SóProvas


ID
1439659
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                      INCLUSÃO DIGITAL, PROGRAMA DE ÍNDIO CONECTADO À WEB

     ILHÉUS (Bahia) - Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, localizada a 465 quilômetros de Salvador, vai encontrar índios que frequentam escolas, surfam nas praias ilheenses e navegam na Internet. Se essa imagem não era possível há alguns anos, hoje faz parte da realidade de grande parte das tribos indígenas.
    Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados, de amianto. Em vez de fogueiras, energia elétrica. Não foi apenas o urbanismo e outras facilidades do mundo moderno que invadiram as aldeias indígenas. Hoje, a inclusão digital também é realidade.
    Sete nações indígenas estão em processo de inclusão digital por meio do site Índios On Line (www.indios.org.br), um portal de diálogo intercultural.
    O site Índios On Line é uma forma de fazer com que o próprio índio seja o seu historiador, fotógrafo e seu próprio jornalista", afirma Jaborandy Yandé, índio tupinambá de Olivença e um dos coordenadores do projeto.
    Para o gestor da rede, Alexandre Pankararu, do Estado de Pernambuco, o site é uma grande conquista para os índios. “Só o fato de a gente mostrar nossa cara, como a gente vive hoje, já é uma grande mudança na forma como as pessoas nos olham", diz Alexandre Pankararu.


                                                      Oliveira, Camila. Agência A Tarde. Jornal do Commercio. Caderno C.
                                                                                                                        28 de março de 2010. p.16.

Analise as afirmativas abaixo, observando os sinais de PONTUAÇÃO.

I. “Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados, de amianto."

II. “Hoje, a inclusão digital também é realidade."

III. “Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus, cidade do sul da Bahia..."

IV. “Para o gestor da rede, Alexandre Pankararu, do Estado de Pernambuco..."

É CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • quem explica eo aposto pergunta ai ta doida dizendo que letra d! vocativo:diz-se de ou forma linguística us. para chamamento ou interpelação ao interlocutor no discurso direto, expressando-se por meio do apelativo, ou, em certas línguas, da flexão casual.

  • Ana Silva tbm acredito que a questão está errada no gabarito

  • Bom galera no meu entender o gabarito nessa questão está correta, pois a terceira virgula ela esta oprimindo o verbo ser ( São ) quando ela diz : as residências são de taipa, mas os telhados, de amianto. Era como se a frase estive-se dizendo assim : As residências são de taipa, mas os telhados são de amianto.

     

    Espero ter ajudando e se eu estiver errada, por favor me corrijam.

    Bons estudos e fé em Deus sempre meus caros colegas de estudos .

  • I. “Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados,(SÃO) de amianto." 

     

    a) no item I, a terceira vírgula indica a omissão do verbo ser (são).(CORRETA)

     b) no item II, a vírgula é obrigatória, por separar um adjunto adverbial.

     c) no item III, as vírgulas indicam a presença de um termo que exprime a invocação de alguém, ao qual denominamos vocativo.

     d) nos itens III e IV, as vírgulas separam termos que explicam as palavras que os antecedem ao qual denominamos vocativo.

     e) no item I, a vírgula existente após o termo Itapoã poderia ser retirada, o que não implicaria desobediência às normas gramaticais vigentes.

  • Tá certo o que se afirma sobre o item "I" constitui uma elipse, pra que não se repita um termo já citado, coloca-se uma vírgula e omite-se o termo. Foi o que aconteceu. A letra "b" só está errado porque creio que "Hoje" é advérbio e não adjunto como falado na assertiva.

  • a) Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados (são) de amianto."

     

    I - no item I, a terceira vírgula indica a omissão do verbo ser (são).  CORRETA!

     

    b) no item II, a vírgula é obrigatória, (ERRADO) por separar um adjunto adverbial. 

     

     “Hoje, a inclusão digital também é realidade." Hoje é um Adjunto Adverbial, no entanto, por possuir apenas, UMA palavra, é considerado CURTO (até 3 palavras). Sendo assim: VÍRGULA FACULTATIVA

     

    c) no item III, as vírgulas indicam a presença de um termo que exprime a invocação de alguém, ao qual denominamos vocativo. ERRADO!

     

    III - "Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus, cidade do sul da Bahia..."  Trata-se de um APOSTO explicativo (explica onde a Aldeia está localizada: Olivença - distrito de Ilhéus).

     

    d) nos itens III e IV, as vírgulas separam termos que explicam as palavras  que os antecedem (CORRETO)  ao qual denominamos vocativo. ERRADO! Trata-se de um APOSTO!!!

     

    III -  “Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus, cidade do sul da Bahia..." (explica onde a Aldeia está localizada: Olivença - distrito de Ilhéus).

     

    IV - “Para o gestor da rede, Alexandre Pankararu, do Estado de Pernambuco..." Está explicando quem é o gestor da rede (Alexandre Pankararu).

     

    e) no item I, a vírgula existente após o termo Itapoã poderia ser retirada, o que não implicaria desobediência às normas gramaticais vigentes. ERRADO! 

     

    I - Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados, de amianto." Na Aldeia de Itapoã trata-se de um Adjunto Adverbial LONGOVÍRGULA OBRIGATÓRIA.

     

    Espero ter ajudado nas dúvidas! Bons estudos! :)

  • Gabrito letra A!

    A virgula foi empregada para omitir um termo (SÃO), caracterizando-se uma ELIPSE!

  • Gabriel Borges, "Hoje" é  sim um adjunto adverbial neste caso. Porém, a vírgula não será obrigatória porque o adjunto adverbial é de pequeno corpo sendo proibido o uso da vírgula. 

    O seu ponto de vista não está errado, pois, o "Hoje" será advérbio quando for analisado na morfológia, quando ele for analisado na sintaxe será um adjunto adverbial de tempo.  

  • Dúvida entre A e D

     

    Marquei a D, mas NÃO é vocativo que explica, e sim, Aposto.

     

    Aposto = explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos.

    Vocativo =  serve para invocar o receptor da mensagem.

  • (A) Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados (são) de amianto."

     

    I - no item I, a terceira vírgula indica a omissão do verbo ser (são).  CORRETA!

    Galera, trata - se de uma elipse.