ATENÇÃO: NBC TSP 04 – Estoques
Critérios de mensuração de estoques
32. O custo dos estoques de itens que não são normalmente intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e segregados para projetos específicos deve ser atribuído por meio da identificação específica dos seus custos individuais.
35. O custo dos estoques, que não sejam os tratados no item 32, deve ser atribuído pelo uso do critério primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS); ou pelo critério do custo médio ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério de valoração para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade. Para os estoques que tenham outra natureza ou uso, podem justificar-se diferentes critérios de valoração.
37. O critério PEPS pressupõe que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente, os itens que permanecerem em estoque no fim do período sejam os mais recentemente comprados ou produzidos. Pelo critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo do período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período. A média pode ser determinada em base periódica ou à medida que cada lote seja recebido, dependendo das circunstâncias da entidade.
QUESTAO DESATUALIZADA.
Comando da questão remete ao NBC T 16.10, porem todos os itens dessa norma relativos aos estoques foram revogados. SALVO: ESTOQUE DE ANIMAIS E PRODUTOS AGRÍCOLAS (usar VALOR JUSTO).
Assim, para avaliação de estoques devemos nos ater ao MCASP 2018 (custo histórico ou valor realizável liquido, dos 2 o menor).
Feita essa ressalva, a assertiva correta continua sendo a D, já que para calcularmos o custo histórico iremos usar o PEPS.