SóProvas


ID
1419613
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

O Presidente de Câmara Municipal quer saber se os rendimentos das aplicações financeiras eventualmente feitas pela Câmara ao longo do exercício financeiro, ao findar deste, podem ser apropriados pela própria Câmara Municipal.

A resposta a tal consulta é

Alternativas
Comentários
  • "(...) O outro ponto é que a apropriação dessa espécie de receita municipal deve ser feita pelo Executivo e não, pela Câmara de Vereadores, o que implica, necessariamente, o repasse dos valores então obtidos a esse título para a Prefeitura Municipal.

    A uma, porque o Poder Legislativo não promove a arrecadação de receitas municipais, pois, como é sabido, a Câmara de Vereadores é unidade do orçamento da administração direta municipal. A propósito, esse fato é reconhecido pelo próprio consulente, quando declara que o orçamento da edilidade não contempla rubrica para a apropriação de receitas dessa natureza.

    A duas, e conseqüentemente, porquanto o art. 56 da Lei Federal n. 4.320/64 estabelece de forma expressa o princípio da unidade de tesouraria, o que não pode ser olvidado pelo gestor público".

    Fonte: http://200.198.41.151:8081/tribunal_contas/2004/02/-sumario?next=13

  • CÂMARA MUNICIPAL NÃO TEM COMPETÊNCIA ARRECADATÓRIA