SóProvas


ID
1437310
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                                                               Dia do Trabalho

    Em abril de 1886, eclodiram nos Estados Unidos diversas greves, nas quais os operários reivindicavam jornada de trabalho de oito horas diárias. Essa reivindicação baseava-se em um raciocínio muito simples: se o dia tem 24 horas, deveria ser dividido logicamente em três partes de oito horas - uma para o trabalho, outra para descanso e lazer e outra para o estudo.
    Em 1° de maio do mesmo ano, milhares de trabalhadores de Chicago iniciaram uma greve geral. Três dias depois, a praça Haymarket, na cidade, foi ocupada por operários anarquistas reunidos em um grande comício para protestar contra a morte de grevistas na porta de uma fábrica no dia anterior. Quase no fim da manifestação, a polícia ordenou que os operários abandonassem imediatamente a praça. Nesse momento uma bomba foi atirada na direção dos policiais, matando um deles e ferindo vários outros. Seguiu-se um tiroteio, no qual foram mortos vários manifestantes.
    Os anarquistas foram acusados de atirar a bomba, o que motivou uma grande campanha na imprensa para reprimir o movimento. Alguns dias depois, oito lideres foram presos e julgados rapidamente. Sete deles foram condenados a morte sem provas conclusivas sobre seu envolvimento no atentado. Ao final do processo, dois condenados à morte tiveram a pena transformada em prisão perpétua, um se suicidou na prisão e quatro foram enforcados em praça pública.
    Esses manifestantes passaram a ser lembrados como os "mártires de Chicago” . Em homenagem a eles, a partir de 1890 correntes ideológicas do movimento operário internacional e organizações sindicais passaram a comemorar em 1° de maio o Dia do Trabalho, realizando grandes manifestações em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos. Curiosamente, no país onde ocorreu o massacre de Chicago, o Dia do Trabalho é comemorado oficialmente na primeira segunda-feira de setembro, desde 1894.

(Marcos Napolitano e Mariana Villaça)


Em todos os segmentos a seguir há a presença de formas do infinitivo.

Assinale a opção em que a substituição nominal dessas formas ocorre de maneira inadequada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Acertei a questão por eliminação.Houve alteração no tempo verbal.Corrijam-me caso esteja errada.

    Bons estudos!

  • Acho que o erro está na alteração verbal, mesmo...mas a questão deveria informar "mantendo-se o mesmo tempo verbal" ou algo do tipo..

  • Todos os outros infinitivos foram transformados em substantivo. O gabarito  correto deveria ser a letra D.

  • Olá Jorge. Espero te ajudar. 

    A) Que nome que se dá ao ato de protestar? Resp.: Protesto; 

    B) Que nome que se dá ao ato de atirar? Resp.: Atiramento; 

    C) Que nome que se dá ao ato de reprimir? Resp.: Repressão;  D) Que nome que se dá ao ato de dividir? Resp.: Divisão;  E) Que nome que se dá ao ato de comemorar? Resp.: Comemoração;  Com estas situações, a resposta correta é a E pois há a troca do verbo passar pelo verbo fazer!
  • Estranho que o enunciado fala: Em todos os segmentos a seguir há a presença de formas do infinitivo.


    O problema da letra D é que dividido NÃO é infinitivo, mas particípio passado.

  • Pessoal, tenho essa prova em outro cursinho, e lá o gabarito diz que é a D. E agora?

  • Atiramento......Ampliei meu vocabulário!!!

  • Alternativa E

    Existe uma mudança de sentido ao transforma a voz ativa para passiva.

    "organizações sindicais passaram a comemorar em 1° de maio" / a comemoração passou a ser feita em 1° de maio pelas organizações sindicais(forma certa)

  • a passagem da comemoração para 1 de maio...
  • Formas nominais dos verbos - fazer a nominalização do verbo é transformá-lo em SUBSTANTIVO, o artigo faz toda a diferença

  • FGV pergunta uma coisa e cobra outra. Vai entender.

  • alguém tem uma referência para explicar essa questão?