-
Efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geral.
Escalas gráficas
É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho
dos funcionários.
Escalas gráficas de classificação: é o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado.
Escolha forçada - Consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que
focalizam determinados aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais
frases. O avaliador deve escolher forçosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se
aplicam ao desempenho do funcionário avaliado.
Pesquisa de campo - Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto,avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
PESQUISA DE CAMPO
Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
O método se desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial; entrevista de análise complementar; planejamento das providências e acompanhamento posterior dos resultados.
Método dos incidentes críticos - É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente
negativos (fracasso).
-
Avaliação por escala gráfica
O gestor prepara uma tabela contendo os itens a serem avaliados e para esses componentes é possível dar conceitos, como: Excelente, bom, regular, insuficiente.
Este método é bastante simples e fácil de ser aplicado. Entretanto, a desvantagem desse tipo de avaliação de desempenho é a superficialidade.
-
Método das Escalas Gráficas: Utiliza um formulário de dupla entrada (linhas e colunas), no qual as linhas representam os fatores de avaliação de desempenho e as colunas representam os graus de avaliação dos fatores.
Item “D”
-
Lista de verificação x Escala gráfica
Lista de verificação
Baseada em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-lists) a respeito de cada funcionário. Cada fator de desempenho recebe uma avaliação quantitativa – 1, 2, 3, 4 e 5. É uma simplificação do método da escala gráfica e, por isso, apresenta os mesmos pontos positivos e negativos.
Questão de Concurso
(Cespe/Anac/Analista Administrativo/2012) A avaliação de desempenho que aprecia a assiduidade, a pontualidade, a capacidade de trabalho e o conhecimento técnico de servidor público, assim como o relacionamento com o grupo, atribuindo-lhe notas de 1 a 5, é compreendida pelo método de incidentes críticos.
Gabarito: errado. A definição apresentada refere-se à avaliação por lista de verificação
Escala gráfica
Utiliza um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.
RIBAS, 2015.