SóProvas


ID
1438234
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na evolução do estudo físico dos gases, Gay-Lussac mostrou, em 1809, que todos os gases se expandem com o aumento da temperatura. Logo depois, em 1811, Avogadro publicou um artigo discutindo acerca da constituição dos gases em nível elementar e sugerindo um tratamento quantitativo para o número de partículas em fase gasosa, em função do volume, para dada temperatura e pressão. Em decorrência das ideias sugeridas nesse artigo, foi mais tarde estabelecida uma constante importantíssima na Química que, inicialmente, recebeu o nome de Número de Avogadro, mais tarde substituída por Constante. Considere sistemas fechados com o mesmo número de partículas de gases ideais puros, hélio e argônio, mantidos à temperatura constante.

Assinale a opção que representa a relação entre o número de partículas por unidade de volume (N/V) e as coordenadas volume (V) ou pressão/temperatura (P/T) dos sistemas gasosos.

Alternativas
Comentários
  • Não compreendi porque a resposta seria a letra b. 

  • Eu imaginei que a resposta fosse a letra C pelo fato de o que mudar o numero de particula por volume fosse apenas o volume ou se inserir mais particulas... se alguem puder explicar o porque da letra B, por favor...

  • Joana e Matheus,

    A questão traz o seguinte:

    "...Considere sistemas fechados com o mesmo número de partículas de gases ideais puros, hélio e argônio, mantidos à temperatura constante..."

    A lei de avogrado diz: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substância em mol ou moléculas.

    Partindo da ideia que o sistema é fechado, fica fácil observar que terão a mesma pressão e temperatura, pois se encontram num mesmo recipiente, logo utilizando a lei de Avogrado é possível chegar a conclusão de que o número será igual entre os gases. Por isso o gráfico é uma função de primeiro grau (reta).

    Espero ter ajudado e caso tenha dito alguma besteira, favor me corrijam.

  • Eu não sei se tem haver mas eu pensei através da lei dos gases ideais, assim:

     

    P.V= n.R.T

     

    Considerando que existe uma relação entre n° de mols e N, quantidade de partículas,  teremos:

     

    n/V = P/T = R, ou seja, devemos esperar que o gráfico seja constante para os dois gases exemplificados e eixos (P/T, N/V).

  • qual a diferança da letra B para a E? alguem sabe responder?

  • Natalia,

    A diferença está no eixo X.

    Na B é P/T e na E é V

     

    Conforme foi explicado pelo Big Head, o volume seria igual para os 2 gases devido ao sistema ser fechado.

    Portanto a resposta é a letra B.

     

    Espero ter ajudado!