de direito. 


    c) Promove a paz e a resolução pacífica de controvérsias.


     d) Fortalece o diálogo e o consenso em matéria de defesa mediante a promoção de medidas de confiança e transparência. 


    e) Salvaguarda a plena vigência do Direito Internacional de acordo com os princípios e normas da Carta das Nações Unidas, a Carta da Organização dos Estados Americanos e o Tratado Constitutivo da UNASUL.


     f) Preserva e fortalece América do Sul como espaço livre de armas nucleares e de destruição em massa, promovendo o desarmamento e a cultura de paz no mundo. 


    g) Reconhece a subordinação constitucional das instituições da defesa à autoridade civil legalmente constituída.


     h) Afirma o pleno reconhecimento das instituições encarregadas da defesa nacional consagradas pelas Constituições dos Estados Membros.


     i) Promove a redução das assimetrias existentes entre os sistemas de defesa dos Estados Membros da UNASUL de modo de fortalecer a capacidade da região no campo da defesa.


     j) Fomenta a defesa soberana dos recursos naturais de nossas nações. 


    k) Promove, em conformidade com o ordenamento constitucional e legal dos Estados Membros, a responsabilidade e a participação cidadã nos asuntos da defesa, como bem público que diz respeito ao conjunto da sociedade. 


    l) Leva em conta os princípios de gradualidade e flexibilidade no desenvolvimento institucional da UNASUL e na promoção de ações de cooperação no campo da defesa, reconhecendo as diferentes realidades nacionais. 


    m) Reafirma a convivência pacífica dos povos, a vigência dos sistemas democráticos de governo e sua proteção, em matéria de defesa, perante ameaças ou ações externas ou internas, no marco das normativas nacionais. Igualmente, rejeita a presença ou ação de grupos armados à margem da lei, que exerçam ou propiciem a violência qualquer seja a sua origem. "



  • ESTATUTO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO DA UNASUL

     

    Artigo 2. O Conselho será regido pelos princípios e propósitos estabelecidos na Carta das Nações Unidas e na Carta da Organização dos Estados Americanos, bem como nos Mandatos e Decisões do Conselho de Chefas e Chefes de Estados e de Governo da UNASUL.

     

    Fonte: http://www.ceedcds.org.ar/Portugues/09-Downloads/PORT-ESTATUTO_CDS.pdf


ID
1626802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

No que se refere à União Sul-Americana de Nações (UNASUL), julgue (C ou E) o item subsecutivo.

Como principal foro de condução do processo de integração da infraestrutura física sul-americana, a IIRSA implementa os consensos políticos a que chegam os ministros de pastas de infraestrutura dos países-membros da UNASUL, restando ao COSIPLAN a tarefa de levantar os recursos para realizar os investimentos.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    A União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) reúne os doze países da América do Sul e foi criado a partir de um Tratado Constitutivo firmado em maio de 2008, em Brasília.


    Um de seus Órgãos integrantes é o Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN). Em função de sua relevância como fórum de infraestrutura, a participação do Ministério das Comunicações nas reuniões conduzidas em tal âmbito resulta na implementação de muitas ações voltadas à consolidação de uma infraestrutura comum na América do Sul.


    Dentre os projetos que integram sua Carteira de Projetos do COSIPLAN/UNASUL, destaca-se o projeto de Exportação por Envios Postais, que já vinha sendo desenvolvido no âmbito da Iniciativa para Integração de Infraestrutura Regional Sul-americana – IIRSA, órgão que atualmente está sob a coordenação do COSIPLAN/UNASUL.


    Fonte: http://mc.gov.br/o-ministerio/258-temas/atuacao-internacional-no-setor-postal/24754-iirsa-cosiplan-unasul

  • Infraestrutura

    Não há integração regional sem integração da infraestrutura física, necessária para reduzir as distâncias entre os povos e para aumentar a competitividade das economias da região. O Conselho de Infraestrutura e Planejamento da UNASUL (COSIPLAN) é o principal foro de condução do processo de integração da infraestrutura física sul-americana, tendo como objetivo prover apoio político de alto nível para a concretização dos projetos. O COSIPLAN incorporou a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) como seu “Foro Técnico”, aproveitando o acervo de trabalho acumulado entre 2000 e 2010 no que diz respeito ao planejamento territorial e à identificação dos projetos mais relevantes para a integração da infraestrutura regional. Dentre os resultados já alcançados pelo COSIPLAN está a elaboração de um Plano de Ação Estratégico para dez anos (2012-2022), que estabelece um conjunto de ações para cada objetivo específico do COSIPLAN, e a definição de uma Agenda Prioritária de Projetos, composta por 31 iniciativas de caráter estratégico e de alto impacto para a integração física e desenvolvimento socioeconômico regional, com investimentos estimados em mais de US$ 16,7 bilhões.

     

    fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/688-uniao-de-nacoes-sul-almericanas

  • O Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) é um órgão da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). Foi criado em agosto de 2009 durante encontro presidencial da UNASUL, quando foi decidida a substituição do Comitê de Direção Executiva da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) por um Conselho em nível de Ministros. Com a medida, os países membros buscaram conferir maior suporte político às atividades desenvolvidas na área de integração da infraestrutura, de forma a assegurar os investimentos necessários para a execução de projetos prioritários. 

    O COSIPLAN substituiu a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Concebida como foro de coordenação e intercâmbio de informações sobre infraestrutura entre os Governos dos 12 países da Região, a IIRSA, em seus 10 anos de existência, desenvolveu importante trabalho, com uma carteira de 520 projetos.

    http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planejamento-e-investimentos/integracao-sul-americana/cosiplan-conselho-sul-americano-de-infraestrutura-e-planejamento


ID
1626853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os BRICS, bem como outras economias de mercado emergentes e países em desenvolvimento, continuam a enfrentar restrições de financiamento significativas para lidar com lacunas de infraestrutura e necessidades de desenvolvimento sustentável. Tendo isso presente, temos satisfação em anunciar a assinatura do Acordo Constitutivo do Novo Banco de Desenvolvimento, com o propósito de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos BRICS e em outras economias emergentes e em desenvolvimento. Manifestamos apreço pelo trabalho realizado por nossos ministros das finanças. Com fundamento em princípios bancários sólidos, o banco fortalecerá a cooperação entre nossos países e complementará os esforços de instituições financeiras multilaterais e regionais para o desenvolvimento global, contribuindo, assim, para nossos compromissos coletivos na consecução da meta de crescimento forte, sustentável e equilibrado.

Declaração de Fortaleza. VI Reunião de Cúpula dos BRICS (15 de julho de 2014).

No que se refere à Cúpula dos BRICS realizada em Fortaleza, julgue (C ou E) o seguinte item, tendo como referência o texto acima.

Acordou-se na VI Cúpula que o primeiro presidente do Novo Banco de Desenvolvimento seria da Rússia; o primeiro presidente de seu Conselho de Governadores, da Índia; e o primeiro presidente de seu Conselho de Administração, do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS é um banco de desenvolvimento multilateral e foi criado como alternativa ao FMI e ao Banco Mundial. A sede executiva será em Xangai e o primeiro chefe executivo será indiano. O Brasil deve indicar o presidente do conselho de administração e à Russia caberá nomear o presidente do Conselho de Governadores.

  • Acordou-se na VI Cúpula que o primeiro presidente PRESIDENTE DO CONSELHO DE GOVERNADORES do Novo Banco de Desenvolvimento seria da Rússia; o primeiro presidente de seu Conselho de Governadores CHEFE EXECUTIVO, da Índia; e o primeiro presidente de seu Conselho de Administração, do Brasil. 

  • O primeiro presidente do NDB -> INDIANO

    Atualmente, o segundo presidente do NDB (desde julho/2020) -> Marcos Troyjo (brasileiro)


ID
1626856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os BRICS, bem como outras economias de mercado emergentes e países em desenvolvimento, continuam a enfrentar restrições de financiamento significativas para lidar com lacunas de infraestrutura e necessidades de desenvolvimento sustentável. Tendo isso presente, temos satisfação em anunciar a assinatura do Acordo Constitutivo do Novo Banco de Desenvolvimento, com o propósito de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos BRICS e em outras economias emergentes e em desenvolvimento. Manifestamos apreço pelo trabalho realizado por nossos ministros das finanças. Com fundamento em princípios bancários sólidos, o banco fortalecerá a cooperação entre nossos países e complementará os esforços de instituições financeiras multilaterais e regionais para o desenvolvimento global, contribuindo, assim, para nossos compromissos coletivos na consecução da meta de crescimento forte, sustentável e equilibrado.

Declaração de Fortaleza. VI Reunião de Cúpula dos BRICS (15 de julho de 2014).

No que se refere à Cúpula dos BRICS realizada em Fortaleza, julgue (C ou E) o seguinte item, tendo como referência o texto acima.

Foi acertado em Fortaleza que o Novo Banco de Desenvolvimento seria sediado em Xangai.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo 


    O novo Banco dos BRICS terá sede executiva em Xangai e o primeiro chefe executivo será indiano. Cabe ao Brasil indicar o presidente do Conselho de Administração e a Russia nomear o presidente do Conselho de Governadores.

  • Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também referido como Banco de Desenvolvimento do BRICS ou simplesmente Banco do BRICS, é um banco de desenvolvimento multilateral, operado pelos estados do BRICS (BrasilRússiaÍndiaChina e África do Sul) como uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional.

    A sede da instituição fica em Xangai, China e o primeiro chefe-executivo será indiano. Na cúpula de 2015 na Rússia, os países planejam anunciar os funcionários de alto nível do banco. O primeiro escritório regional será aberto em Joanesburgo, África do Sul.

    Em 15 de julho de 2014, durante a sexta cúpula do BRICS, em Fortaleza, no Ceará, os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram um acordo, oficializando a criação do banco, cujo principal objetivo é o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento em países pobres e emergentes.

  • NDB -> sede: Xangai

    • Escritórios regionais: Johanesburgo e São Paulo
    • Sub-escritório em Brasília

  • Cúpula em Fortaleza confirma criação de banco de desenvolvimento e fundo de reservas próprios para os países emergentes. Objetivo, segundo eles, é fazer frente a sistema financeiro dominado por potências ocidentais.

        

    Capital inicial de 50 bilhões

    O financiamento do novo banco de desenvolvimento, a ser sediado em Xangai, é uma tentativa de estabelecer uma alternativa às velhas estruturas de poder do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O capital inicial, no valor de 50 bilhões de dólares, vem de contribuição igualitária dos membros do Brics.

    "No Banco Mundial, os EUA têm poder de veto, no banco dos Brics, todos os acionistas são iguais", explicou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Além disso, a presidência do banco não está sujeita a um continente específico, sendo alternada a cada cinco anos entre os países do Brics. O primeiro presidente do banco será da Índia.

    Além do novo banco de desenvolvimento, também foi acertada a criação de um fundo monetário alternativo durante a cúpula de Fortaleza. Os cinco líderes assinaram o documento de fundação do chamado Arranjo Contingente de Reserva (ACR). O fundo deve ser equipado com 100 bilhões de dólares e destinado a socorrer membros do Brics que passarem por dificuldades financeiras.

    Para os países do Brics, que dispõem atualmente das maiores reservas cambiais do mundo, a instituição oferece uma boa oportunidade de investir suas divisas. Com 41 bilhões de dólares, a China contribui com a maior parte do capital. Índia, Brasil e Rússia pagam, cada um, 18 bilhões de dólares, enquanto a participação da África do Sul é de 5 bilhões.

    Estruturas diferentes

    No ACR, as estruturas também diferem das do FMI. Empréstimos de resgate equivalentes a até 30% da contribuição do membro do Brics podem ser decididos por maioria simples. Empréstimos maiores requerem o consentimento de todos os membros.

    Com a criação do fundo, os países do Brics reagem à falta de reformas no FMI. Na reunião de abril deste ano entre Banco Mundial e FMI, essa reforma, definida já em 2010, foi impedida de ser implementada devido a um veto do Congresso dos EUA. O objetivo da reforma era, entre outras coisas, um aumento de 6% no peso dos votos dos países emergentes e em desenvolvimento.

    "Continuamos decepcionados e preocupados com o atraso das reformas no FMI. Ele afeta a legitimidade, eficiência e credibilidade da entidade", diz o documento final da cúpula, assinado pelos cinco membros do Brics. "Defendemos uma arquitetura financeira internacional que supere obstáculos ao desenvolvimento de forma mais determinada e damos, assim, nossa contribuição."

    https://www.dw.com/pt-br/com-banco-brics-quer-nova-era-de-estruturas-de-poder/a-17789702


ID
1626862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os BRICS, bem como outras economias de mercado emergentes e países em desenvolvimento, continuam a enfrentar restrições de financiamento significativas para lidar com lacunas de infraestrutura e necessidades de desenvolvimento sustentável. Tendo isso presente, temos satisfação em anunciar a assinatura do Acordo Constitutivo do Novo Banco de Desenvolvimento, com o propósito de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos BRICS e em outras economias emergentes e em desenvolvimento. Manifestamos apreço pelo trabalho realizado por nossos ministros das finanças. Com fundamento em princípios bancários sólidos, o banco fortalecerá a cooperação entre nossos países e complementará os esforços de instituições financeiras multilaterais e regionais para o desenvolvimento global, contribuindo, assim, para nossos compromissos coletivos na consecução da meta de crescimento forte, sustentável e equilibrado.

Declaração de Fortaleza. VI Reunião de Cúpula dos BRICS (15 de julho de 2014).

No que se refere à Cúpula dos BRICS realizada em Fortaleza, julgue (C ou E) o seguinte item, tendo como referência o texto acima.

Definiu-se na Cúpula de Fortaleza que o Novo Banco de Desenvolvimento teria capital inicial autorizado de US$ 100 bilhões, com um capital inicial subscrito de US$ 50 bilhões, dividido igualmente entre seus membros fundadores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    Entre as vertentes mais promissoras do BRICS, destaca-se a área econômico-financeira, tendo sido assinados dois instrumentos de especial relevo na VI Cúpula do BRICS (Fortaleza, julho de 2014): os acordos constitutivos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – voltado para o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em economias emergentes e países em desenvolvimento –, e do Arranjo Contingente de Reservas (ACR) – destinado a prover apoio mútuo aos membros do BRICS em cenários de flutuações no balanço de pagamentos. O capital inicial subscrito do NBD foi de US$ 50 bilhões e seu capital autorizado, US$ 100 bilhões. Os recursos alocados para o ACR, por sua vez, totalizarão US$ 100 bilhões. 


    Fonte: http://www.cesmac.edu.br/admin/wp-content/uploads/2014/11/o-que-faz-os-brics.pdf

  • Gabarito: CERTO

    "Esta informação consta no ponto 12 da Declaração de Fortaleza, aprovada em julho de 2014." 

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • capital inicial do banco será de 50 bilhões de dólares (podendo chegar, futuramente, a 100 bilhões de dólares), valor a ser integralizado pelos cinco países em partes iguais, em até sete anos.

  • NBD -> capital

    • Integralizado (inicialmente): 10bilhões
    • subscrito: 50bilhões
    • autorizado: 100bilhões

    *Dividido igualmente entre os BRICS

    *Qualquer outro país da ONU pode participar (desenvolvidos não podem pegar emprestado)

    *BRICS terão no mínimo 55% do capital votante

    *Nenhum país não BRIC terá mais de 7% do capital votante

    *Países desenvolvidos não somarão mais de 20% do capital votante


ID
1694317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A respeito do comércio exterior e dos fluxos internacionais, julgue o item a seguir.

As fases de integração econômica incluem a zona de livre comércio e a união econômica, sendo esta última representada pela adoção de uma política monetária e fiscal comum a todos os estados-membros.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha. A União Econômica caracteriza-se pela harmonização das políticas monetária, cambial e fiscal.

  • A questão estaria correta se ao invés de união econômica, onde se encontra, por exemplo, a União Europeia, estivesse o estágio denominado "integração econômica total". Neste, sim, ocorre unificação das políticas econômicas, é o estágio mais avançado de integração.

    Bons estudos.

  • Oi Giovanni,

    A União Européia não se encontra na fase de Integração Econômica total????

  • Quando se trata de união econômica temos a harmonização de políticas econômicas (fiscal + monetária + cambial)

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Ricardo Vale

  • A união européia seria melhor denominada União Econômica e cambial. Possui harmonização de políticas econômicas e fiscais mas já adotou uma moeda única. 

  • União aduaneira: CORDENAÇÃO da politicas monetária , cambial e fiscal

    UNIÃO ECONOMICA: HARMONIZAÇÃO das políticas monetária, cambial e fiscal

    UNIÃO ECONOMICA TOTAL: Unificação das devidas políticas , moeda única. ( NÃO EXISTE ATUALMENTE)


ID
2790130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Tendo em vista que a participação do Brasil na promoção de esforços de integração na América do Sul se dá sob diferentes formas e instâncias e envolve iniciativas político-diplomáticas e o engajamento em mecanismos regionais e sub-regionais de integração econômica e de cooperação, julgue (C ou E) o item seguinte, relativos a esse tema.


A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Sul-Americana (IIRSA), criada por iniciativa brasileira, em 2000, segue como principal mecanismo para o tratamento de questões afetas à infraestrutura regional no Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Gabarito preliminar alterado de E para C (justificativa do CESPE): A redação do item circunscreve a análise da importância da IIRSA ao marco do COSIPLAN. Nesse sentido, a consideração das atribuições daquele foro técnico corrobora o que está disposto na redação do item.

     

    ------

     

    A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), criada em 2000, nasceu de proposta do governo brasileiro. A IIRSA foi concebida com o objetivo de promover a integração econômica, política e social por meio da integração física do subcontinente. Em 2011, o Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) incorporou a IIRSA a seus trabalhos como foro técnico, aproveitando seu acervo de trabalho acumulado entre 2000 e 2010.

     

    O Regulamento do COSIPLAN estabelece como uma das funções da IIRSA a seguinte: "Elaborar o planejamento para a integração física regional da América do Sul". Diz o Estatuto do COSIPLAN:
    "Artigo 6. O Conselho contará com as seguintes instâncias de apoio:
    a) O Comitê Coordenador integrado pelas delegadas e/ou delegados ministeriais dos Estados membros, e será presidido por um delegado do país que presida o Conselho.
    b) A Iniciativa IIRSA como Foro Técnico para temas relacionados com a planificação da integração física regional sul-americana.
    c) Grupos de Trabalho que se convenha organizar nas áreas temáticas de sua competência
    ".

     

    Portanto, a IIRSA segue sendo o principal mecanismo responsável por esses temas no COSIPLAN, uma vez que é a instância de apoio, dentro da estrutura do COSIPLAN, com competência sobre infraestrutura regional.

    (Prof. Bruno Rezende)

  • "A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) se desenvolveu a partir da proposta aprovada na I Reunião de Presidentes Sul-Americanos, realizada em Brasília, entre 31 de agosto e 1º de setembro de 2000, com o objetivo de “impulsionar a integração e modernização da infraestrutura física de transportes, energia e comunicações , sob uma perspectiva regionalista do continente Sul-Americano

    Tendo sido inicialmente proposta pelo governo brasileiro durante a Presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi oficializada em 2002 e se desenvolveu a partir de um formato intergovernamental com reuniões IIRSA foram agregados à agenda da então nascente União das Nações Sul-Americanas (Unasul), no âmbito do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan). No que diz respeito à atuação brasileira, há diversas discussões sobre o papel que o país exerceu na iniciativa e os seus interesses e projetos."

  • Achei que a IIRSA tivesse sido substituída pela cosiplan rsrs


ID
2790166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Além de ser, no presente, a região de maior dinamismo econômico global, a Ásia é um espaço que abriga importantes dinâmicas políticas e de segurança que repercutem para além da própria região. Por essa razão, países que, a exemplo do Brasil, procuram, na maior aproximação com os países asiáticos, oportunidades de aprofundar sua inserção internacional devem considerar tanto os principais vetores das políticas externas na região como os antecedentes de seu próprio relacionamento no plano bilateral. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) o próximo item.


A China experimentou significativa inflexão em sua política externa ao valorizar o aprofundamento dos laços econômicos com os países em seu contexto regional por meio de mecanismos coletivos, o que se expressa no apoio a propostas e iniciativas como a Área de Livre Comércio da Ásia Pacífico, a Comunidade Econômica do Leste da Ásia e a Parceria Econômica Regional Abrangente.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    As iniciativas regionais listadas na assertiva ganharam alguma tração com a inflexão recente da política externa chinesa, capitaneada pelo atual presidente, Xi Jinping, ainda que nem todas elas existam ou estejam no horizonte próximo.

     

    - Comunidade Econômica do Leste da Ásia: essa proposta foi originalmente adotada pela Cúpula Comemorativa da ASEAN + 3 (Asean Plus Three ou APT), realizada no Camboja, em 2012. A ideia era estabelecer uma Comunidade Econômica do Leste Asiático até 2020, o que ainda não se materializou em qualquer mapa da rota ou proposta mais específica. Em 2015, o premiê Li Keqiang reforçou a urgência do estabelecimento da Comunidade, em discurso realizado na Cúpula ASEAN + 3 em Manila.

     

    - Parceria Econômica Regional Abrangente: as negociações sobre essa parceria (em inglês, "Regional Comprehensive Economic Partnership" ou RCEP) também se iniciaram na Cúpula da ASEAN + 3 de 2012. A ideia era unificar os cinco acordos regionais entre a ASEAN e seus parceiros regionais, buscando reorganizar a "tigela de lamen" criada pela sobreposição dos diversos arranjos e de regras potencialmente conflitantes. Analistas sugerem que, com o esvaziamento do TPP após a retirada norte-americana, o marco do RCEP ganha força, liderado pelos interesses chineses.

     

    - Área de Livre Comércio da Ásia Pacífico ("Free Trade Area of the Asia Pacific" ou FTAAP): as negociações para o estabelecimento de uma zona de livre comércio na região do Pacífico foram lançadas na Reunião de Líderes Econômicos 2014 da APEC em Beijing. Em 2016, na reunião da APEC em Lima, Xi Jinping reforçou a intenção chinesa de aprofundar o comércio regional pela criação da FTAAP.

     

    (Prof. Guilherme Casarões)

  • Inflexão: mudança da direção ou da posição normal; desvio.

    É importante notar que a partir de 1973, com a ascensão de Deng Xiaoping para assumir as posições de primeiro-ministro, vice-presidente do PCC e comandante geral das Forças Armadas, percebe-se reformas significativas e determinantes na política interna e externa do país. Em linhas gerais, essas reformas estão relacionadas com a promoção de uma abertura econômica e, com isso a preconização pela entrada de investimentos estrangeiros no país.

  • Inflexão: mudança da direção ou da posição normal; desvio.

    É importante notar que a partir de 1973, com a ascensão de Deng Xiaoping para assumir as posições de primeiro-ministro, vice-presidente do PCC e comandante geral das Forças Armadas, percebe-se reformas significativas e determinantes na política interna e externa do país. Em linhas gerais, essas reformas estão relacionadas com a promoção de uma abertura econômica e, com isso a preconização pela entrada de investimentos estrangeiros no país.


ID
2790205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Segundo o Tratado de Lisboa, a União Europeia (UE) tem como valores o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos e como objetivo a promoção da paz, dos valores comuns e do bem-estar dos seus povos. No que concerne ao tema da integração europeia, julgue (C ou E) o  item seguinte.


Composta por um representante de cada um dos Estados-membros da UE, a Comissão Europeia é o órgão executivo da UE e defende seus interesses gerais.

Alternativas
Comentários
  • COMISSÃO EUROPEIA

    Funções: Defende os interesses gerais da UE, mediante a apresentação de propostas legislativas e a execução da legislação, das políticas e do orçamento da UE

    Membros: Uma equipa («colégio») de Comissários, um por cada país da UE

  • CERTO.

     

    Diz o site da Comissão Europeia: "A Comissão Europeia é o órgão executivo que defende os interesses gerais da União Europeia". Atualmente, a Comissão é composta por 28 comissários - um de cada país membro da UE.

     

    (Prof. Bruno Rezende).

  • Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia (UE) na sua globalidade. Propõe além da legislação, política e programas de ação e é responsável por aplicar as decisões do Parlamento Europeu (PE) e do Conselho da União Europeia (CUE). A Comissão Europeia materializa e defende o interesse geral da Comunidade Europeia. O presidente da Comissão é eleito pelo Parlamento Europeu, por proposta do Conselho Europeu. Os restantes comissários são escolhidos com base num sistema de rotação estabelecido por unanimidade pelo Conselho Europeu. O termo "Comissão" faz referência aos membros da Comissão e aos Comissários designados pelos Estados membros e aprovados pelo Parlamento, mas entretanto também se refere à própria instituição e ao seu pessoal.


ID
2790208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Segundo o Tratado de Lisboa, a União Europeia (UE) tem como valores o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos e como objetivo a promoção da paz, dos valores comuns e do bem-estar dos seus povos. No que concerne ao tema da integração europeia, julgue (C ou E) o item seguinte.


A despeito de seus nomes, o Conselho da Europa e a Corte Europeia de Direitos Humanos não são instituições da UE.

Alternativas
Comentários
  • Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (sinónimos: Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, Tribunal de Estrasburgo ou TEDH) foi fundado em 1959 e tem a sua sede em Estrasburgo. Transformou-se num órgão permanente em 1 de novembro de 1998.

    Esse Tribunal não é um órgão da União Europeia, contrariamente ao Tribunal de Justiça da União Europeia, mas uma jurisdição do Conselho da Europa. Os 47 Estados membros deste Conselho também devem ser imperativamente membros deste Tribunal e aceitar as suas decisões. 

    Conselho da Europa (inglês: Council of Europe, francês: Conseil de l'Europe) é uma organização internacional fundada a 5 de Maio de 1949, a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Os seus propósitos são a defesa dos direitos humanos, o desenvolvimento democrático e a estabilidade político-social na Europa. Tem personalidade jurídica reconhecida pelo direito internacional e serve cerca de 800 milhões de pessoas em 47 Estados, incluindo os 28 que formam a União Europeia.

    Dentro do Conselho da Europa encontra-se a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

  • CERTO.

     

    Nenhum dos dois figura como instituição ou órgão da UE.

     

    O Conselho da Europa, criado em 1949, é uma organização internacional composta por 47 países europeus (inclusive todos os membros da UE). Diz o site do Conselho da Europa: "The Council of Europe is a separate organisation from the 28-member EU" .

     

    A Corte Europeia de Direitos Humanos foi criada para supervisionar a aplicação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, negociada no âmbito do Conselho da Europa.

     

    (Prof. Bruno Rezende).

  • É importante não confundir o Conselho da Europa com:

    • O Conselho da União Europeia, que é o órgão político onde são representados os governos nacionais dos países da UE
    • O Conselho Europeu, que é o nome das reuniões onde é decidida a política geral da UE.

    O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos foi fundado em 1959 e tem a sua sede em Estrasburgo. Transformou-se num órgão permanente em 1 de novembro de 1998. Esse Tribunal não é um órgão da União Europeia, contrariamente ao Tribunal de Justiça da União Europeia, mas uma jurisdição do Conselho da Europa.


ID
2837467
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O Brasil participa de acordos comerciais, visando à integração regional e à eliminação ou à redução de barreiras alfandegárias. Além do Mercosul, cabe destacar a participação brasileira no acordo denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Para fazer parte do bloco MERCOSUL , é preciso estar primeiramente associado à Associação Latino-Americana De Integração (ALADI). Esse é também o maior bloco econômico da América Latina. Foi criada a partir do Tratado de Montevidéu de 1980. São treze os seus países-membros: ArgentinaBolíviaBrasilChileColômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, ParaguaiPeruUruguaiVenezuela,


ID
2854939
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A respeito da Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, é correto afirmar que, no Brasil, ela

Alternativas
Comentários
  • O DECRETO Nº 3.678, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2000.

    Promulga a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, concluída em Paris, em 17 de dezembro de 1997


    Alternativa: A

  • Novidade.

  • Gabarito letra A para os não assinantes.

    A corrupção não é um fenômeno que ocorre de forma isolada no Brasil, tampouco é característica exclusiva da cultura brasileira. Com a intensificação das relações internacionais e o avanço da globalização, o problema atingiu escala mundial. Diante disso, o Estado brasileiro vem ampliando e fortalecendo sua relação com outros países, visando à cooperação e à integração na prevenção e no combate à corrupção. Com esse objetivo, o Brasil já ratificou três Tratados Internacionais que prevêem a cooperação internacional nessa área:

    ► a Convenção Interamericana Contra a Corrupção;

    ►a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção e

    ► a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    fonte:

    http://www.gespublica.gov.br/content/conven%C3%A7%C3%A3o-da-ocde-sobre-o-combate-da-corrup%C3%A7%C3%A3o-de-funcion%C3%A1rios-p%C3%BAblicos-estrangeiros-em

  • Piades


ID
5354350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

No que se refere ao Fundo Monetário Internacional (FMI), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O FMI (Fundo Monetário Internacional) teria como função principal a manutenção da estabilidade cambial, ajudando os países que possuíssem problemas em seu Balanço de Pagamentos. Além disso, o FMI foi criado com o objetivo de evitar que os países desvalorizassem propositalmente suas moedas com o intuito de tornar seus produtos mais baratos no mercado internacional e, assim, vencer a concorrência. 

    GABARITO LETRA ''C''

    Prof. Ricardo Vale.


ID
5354368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando as especificidades técnicas e teóricas relacionadas à tarifa externa do MERCOSUL (TEC), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra E : a Tarifa lançada na OMC , tarifa consolida-te , e a usada como base para operações
  • Setor automotivo , açucareiro e de serviços são exceções a TEC ( corrijam -me se estiver errado)
  • Está assim o texto sobre a TEC no site do Governo

    O Brasil não aplica a TEC para:

    • Produtos cujas alíquotas consolidadas pelo Brasil junto à OMC são inferiores a TEC (Lista III OMC)
    • Brinquedos: Produtos objeto da Resolução CAMEX N° 72/2015 – autorização do MERCOSUL para que os Estados Partes apliquem alíquotas distintas da TEC para a posição NCM 9503 (Decisão CMC 60/10)
    • Produtos do Setor Automotivo (conforme definidos pelo Apêndice I do 38° Protocolo Adicional do Acordo de Complementação Econômica N° 14 – “Acordo sobre a Política Automotiva Comum entre a República Argentina e a República Federativa do Brasil”)
    • Produtos incluídos no Regime de Autopeças Não-Produzidas (Resolução CAMEX N° 61/2015 – redução a 2%)
    • Produtos incluídos no Regime de Autopeças Não-Produzidas (Resolução CAMEX N° 102/2018 – isenção do Imposto de Importação)
    • Produtos incluídos na Lista de Exceção à TEC do Brasil (LETEC – Resolução CAMEX N° 125/2016)
    • Produtos objeto de ações pontuais de desabastecimento (Resolução GMC 49/19)
    • Produtos objeto de Ex-tarifários de Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) e de Bens de Capital (BK)
    • Produtos incluídos da Lista de Exceção à TEC de Bens de Informática e Telecomunicações (LEBIT – Resolução CAMEX N° 125/2016)

    Fonte: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/camex/estrategia-comercial/tarifas/tarifa-externa-comum

    Logo, as alternativas B, C e D estão erradas. A alternativa correta é a letra A.

  • Está assim o texto sobre a TEC no site do Governo

    O Brasil não aplica a TEC para:

    • Produtos cujas alíquotas consolidadas pelo Brasil junto à OMC são inferiores a TEC (Lista III OMC)
    • Brinquedos: Produtos objeto da Resolução CAMEX N° 72/2015 – autorização do MERCOSUL para que os Estados Partes apliquem alíquotas distintas da TEC para a posição NCM 9503 (Decisão CMC 60/10)
    • Produtos do Setor Automotivo (conforme definidos pelo Apêndice I do 38° Protocolo Adicional do Acordo de Complementação Econômica N° 14 – “Acordo sobre a Política Automotiva Comum entre a República Argentina e a República Federativa do Brasil”)
    • Produtos incluídos no Regime de Autopeças Não-Produzidas (Resolução CAMEX N° 61/2015 – redução a 2%)
    • Produtos incluídos no Regime de Autopeças Não-Produzidas (Resolução CAMEX N° 102/2018 – isenção do Imposto de Importação)
    • Produtos incluídos na Lista de Exceção à TEC do Brasil (LETEC – Resolução CAMEX N° 125/2016)
    • Produtos objeto de ações pontuais de desabastecimento (Resolução GMC 49/19)
    • Produtos objeto de Ex-tarifários de Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) e de Bens de Capital (BK)
    • Produtos incluídos da Lista de Exceção à TEC de Bens de Informática e Telecomunicações (LEBIT – Resolução CAMEX N° 125/2016)

    Fonte: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/camex/estrategia-comercial/tarifas/tarifa-externa-comum

    Logo, as alternativas B, C e D estão erradas. A alternativa correta é a letra A.