SóProvas


ID
1419586
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Condado Confeitaria Ltda. arrendou o estabelecimento de uma de suas filiais, situado na cidade de Buíque, à sociedade empresária Calumbi, Machados & Cia. Ltda. Não houve notificação prévia do arrendamento aos credores quirografários do arrendador, apenas a publicação legal do contrato e seu arquivamento na Junta Comercial.

O contrato foi celebrado pelo prazo de quatro anos e contém estipulação estabelecendo que, durante sua vigência, o arrendador está proibido de fazer concorrência ao arrendatário na cidade de Buíque.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a estipulação contratual é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E" incorreta. A eficácia do contrato de arrendamento de estabelecimento empresarial perante terceiros não depende de notificação a credores, senão somente de averbação na Junta Comercial e de sua publicação. V. CC:


    "Art. 1.144. O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento, só produzirá efeitos quanto a terceiros depois de averbado à margem da inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis, e de publicado na imprensa oficial."


    Alternativa "A" correta. V. CC:


    "Art. 1.147. Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subseqüentes à transferência.

    Parágrafo único. No caso de arrendamento ou usufruto do estabelecimento, a proibição prevista neste artigo persistirá durante o prazo do contrato."

  • -
    arrendar = é um contrato de cessão onde o proprietário entrega o bem para ser
    explorado, mediante remuneração.

    Quanto a assertiva C, vide art. 1147 CC
    " Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode
    fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subsequentes à transferência".

    GAB: A