SóProvas


ID
143179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas
características gerais - tais como objetividade, clareza,
concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência
de ambiguidade -, além do respeito a particularidades de cada
documento, processo e correspondência afetos à administração
pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de
um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das
especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os
itens a seguir.

Segundo as normas de paralelismo e correção gramatical, vigentes para a redação de texto oficiais, o período "O Sr. Ministro determinou as novas condutas de trabalho e que sua divulgação em âmbito regional fossem providenciadas imediatamente" está correto.

Alternativas
Comentários

  • AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS

    CAPÍTULO I

    ASPECTOS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL

    1. O que é Redação Oficial

           Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Públicoredige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista doPoder Executivo.

           A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto delinguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente essesatributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "Aadministração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes daUnião, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios delegalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo apublicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública,claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicaçõesoficiais.

  • Está errada, pois no trecho "... e sua divulgação em ..." não fica claro qual divulgação deverá ser feita. Se é a "determinação do Ministro" ou "as novas condutas". Quanto ao pronome de tratamento, está certo devido posposto à este está o nome do cargo.
  • O erro da questão está em "que SUA DIVULGAÇÃO em âmbito regional FOSSEM  PROVIDENCIADAS imediatamente. O correto seria: "que sua divulgação em âmbito regional fosse providenciada imediatamente."

    Resposta da questão: ERRADA

  • Além do erro apontado pela colega Mari, ocorreu ainda a quebra de PARALELISMO:
    "O Sr. Ministro determinou as novas condutas de trabalho e que sua divulgação em âmbito regional fossem providenciadas imediatamente".
  • A parte: "em âmbito regional" é um aposto, portanto deveria vir entre vírgulas
  • Eu também concordo que "em âmbito regional" deveria vir entre vírgulas. Porém, penso que se trata de um adjunto adverbial de lugar e que está deslocado. E justamente por estar deslocado é que as vírgulas são obrigatórias.

    Por favor, corrijam se eu estiver equivocada.

    Bons etudos!
  • Errado.


    "O Sr. Ministro determinou as novas condutas de trabalho, e que sua divulgação em âmbito regional fosse providenciada imediatamente" 

    -Determinou novas condutas de trabalho;

    -Determinou que sua divulgação fosse providenciada.
  • ALÉM DO ERRO DE CONCORDÂNCIA JÁ APRESENTADO PELA JULI LI, PERMITA CONCLUIR QUE A FALTA DE ARTIGO DEFINIDO ANTES DO PRONOME POSSESSIVO "SUA" FERE O PARALELISMO DE TERMOS QUE DESEMPENHAM A MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA (DE OBJETO DIRETO).


     - Determinou AS novas condutas de trabalho; E
     - Determinou que A sua divulgação fosse providenciada imediatamente.

    CONCLUINDO,
    "O Sr. Ministro determinou as novas condutas de trabalho e que A sua divulgação em âmbito regional FOSSE PROVIDENCIADA imediatamente."





    GABARITO ERRADO
  • Pedro Matos, antes de pronomes possessivos o uso do artigo é facultativo