SóProvas


ID
1438603
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito aos direitos e deveres dos Servidores Públicos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

II. Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

III. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

IV. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor será demitido, contudo, lhe será conferido direito à indenização proporcional ao tempo de serviço.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I - Art. 41 § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

         I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

         II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

          III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa

    II - CERTO: Art. 41 § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade

    III - CERTO: Art. 41 § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço

    IV - Art. 41 § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo

    bons estudos

  • Não entendi porque a banca, não considerou o item I como correto.

  • Fabiana Castro, cuidado pra não confundir vitaliciedade com estabilidade. Caso o item I se referisse ao primeiro, estaria correto. Perfeito o comentário do colega Renato, exitem outras hipóteses.

     

  • GABARITO LETRA B

     

     

     

     

    I - INCORRETA

    NA VERDADE O ERRO DO ITEM I FOI RESTRINGIR A UMA ÚNICA OPÇÃO A HIPÓTESE DE PERDA DO CARGO, QUANDO NA VERDADE SÃO 3 OPÇÕES.

    Art. 41 § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

         I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

         II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

          III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

     

    II - CORRETA

     Art. 41 § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.



    III - CORRETA

    Art. 41 § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço

    IV - INCORRETA

    O SERVIDOR NÃO SERÁ DEMITIDO SE FOR ESTÁVEL.

    AGORA, ATENÇÃO SE NÃO FOR ESTÁVEL ELE SERÁ EXONERADO.

    Art. 41 § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo

     

  • A I (só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado) aplica-se aos cargos vitálicios como Juiz e Promotor)

  • II. Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. 

  • Gabarito: B

     

    I) Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela EC n. 19/1998)

     

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela EC n. 19/1998)

     

    I – em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela EC n. 19/1998)

    II – mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela EC n. 19/1998)

    III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela EC n. 19/1998)

     

    II) Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela EC n. 19/1998)

     

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela EC n. 19/1998)

     

    III) Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela EC n. 19/1998)

     

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Redação dada pela EC n. 19/1998)

     

    IV) Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela EC n. 19/1998)

     

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela EC n. 19/1998)

  • Bastava saber que a alternativa I é incorreta para acertar o gabarito que é letra B.
  • A alternativa I está incompleta mas não incorreta, uma vez que "O servidor estável só perderá o cargo" é ctrl+c, ctrl+v do que tá na lei.

    Seria diferente se a alternativa tivesse dito "O servidor estável só perderá o cargo, unica ou exclusivamente, em virtude de sentença judicial transitada em julgado".

  • Mesmo estável o servidor poderá perder o cargo nas seguintes situações:

    -> Sentença judicial transitada em julgado

    -> Pad com ampla defesa

    -> Insuficiência de Desempenho

    -> Excesso de despesa com pessoal

  • Gabarito B,

    A questão está muito mal feita, o item I está "errado" por causa do só, aqui entendido como unicamente, e há ainda duas outras hipóteses, o que torna a questão errada, entretanto, ao ler, pode-se entender o só como exclusivamente, tendo o sentido de perda apenas com o fim das apelações judicias, o que está certo.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e os dispositivos constitucionais referentes a esta.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois, conforme o § 1º, do artigo 41, da Constituição Federal, "o servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa."

    Por não estarem expressas as demais situações em que o servidor público pode perder o cargo, a expressão "" torna este item errado.

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 41, da Constituição Federal, "como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 41, da Constituição Federal, "invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da Constituição Federal, "extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo."

    Gabarito: letra "b".

  • já houve questão igual ao item I que a banca considerou como correta, ai fica difícil