-
Gabarito Letra D
Proposições:
A: Projeto aprovado
B: Recebimento de novos
computadores
C: laboratório reformado
D: Processamento de sangue de 50
pessoas/dia
E: Atendimento duplicado nos ambulatórios
Sentenças
transformadas:
A --> (B ^ C)
C --> D
D --> E
a questão nos diz que
"D" é falso (atendimento de 25 pacientes por dia), logo:
A(F) --> (B ^ C(F))
C(F) --> D(F)
D(F) --> E
Como "D" é falso, "C" necessariamente
será falso pois não pode "V e F" em condicional.
Como "C" é falso,
necessariamente a conjunção [ ^ ] será falsa (para conjunção ser verdade tem de haver V e V nas duas proposições)
Como a conjunção é falsa, "A"
necessariamente será falso pois não pode "V e F" em condicional.
Nada
podemos declarar a respeito de "E", pois se mesmo se tiver valor
verdadeiro ou falso, não tornará a sentença falsa.
Nada podemos declarar a
respeito de "B", pois se mesmo se tiver valor verdadeiro ou falso, não
tornará a sentença verdadeira
de posse dos resultados só procurar a resposta:
d) o projeto citado pelo chefe do departamento não foi aprovado.
"A (F)"
bons estudos
-
SENTENÇA 2) I TEM QUE SER FALSA, POIS A II É CONFIRMADA COMO FALSA PELA QUESTÃO.
SE A I É FALSA LOGO A CONJUNÇÃO "E" NA SETENÇA 1) É FALSA. A CONJUNÇÃO É FALSA PARA QUE A SENTENÇA 1) SEJA VERDADEIRA LOGO A I DA SENTENÇA 1) DEVERÁ SER FALSA , POIS FALSA FALSA GERA VERDADE NO "SE ENTÃO".
MEIO CONFUSO MAS É ISSO AÍ...
-
PROFESSOR CUSTÓDIO NASCIMENTO
Se a capacidade de processamento do laboratório é de 25 pacientes por dia em 2015, isso significa que é falsa a proposição “o laboratório passará a ter capacidade para processar o sangue de 50 pacientes por dia”. Logo, empregando os conceitos da proposição condicional, temos:
2 . Se o laboratório for reformado, ? FALSA
passará a ter capacidade para processar o sangue de 50 pacientes por dia.(falso)
segundo o enunciado a 2º frase é FALSA (se então, tabela verdade- VF é igual a Falso) então para que a resposta dê verdadeiro a 1º frase tem que ser FALSA.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Se o projeto for aprovado (TERÁ DE SER FALSA PORQUE SE FOR VERDADEIRA, VF=F) = FALSA
o departamento receberá novos computadores e (VERDADEIRA OU FALSA, não tem como ter certeza) V OU F
terá seu laboratório reformado. FALSA
segundo a sentença 2 (anterior) esta frase é Falsa (com conectivo e a única possibilidade de dar verdadeiro é VV= V , dessa forma se a 2º frase do "E" é falsa a 1º frase do "E" sendo Verdadeira ou falsa não fará diferença), mas temo o se então
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Se for possível processar o sangue de 50 pacientes por dia, (FALSA)
o número de atendimentos diários no ambulatório será duplicado. (VERDADEIRO OU FALSO NÃO TEM COMO TER CERTEZA)
Assim, a única alternativa possível é a letra D. (O PROJETO CITADO NÃO FOI APROVADO)
-
P1: Projeto Aprovado → Dep.
Recebeu Novos Computadores ^ Lab. Reformado V
Falsa ? (indefinido /
Indiferente) Falsa
P2: Laboratório Reformado →
Capacidade de Processamento 50 Pessoas por dia V
Falsa Falsa
P3: Capacidade de Processamento 50
Pessoas por dia → Número de atendimentos duplicados V
Falsa ? (indefinido /
Indiferente)
Conclusão: NÃO HOUVE Capacidade de
Processamento 50 Pessoas por dia V
-
Conforme foi dito no enunciado, a capacidade de processamento do laboratório em 2015 é de apenas 25 pacientes por dia. A frase número 2 dizia queseu laboratório fosse reformado a capacidade passaria para 50 pacientes por dia.Como é essa capacidade permaneceu em 25 pacientes por dia, podemos concluir que o laboratório não foi reformado. Voltando na frase de número 1, e sabendo que o laboratório não foi reformado, podemos dizer que o trecho " o departamento receberá novos computadores e terá seu laboratório reformado" é falso, de modo que para esta proposição condicional ser verdadeira é preciso que o trecho " o projeto for aprovado" também seja falso. Isso nos permite concluir que o projeto não foi aprovado, de modo que podemos marcar a alternativa D. Observe ainda que na frase número 3 o trecho" se for possível processar o sangue de 50 pacientes por dia" é falso, o que por si só já torna essa proposição condicional verdadeira,independente do fato do número de atendimentos ter sido duplicado ou não.
Portanto, não podemos concluir nada a respeito da duplicação do número de atendimentos.
Resposta: D
-
Conforme foi dito no enunciado, a capacidade de processamento do laboratório em 2015 é de apenas 25 pacientes por dia. A frase número 2 dizia que seu laboratório fosse reformado a capacidade passaria para 50 pacientes por dia. Como é essa capacidade permaneceu em 25 pacientes por dia, podemos concluir que o laboratório não foi reformado. Voltando na frase de número 1, e sabendo que o laboratório não foi reformado, podemos dizer que o trecho " o departamento receberá novos computadores e terá seu laboratório reformado" é falso, de modo que para esta proposição condicional ser verdadeira é preciso que o trecho " o projeto for aprovado" também seja falso. Isso nos permite concluir que o projeto não foi aprovado, de modo que podemos marcar a alternativa D. Observe ainda que na frase número 3 o trecho " se for possível processar o sangue de 50 pacientes por dia" é falso, o que por si só já torna essa proposição condicional verdadeira, independente do fado do número de atendimentos ter sido duplicado ou não. Portanto, não podemos concluir nada a respeito da duplicação do número de atendimentos.
Resposta: D
-
MINHA RESOLUÇÃO:
Só faço uma crítica à questão, ela usa a expressão "no ano de 2014", o que pode levar ao entendimento de que a produção dos efeitos do que pode acontecer se restringe a esse ano, o ideal seria dizer que os eventos poderiam acontecer a partir de 2014, ou seja, ficaria garantida assim a produção de seus efeitos sobre os anos subsequentes. Fora isso, boa questão.
PA -> (NC ^ LF)
LF -> CP50/dia
CP50dia -> NADD
partindo da hipótese de que PA = V, ou seja, Projeto Aprovado é uma verdade, nesse caso, vc verá que TODAS, absolutamente TODAS as demais proposições simples que compõem as 3 primeiras premissas condicionais também serão obrigatoriamente Verdadeiras, veja:
partindo da hipótese de que PA = V:
PA -> (NC ^ LF)
V -> (V ^ V) = V , já que o consequente não pode ser F e , para não ser F, a conjunção exige que ambas as simples sejam V.
LF -> CP50/dia
V -> V = V, já que LF é V, CP50/dia terá de ser V
CP50dia -> NADD
V -> V = V, se CP50dia é V, NADD terá de ser V.
Decorre disso que a última premissa dada pela banca, que é CP25/dia, se torna F, ou seja, presumindo que PA = V, obtemos CP50/dia = V, o que obriga CP25/dia = F, o que NÃO pode acontecer, já que CP25/dia é uma premissa fornecida.
Dessa forma, a proposição do ano seguinte, CP25/dia, seria FALSO, mas sabemos que essa proposição é Verdadeira, pois faz parte da estrutura das premissas, assim, OBRIGATORIAMENTE, a proposição PA = F
Havendo essa garantia lógica, o gabarito só pode ser: D) o projeto citado pelo chefe do departamento não foi aprovado.
___________
ou seja, pra chegar ao gabarito, eu não precisei abrir o argumento inteiro, descobrindo os valores lógicos de todas as proposições simples, eu só precisei obter certeza sobre 1, justamente a do gabarito.