SóProvas


ID
1434349
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O Conselho Federal de Contabilidade indica que a condição de independência é fundamental para o exercício da atividade de auditoria. Um dos componentes básicos da independência determina que, ao longo dos trabalhos, o auditor deva necessariamente pautar-se pelo domínio do julgamento profissional, observando estritamente o planejamento dos exames, de acordo com o estabelecido na seleção e aplicação dos procedimentos técnicos e testes necessários, bem como na elaboração de seu parecer da auditoria.
O componente básico da independência a que se refere a afirmativa é a(o)

Alternativas
Comentários
  • O "julgamento profissional" é a aplicação de seu conhecimento e experiências - dentro do contexto das normas de auditoria, contábil e ética (observar bem esse ponto).
    De certa forma, trata-se da "soberania do auditor" pois é o momento no qual a soma de "conhecimentos e situações relevantes" o auxilia na tomada de decisão - lembrando sempre que deve observar o principio da OBJETIVIDADE.

    =]

  • Soberania - domínio do julgamento profissional na definição de conclusões e na elaboração de relatórios. 

    Soberania - Durante o desenvolvimento do seu trabalho, o auditor deverá possuir o domínio do julgamento profissional, pautando-se, exclusiva e livremente a seu critério, no planejamento dos seus exames, na seleção e aplicação de procedimentos técnicos e testes de auditoria, na definição de suas

    conclusões e na elaboração de seus relatórios e pareceres.