SóProvas


ID
143251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne às relações humanas no trabalho, julgue os itens
de 115 a 120.

Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas sim como membros do grupo em que atuam; não são os trabalhadores que definem sua capacidade máxima de produção, mas sim os grupos sociais com os quais eles interagem; qualquer desvio de comportamento, por parte do indivíduo, tende a ser objeto de retaliação simbólica pelo grupo do qual participa.

Alternativas
Comentários
  • O estudo precursor da Teoria das Relações Humanas é a conhecida Experiência de Hawthorne, realizada no final da década de 20 na Western Electric Company. Os pesquisadores da equipe de Mayo buscavam determinar a relação existente entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários, medida em termos de sua produtividade. A empresa fabricava componentes telefônicos, e desenvolvia na época uma política de pessoal voltada para o bem estar de seus funcionários.
    Na fábrica da Western, situada no bairro de Hawthorne, Chicago, havia um departamento de montagem de peças de telefone, composto por operárias que executavam um trabalho manual de montagem. A produtividade das mesmas dependia intensamente da sua velocidade manual. Os pesquisadores estavam interessados em saber o efeito das variações da iluminação sobre o desempenho das operárias.Os pesquisadores, ao longo do experimento, acabaram descobrindo a existência da “organização informal”, por meio da qual as operárias se mantinham unidas, com uma certa lealdade entre si e para com a empresa; eventualmente havia também conflitos, tensão, inquietação e descontentamento.
    Dentre as principais conclusões da experiência, destacaram-se as seguintes:
    - Existe um comportamento social, nascido espontaneamente entre os empregados Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas sim como membro dos grupos em que atuam. A Teoria Clássica não percebeu que não são os trabalhadores que definem sua capacidade máxima de produção, mas sim os grupos sociais com os quais eles interagem. Qualquer desvio de comportamento, por parte do indivíduo, tende a ser objeto de retaliação simbólica pelo grupo de que participa.

  • Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas sim como membros do grupo em que atuam; não são os trabalhadores que definem sua capacidade máxima de produção, mas sim os grupos sociais com os quais eles interagem; qualquer desvio de comportamento, por parte do indivíduo, tende a ser objeto de retaliação simbólica pelo grupo do qual participa.
     
    Questão correta, as experiências em Hawthorne têm como conclusões;
     
    O nível de produção é resultante da interação social ele não é delimitado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas por normas sociais e expectativas grupais, é a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competências e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Quanto maior a interação social no grupo de trabalho maior a disposição de produzir, então o que determina sua eficiência é ele está integrado socialmente.
    O comportamento social do indivíduo se apoia no grupo, os trabalhadores se apoia no grupo, eles não agem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos, e tendo desvio ele é digamos massacrado pelo grupo, rs... 
  • RETALIAÇÃO?????????
  • Pense.  Uma andorinha só não faz verão.

  • retaliação simbólica - é um julgamento do grupo em relação a um desempenho fora do normal, seja bom ou mau desempenho.

  • Todo mundo teve aquele amigo que, na época da escola, quando era pra fazer trabalho em grupo, ficava encarregado de imprimir o trabalho e levar pra galera apresentar mas acabava esquecendo em casa e o grupo acabava tendo que desenrolar com a professora pra apresentar na próxima aula kkkkkkk quem nunca? 

  • É só pensar o que Marx dizia sobre a luta de classes, mas especificamente com o proletário .

  • Marx só falava merda.