-
CORRETA LETRA E
Pois, de acordo com o sitema eleitoral os cargos de Presidente da República e vice, Senador, Prefeito e vice são preenchidos segundo o sistema majoritário de eleição, em que a maioria dos votos elege o candidato.
-
Base legal: art. 46, caput, CF.
Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
-
A letra "E" está correta!
Para os cargos de chefes do Executivo em todas as esferas(Presidente, Governador e Prefeito) e de Senador é adotado o sistema majoritário, ou seja, serão eleitos os candidatos que receberem mais votos.
Abraços e bons estudos!
-
- a) Os votos dos candidatos de cada partido ou coligação devem ser somados para que se definam os eleitos. errado nas eleições majoritárias não exitem conciente eleitoral.
- b) Os eleitos devem ser definidos de acordo com o sistema eleitoral proporcional adotado no Brasil.--> errado nas eleições para senador usa-se o sistema majoritário e não proporcional.
- c) Devem ser eleitos os dois candidatos do mesmo partido ou coligação do candidato a governador que vencer as eleições. --> errado a eleição de governador não enfluência à de Senador.
- d) A eleição para o Senado Federal, nesse caso, combina o sistema majoritário com o proporcional. --> errado somente sistema majoritário.
- e) Devem ser eleitos os dois candidatos que receberem mais votos --> correto os dois candidato que alcançar o maior número de votos, despresando os votos em branco e os nulos.
-
ATENÇÃO:
O Sistema majoritário divide -se em:
SIMPLES- ganha quem tem a maioria simples dos votos. Vale para : - Senador;
- Prefeito de cidades com menos de 200 mil eleitores
ABSOLUTO- Vence quem tem a maioria absoluta (+ de 50%) dos votos. Se não acontecer, há um segundo turno, em que vence o mais votado. Vale para:
- Prefeito (+ de 200 mil eleitores)
-Governador;
-
Conhece a letra da lei, mas a língua portuguesa...
-
SISTEMA MAJORITARIO SIMPLES! GANHA O CANDIDATO COM MAIOR NUMERO DE VOTOS, INDEPENDENTE DO NUMEROS DE VOTOS DOS OUTROS CANDIDATOS.. ESSA REGRA ALCANÇA A ELEIÇÕES PARA SENADOR E MUNICIPIO COM ATÉ 200 MIL ELEITORES NAS ELEIÇÕES PARA EXECUTIVO MUNICIPAL..NÃO HÁ SEGUNDO TURNO.
-
Sistema majoritário simples ---> ganha quem recebe mais votos.
-
Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
-
Comentários:
As eleições para o Senado seguem o sistema majoritário, não se falando, portanto, em soma de votos de candidatos ou coligações – típico do sistema proporcional. As letras A, B e D estão erradas. A escolha do cargo de Governador e seu vice seguem, igualmente, o sistema majoritário, de modo que cada partido ou coligação só pode lançar um único candidato a este cargo. A letra C está errada. O Senado renova dois terços de sua composição a cada oito anos, qual ocorreu em 2010, logo, os dois candidatos mais votados nas eleições de renovação de dois terços são os eleitos (art. 46, CF). A letra E está errada.
Resposta: E
-
SENADORES - SISTEMA MAJORITÁRIO RELATIVO OU SIMPLES (ÚNICO TURNO) - VENCE O CANDIDATO QUE OBTIVER A MAIORIA DOS VOTOS VÁLIDOS, EM RELAÇÃO AOS SEUS CONCORRENTES.