-
CERTO!
"Ambivalência, no contexto da EM, é o princípio norteador do processo de mudança." (CUNHA, 2000)
-
De acordo com Miller e Rollnick (2013), a EM é um estilo de conversa colaborativa voltado para o fortalecimento da sua própria motivação e comprometimento com uma mudança. Por se tratar de uma abordagem que tem uma meta específica, que é resolver a ambivalência, é compreendida com caráter de intervenção breve, podendo assim, ser utilizada por uma ampla gama de profissionais em diferentes serviços.
As premissas básicas que auxiliam o profissional na prática da EM são empatia, congruência, espírito colaborativo no aumento da motivação para a mudança; adoção de um estilo calmo e eliciador; considerar a ambivalência natural (a motivação para a mudança deve ser eliciada no cliente e não imposta); a resistência pode ser reduzida ou aumentada através das interações interpessoais (o profissional é diretivo em auxiliar o cliente a examinar e resolver a ambivalência); o relacionamento cliente-profissional deve ser colaborativo e amigável; clientes são responsáveis pelo seu progresso (o profissional atua como um facilitador no processo, estimulando e apoiando a autoeficácia do cliente); a abstinência é a meta mais segura, mas nem sempre a melhor escolha, principalmente com clientes em pré-contemplação ou contemplação (Figlie e outros, 2015 no prelo; Rollnick, S., Miller, W. R. & Butler, C. C., 2009).
-
Tenho algumas ressalvas quanto a essa assertiva, pois ela afirma que a ambivalência é o pincípio norteador, sendo que a literatura aponta que é um dos princípios, mais especificamente, o primeiro. Logo, a assertiva traz uma ideia restritiva. Semanticamente são coisas distintas, mas ...
Segundo Oliveira (2007), ambivalência, no contexto da EM, é o primeiro princípio norteador do processo de mudança. Segundo Davidson (1997), trabalhar a ambivalência nos comportamentos aditivos é trabalhar a essência do problema.
Fonte: A Entrevista Motivacional in: Cunha e cols. Psicodiagnóstico V.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: Certo
-
Ambivalência é um estado de ter, simultaneamente, conflitantes perante uma pessoa ou coisa. De outro modo, ambivalência é a experiência de ter e simultaneamente positivas e negativas em relação a alguém ou alguma coisa. Um exemplo comum de ambivalência é o sentimento de amor e ódio por uma mesma pessoa.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambival%C3%AAncia
-
É por meio da ambivalência que o terapeuta perceberá quais conflitos estão presentes, quais prós e contras estão dispersos no engajamento para mudar. Mostrando assim o conflito motivacional existente.
Dessa forma, eles acreditam que à MOTIVAÇÃO é a força propulsora que move os indivíduos a um objetivo específico (CUNHA, 2003).