SóProvas


ID
1431268
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A justiça é o tema dos temas da Filosofia do Direito por conta da força de um sentimento que atravessa os tempos: o de que o Direito, como uma ordenação da convivência humana, esteja permeado e regulado pela justiça. A palavra direito, em português, vem de directum, do verbo latino dirigere, dirigir, apontando, dessa maneira, que o sentido de direção das normas jurídicas deve ser o de se alinhar ao que é justo.

O acesso ao conhecimento do que é justo, no entanto, não é óbvio. Basta lembrar que os gregos, para lidar com as múltiplas vertentes da justiça, valiam-se, na sua mitologia, de mais de uma divindade: Têmis, a lei; Diké, a equidade; Eirene, a paz; Eunômia, as boas leis; Nêmesis, que pune os crimes e persegue a desmedida.

No mundo contemporâneo o Direito tem uma complexa função de gestão das sociedades, que torna ainda mais problemático o acesso ao conhecimento do que é justiça, por meio da razão, da intuição ou da revelação. Essa problematicidade não afasta a força das aspirações da justiça, que surge como um valor que emerge da tensão entre o ser das normas do Direito Positivo e de sua aplicação, e o dever ser dos anseios do justo. Na dinâmica dessa tensão tem papel relevante o sentimento de justiça. Este é forte, mas indeterminado. Daí as dificuldades da passagem do sentir para o saber. Por esse motivo, a tarefa da Teoria da Justiça é um insistente e contínuo repensar o significado de justiça no conjunto de preferências, bens e interesses positivados pelo Direito.

(Celso Lafer. O Estado de S. Paulo, A2, Espaço aberto, 18 de novembro de 2012, trecho)

Substituindo-se o segmento grifado nas frases abaixo por outro, proposto entre parênteses ao final, o verbo que poderá permanecer corretamente no singular está em:

Alternativas
Comentários
  • Questão Maliciosa.

    Na letra D duas palavras poderiam ser o sujeito "A justia " e o "tema dos temas". Caso o tema dos demas seja o sujeito, então o verbo ser (é) deverá concordar com ele e não com o predicativo "as vertentes da justiça".

  • questão do capeta isso sim, kkkkkkkk.

  • GABARITO D

  • Em A, "o sentimento de justiça tem papel relevante". Ao se substituir "o sentimento de justiça" por "os sentimentos de justiça", o verbo
    "ter" também será flexionado no plural:

     

    "os sentimentos de justiça têm".

     

    Em B, ao se substituir "o Direito" por "as normas do Direito", será preciso flexionar o verbo "estar" para que se mantenham os padrões de concordância gramatical da frase:

     

    "o de que as normas do Direito estejam permeadas e reguladas...".

     

    Em C, ao se substituir o vocábulo "que" por "as complexas funções de gestão", o verbo "tornar" deve ser flexionado no plural para que se mantenham os padrões de concordância gramatical da frase:


    "as complexas funções de gestão tornam ainda mais problemático...".

     

    Resposta correta - letra D: Ao se substituir "a justiça" por "as vertentes da justiça", o verbo "ser" pode concordar com o sujeito "vertentes da justiça" ou com o predicativo "tema dos temas", logo poderá ser mantido no singular ou ser flexionado no plural, concordando com o sujeito da frase:

     

    "as vertentes da justiça é/ são o tema dos temas".


    Em E, ao se substituir "essa problematicidade" por "esses dilemas da ordem jurídica", o verbo "afastar" deverá ser flexionado em uma forma plural para que sejam mantidos os padrões de correção da frase:

     

    "esses dilemas da ordem jurídica não afastam a força".

     

    Comentários e Correção: Prof. Flavia Rita.

  • A)os sentimentos de justiça têm, creio que núcleo do sujeito é ''sentimentos'' logo não pode ser apenas ''justiça'' pois tem preposição na frente.

    B)as normas do Direito estejaM creio que normas são muitas, e não direito, logo normas estejam permeadas então núcleo do sujeito é ''normas''

    C)as complexas funções da gestão tornaM creio que o núcleo do sujeito é ''funções'' logo verbo no plural

    D)As vertentes da justiça é o tema dos temas, creio que não muda se colocarmos apenas as vertentes da justiça são o tema dos temas OU justiça é o tema dos temas, também como o colega Gabriel Picolo disse! GABARITO

    E)Esses dilemas da ordem jurídica não afasta, creio que ''dilemas'' é núcleo do sujeito logo verbo no plural

    Se conter erro corrija-me.