SóProvas


ID
1441492
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores como o modelo mais característico de revolução burguesa, criando paradigmas e valores que seriam difundidos, pelo menos, por todo o Ocidente. Entretanto, a partir de 1830, o movimento em direção às revoluções burguesas sofreu uma inflexão e mudou de rumo. As mudanças que caracterizam as transformações que deram origem ao que o historiador Eric Hobsbawm denomina “movimentos nacionalistas conscientes” podem ser descritos nos seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1830, o continente europeu passa por um processo de ampliação de movimentos revolucionários que ficou conhecido como Primavera dos Povos. Apesar do ideal global que seguiam, influenciados pela Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), acabou ocorrendo uma afirmação das identidades nacionais, levando-se em consideração a premissa de que um povo não teria o direito de se sobrepor ao outro.


    Gradualmente, com ideias nacionalistas sendo disseminadas por intelectuais das camadas médias, linguagens locais sendo homogeneizadas por linguistas e o passado sendo resgatado por historiadores, as identidades de nação começam a ganhar destaque, contrapondo-se aos ideais cosmopolitas da Revolução Francesa.


    https://www.infoescola.com/historia/movimento-das-nacionalidades/