SóProvas


ID
1433686
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mulher ao volante

“Quando não venho de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam”, disse orgulhosa Marta Ribeiro dos Passos, 34, exibindo as unhas da mesma cor, às 5h41, no terminal Vila Mariana.

Quarenta minutos antes, ela afivelou o cinto de segurança, também rosa, engatou a primeira marcha no câmbio decorado e seguiu viagem ao volante do ônibus que sai da Lapa. Uma cortina de borboleta deixava a cabine ainda mais personalizada.

A cor rosa é sua “marca registrada”, como define, e o percurso, seu favorito. “Amo meus passageiros. São sempre as mesmas pessoas, nos mesmos pontos”, diz ela, que troca cumprimentos com os mais chegados.

Motorista de ônibus há sete anos, Marta concluiu que as mulheres na direção são uma segurança para a população. Por dois motivos: dirigem com uma “perfeição maior” e pilotam por gosto, não por obrigação. “Não me vejo fazendo outra coisa”, diz.

Quando não está no trabalho, Marta acelera na sua moto 125 cilindradas, uma potência módica que ela pretende em breve dobrar. “Descarrego toda a minha adrenalina nela.”

Ao cruzar a avenida Paulista, ela comenta: “Aqui a gente vê de tudo. Sou toda rosa, mas adoro esse pessoal que anda de preto. Acho interessantes essas várias tribos. Não quero ser a melhor. Só quero fazer a diferença”, completa.

(André Lobato. Revista São Paulo, 15 a 20/05/2011. Adaptado)

O trecho do primeiro parágrafo está reescrito, corretamente e sem alteração do sentido do texto, em:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    texto diz: “Quando não venho de blusa rosa

    quando é conjuncao temporal assim como enquanto, por isso letra b

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''AQUELE QUE , PODENDO FAZER SE OMITIR , SERÁ CÚMPLICE DA BARBÁRIE.''

  • O trecho do primeiro parágrafo está reescrito, corretamente e sem alteração do sentido do texto, em:

    Quando não venho de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam”, disse orgulhosa Marta Ribeiro dos Passos, 34, exibindo as unhas da mesma cor, às 5h41, no terminal Vila Mariana.

    OBS.: O "QUANDO" neste caso tem função de CONDIÇÃO/HIPÓTESE, algo pode acontecer ou que não acontece todos os dias.

    OBS.: "exibindo as unhas da mesma cor", enquanto exibe as unhas da mesma cor. Tem função de TEMPO!

    (A) Caso não venha de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam, diz Marta orgulhosa, portanto exibe as unhas da mesma cor. ERRADA!

    (B) Se não venho de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam, diz Marta orgulhosa, enquanto exibe as unhas da mesma cor. CERTA!

    (C) A não ser que venha de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam, diz Marta orgulhosa, depois que exibe as unhas da mesma cor. ERRADA!

    (D) Embora venha de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam, diz Marta orgulhosa, de forma que exibe as unhas da mesma cor. ERRADA!

    (E) Desde que venha de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam, diz Marta orgulhosa, por isso exibe as unhas da mesma cor. ERRADA!

    GAB. B