SóProvas


ID
1438108
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre execução, inexecução e rescisão do contrato administrativo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato

    B) Errado pois tentou confundir 2 institutos:
         a) interdição: ato administrativo pelo qual a execução do contrato é paralisada, em razão do descumprimento das cláusulas contratuais;
         b) intervenção: a Administração assume a direção da execução, até a normalização ou a rescisão do contrato. Não se confunde com a ocupação provisória, que se dá no momento da rescisão contratual;

    C) Fato da Administração é quando a administração descumpre com suas obrigações, nos termos da lei, são fatos que ensejam rescisão por fato da administração (Art. 78 XIV, XV e XVI).
       1) Atraso dos pagamentos devidos pela Administração (90 dias)
       2) Determinação de suspensão da execução do contrato administrativo (120 dias)
       3) A não liberação de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento

    D) O erro está quando menciona na depend~encia, as esferas (civil, penal e administrativa) são independentes entre si.

    E) Errado, são modalidades de rescisão previstos no Art. 79 da 8666

    Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser:

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;

    II - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração;

    III - judicial, nos termos da legislação

    arrumei!
    bons estudos

  • A - Correta!

    B - Interdição e intervenção são diferentes, não confunda:
    A interdição é o ato escrito pelo qual é determinado a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento que venha sendo feito em desconformidade com o avençado.
    Já a Intervenção é a providencia extrema que se justifica quando o contratado se revela incapaz de dar fiel cumprimento ao avençado, ou há iminência ou efetiva paralisação dos trabalhos com prejuízos potenciais ou reais para o serviço público.

    C - Fato da administração ocorre toda vez que uma ação ou omissão do Poder Público especificamente relacionada ao contrato, impede ou retarda sua execução.

    D - Da inexecução do contrato administrativo, poderá gerar, para o inadimplente, responsabilidade civil, administrativa e penal, podendo essas sanções serem aplicadas cumulativamente. (Não dependem das demais).

    E - A rescisão administrativa não configura um ato discricionário, é exigido procedimento regular com o oportunidade de defesa e justa causa.

  • Caro Renato,

    Na letra C) da sua discussão deve trocar o termo "Fato do príncipe" e corrigir para FATO DA ADMINISTRAÇÃO. A explanação está muito boa.

  • Lembrando que no tocante aos Encargos Previdenciários a Administração responde de forma solidária.

  • Eu recorreria da letra A porque encargos previdenciários, o contratado  tem responsabilidade solidária com a Adm, não é responsabilidade sozinha.