SóProvas


ID
1432321
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Lei 8.112 não prevê hipótese de prorrogação de convocação para posse. Existem situações aonde este prazo fica "suspenso", porém não prorrogado!

  • Letra A

    O prazo de 30 dias não pode ser prorrogado...

  • Caso não se dê a posse em trinta dias, o ato de provimento será tornado sem efeito.

  • Eu não li a parte ''incorreto'' , ai que ódiooooooooooo
    De cara eu vi que a A tava errada

  • Lucas antes de falar da banca reveja seu erro pois está bem claro no enunciado que a banca pede A QUESTÃO INCORRETA

  • ATENTEM A OPÇÃO E DA QUESTÃO...Questão desatualizada: a transferência não é forma de provimento de cargo público...não se fala mais em transferência na lei 8112 como forma de provimento de cargo...acho que cabe anulação a questão!

  • Lei 8.112 Art.13

    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. 

  • Não havendo posse o ato é tornado sem efeito.

  • Complementando...

     

    O prazo para o nomeado tomar posse é de trinta dias, improrrogáveis, contados da nomeação ou, no caso de servidor que se encontre em licença nesta data, do término de seu impedimento. Se o nomeado não tomar posse, tornar-se-à sem efeito o ato de nomeação (art. 13, §6°).

  • a) a posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento, prazo que poderá ser prorrogado uma vez por igual período. ( PRAZO IMPRORROGÁVEL) 

     

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o § 1º, do artigo 13, da citada lei, "a posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento." Frisa-se que o prazo relativo à posse não pode ser prorrogado, sendo que, conforme o disposto no § 2º, do artigo 13, da lei 8.112 de 1990, o prazo referente à posse será contado a partir do término do impedimento inerentes a determinados afastamentos e certas licenças, previstos na respectiva lei.

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois dispõe o inciso VIII, do artigo 33, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    (...)

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;"

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 47, da citada lei, "o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 3º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, com a edição da lei nº 9.527, de 1997, tanto a transferência quanto a ascensão deixaram de ser formas de provimento de cargo público.

    Gabarito: letra "a".