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Pq? Vc sabe explicar essa questão?
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Temos que ficarmos atentas(os) ao que o enunciado pede, ele se refere a "aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, ao longo da década de 1980", isto é, nesse recorte histórico o Serviço Social reproduziu esses tipos de vieses epistemológicos onde a apropriação do marxismo ainda era perene nas percepções dos espaços sócio-ocupacionais e na intervenção nesses espaços, o que caracterizou em vertentes militantistas, onde "concebe o Assistente Social como agente da transformação social", dissociados de sua relação com as demandas do mercado de trabalho, das particularidades da práxis profissional e ,ainda, subestima o papel de protagonistas das organizações políticas das classes sociais nas lutas que os atingem diretamente.
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Um projeto para o Serviço Social crítico
Carlos Montaño
Uma coisa é conceber o papel do Serviço Social na
reprodução da ordem dominante, outra é supor que o indivíduo
é quem é conservador. Este equívoco é extremamente
comum na profissão, o que levou, algumas vezes, a se atribuir
um caráter necessariamente conservador aos assistentes
sociais de outrora (os precursores) ou a se considerar o
assistente social como “agente de transformação”. Nem necessariamente
“conservador” nem “agente de transformação”.
O papel, o sentido social da profissão, depende mais
dos resultados das lutas de classes, dos projetos societários
em discussão e da estratégia hegemônica, do que das concepções
e opções dos seus membros.
http://www.scielo.br/pdf/rk/v9n2/a02v09n2.pdf
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A aproximação do Serviço Social com o marxismo se deu a partir da perspectiva do processo de renovação da profissão no Brasil cunhada por Netto (NETTO, J. P. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) de intenção de ruptura. Esse primeiro contato não foi com as obras clássicas de Marx, mas sim as manuais e autores como Althusser, que analisaram o pensamento marxista de modo equivocado e enviesado. Deste modo, esta aproximação enviesada trouxe algumas consequência negativas para a profissão como a identificação do profissional como um agente de transformação social, como se o mesmo fosse capaz de ultrapassar a ordem social posta, não considerando isso uma possibilidade da classe trabalhadora em geral e não de uma categoria profissional; a compreensão do profissional como militante político e partidário, não reconhecendo a diferença entre prática profissional com direcionamento político e prática política; não compreensão da profissão enquanto produto histórico e seu papel no processo de reprodução das relações sociais, o que Iamamoto posteriormente irá analisar em sua obra e também é apontado por Netto na obra já citada. Em suma, a aproximação do Serviço Social com a tradição marxista inicialmente foi equivocada reduzindo o profissional a agente da transformação social a partir de um cariz voluntarista e militante, não reconheceu a historicidade dos processos sociais nem apreendeu a profissão como partícipe do processo de reprodução das relações sociais.
a) Esta alternativa está incorreta pois como vimos essa identidade não é superada na aproximação entre Serviço Social e marxismo. Somente após, quando a profissão recorre as obras clássicas do autor a prática profissional é diferenciada da prática política.
b) Esta alternativa está incorreta pois inicialmente não era considerada a historicidade dos fenômenos sociais por se recorrer a obras marxistas de segunda mão.
c) Esta alternativa está incorreta pois como vimos na aproximação inicial entre a profissão e o marxismo não há essa determinação.
d) Esta alternativa está incorreta pois inicialmente a profissão não é apreendida no processo de reprodução das relações sociais. Isso se dará quando a profissão recorrer as obras clássicas de Marx e o marco disso será a contribuição de Marilda Villela Iamamoto.
e) Esta alternativa está correta como vimos anteriormente.
RESPOSTA: E
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A aproximação do Serviço Social com o marxismo se deu a partir da perspectiva do processo de renovação da profissão no Brasil cunhada por Netto (NETTO, J. P. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) de intenção de ruptura. Esse primeiro contato não foi com as obras clássicas de Marx, mas sim as manuais e autores como Althusser, que analisaram o pensamento marxista de modo equivocado e enviesado. Deste modo, esta aproximação enviesada trouxe algumas consequência negativas para a profissão como a identificação do profissional como um agente de transformação social, como se o mesmo fosse capaz de ultrapassar a ordem social posta, não considerando isso uma possibilidade da classe trabalhadora em geral e não de uma categoria profissional; a compreensão do profissional como militante político e partidário, não reconhecendo a diferença entre prática profissional com direcionamento político e prática política; não compreensão da profissão enquanto produto histórico e seu papel no processo de reprodução das relações sociais, o que Iamamoto posteriormente irá analisar em sua obra e também é apontado por Netto na obra já citada. Em suma, a aproximação do Serviço Social com a tradição marxista inicialmente foi equivocada reduzindo o profissional a agente da transformação social a partir de um cariz voluntarista e militante, não reconheceu a historicidade dos processos sociais nem apreendeu a profissão como partícipe do processo de reprodução das relações sociais.
a) Esta alternativa está incorreta pois como vimos essa identidade não é superada na aproximação entre Serviço Social e marxismo. Somente após, quando a profissão recorre as obras clássicas do autor a prática profissional é diferenciada da prática política.
b) Esta alternativa está incorreta pois inicialmente não era considerada a historicidade dos fenômenos sociais por se recorrer a obras marxistas de segunda mão.
c) Esta alternativa está incorreta pois como vimos na aproximação inicial entre a profissão e o marxismo não há essa determinação.
d) Esta alternativa está incorreta pois inicialmente a profissão não é apreendida no processo de reprodução das relações sociais. Isso se dará quando a profissão recorrer as obras clássicas de Marx e o marco disso será a contribuição de Marilda Villela Iamamoto.
e) Esta alternativa está correta como vimos anteriormente.
RESPOSTA: E
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A aproximação do Serviço Social com a tradição marxista (década de 1980) ficou marcada por um viés epistemológico com consequências na intervenção profissional. Sobre a apropriação do marxismo pelo Serviço Social,
- Concebe o Assistente Social como agente da transformação social.
O primeiro contato do Serviço Social com o Marxismo não foi com as obras clássicas de Marx, mas sim as manuais e autores como Althusser, que analisaram o pensamento marxista de modo equivocado e enviesado. Deste modo, esta aproximação enviesada trouxe algumas consequência negativas para a profissão como a identificação do profissional como um agente de transformação social, como se o mesmo fosse capaz de ultrapassar a ordem social posta, não considerando isso uma possibilidade da classe trabalhadora em geral e não de uma categoria profissional; a compreensão do profissional como militante político e partidário, não reconhecendo a diferença entre prática profissional com direcionamento político e prática política; não compreensão da profissão enquanto produto histórico e seu papel no processo de reprodução das relações sociais. Em suma, a aproximação do Serviço Social com a tradição marxista inicialmente foi equivocada reduzindo o profissional a agente da transformação social a partir de um cariz voluntarista e militante, não reconheceu a historicidade dos processos sociais nem apreendeu a profissão como partícipe do processo de reprodução das relações sociais.
a) Esta alternativa está incorreta pois como vimos essa identidade não é superada na aproximação entre Serviço Social e marxismo. Somente após, quando a profissão recorre as obras clássicas do autor a prática profissional é diferenciada da prática política.
b) Esta alternativa está incorreta pois inicialmente não era considerada a historicidade dos fenômenos sociais por se recorrer a obras marxistas de segunda mão.
c) Esta alternativa está incorreta pois como vimos na aproximação inicial entre a profissão e o marxismo não há essa determinação.
d) Esta alternativa está incorreta pois inicialmente a profissão não é apreendida no processo de reprodução das relações sociais. Isso se dará quando a profissão recorrer as obras clássicas de Marx e o marco disso será a contribuição de Marilda Villela Iamamoto.
e) Esta alternativa está correta como vimos anteriormente.
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A questão fala sobre aproximação marxista, ou seja, sem Marx. Interpretações através de outros autores e de modo equivocado.
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Gabarito E.
Errei a questão por conta que não compreendi o enunciado. A questão solicita aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, ao longo da década de 1980, e no primeiro momento o Serviço Social teve uma aproximação diferente da que temos hoje com a base Marxista. O comentário da professora ficou ótimo! FGV devemos ficar muito atento ao comando da questão.