Ca+² = 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6 = 3 camadas = Z: 20
-----------
Cl- = 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6 = 3 camadas = Z: 17
-----------
Mg+² = 1s2, 2s2, 2p6 = 2 camadas =Z: 12
-----------
K+ = 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6 = 3 camadas = Z: 19
-----------
Na+ = 1s2, 2s2, 2p6 = 2 camadas = Z: 11
-----------
Considerando as camadas, os menores raios iônicos seriam Mg+² e Na+, dentre
eles o menor raio será o que tiver maior Z devido a maior atração
próton-elétron, neste caso Mg+², letra C.
Grande abraço o/
Essa questão é muito boa! Aqui, vamos primeiro identificar os grupos e períodos aos quais pertence cada um dos elementos envolvidos. Temos:
Ca: 4º período, família 2.
Cl: 3º período, família 17.
Mg: 3º período, família 2.
K: 4º período, família 1.
Na: 3º período, família 1.
Entretanto, não estamos lidando com os átomos neutros, mas sim com seus íons que completam o octeto de elétrons da última camada. Agora, sigam o raciocínio: como o raio atômico é basicamente uma medida do quão grande é a eletrosfera de um átomo, se adicionarmos um elétron ao átomo, o raio vai aumentar, concordam? Isso significa que os íons de carga negativa possuem um raio maior que o átomo neutro daquele elemento. Da mesma forma, se retirarmos um elétron da eletrosfera de um átomo, ela irá diminuir de raio, o que indica que os íons de carga positiva possuem um raio menor que o átomo neutro daquele elemento. Em outras palavras: o raio do íon Ca é menor que o raio atômico do Ca; o raio do Cl é maior que o do Cl; o raio do Mg é menor que o do Mg; o raio do K é menor que o do K; e o raio do Na é menor que o do Na.
Agora, sabemos que esses átomos se tornam íons para completar o octeto no último nível. Assim, é de se esperar que a configuração eletrônica desses íons seja a mesma de um gás nobre, isto é, tenha o octeto completo. Analisando “quem ganhou e quem perdeu” elétrons, temos as seguintes distribuições:
Ca: [Ar]
Cl: [Ar]
Mg: [Ne]
K: [Ar]
Na: [Ne]
Agora, eu pergunto a vocês: entre o neônio e o argônio, qual dos dois possui o menor raio atômico? Sabemos que o raio diminui à medida que nos movemos para a direita e para cima na tabela periódica. Como o neônio está acima do argônio, seu raio atômico é menor. Isso nos leva a duas alternativas para o menor raio entre os íons: o Mg ou o Na. E qual desses dois é o menor?
Vejam bem: o núcleo o Mg tem uma carga positiva maior que o núcleo do Na. Como o número de elétrons desses dois íons é o mesmo, isso faz com que a carga nuclear efetiva sobre os elétrons da última camada seja maior no Mg que no Na, pois ele está “atraindo” a eletrosfera com mais força. Assim, temos que o raio do íon Mg é menor que o raio do íon Na, o que o torna o íon com o menor raio atômico da questão.
Gabarito: alternativa C