SóProvas


ID
1443496
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

Na literatura internacional da Ciência Política, é hoje dominante o entendimento de que democracia é um arcabouço institucional para a pacificação das lutas inerentes à conquista e ao exercício do poder, não um padrão de sociedade fundado na igualdade socioeconômica substantiva. A democracia surge historicamente em sociedades com profunda desigualdade, estratificadas, sendo muito mais causa que consequência da redução das desigualdades sociais.

De fato, certa tensão entre os conceitos institucional e substantivo da democracia existe por toda parte, mas articula-se de maneira específica no pensamento de cada país. Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" quando estreitamente associada a avanços no plano da
igualdade foi compartilhada por correntes ideológicas diversas. 
Endossar o conceito analítico da democracia como um arcabouço político-institucional, a meu ver correto, não significa que o corpo de hipóteses históricas e empíricas que explica a consolidação da democracia como sistema em casos concretos possa passar ao largo das desigualdades sociais e dos obstáculos culturais delas recorrentes. Como processo histórico, a evolução da democracia representativa deve ser compreendida como resultante de dois vetores. De um lado, a formação de uma autoridade central capaz de arbitrar disputas de poder, inclusive mediante a elaboração de uma complexa aparelhagem  eleitoral; de outro, o crescimento econômico, com todas as implicações para a elevação do piso de bem-estar e desconcentração das posições de privilégio, status. Num período dilatado de tempo, tal processo propicia efetiva redistribuição de renda e riqueza, facilita o surgimento econômico e político de uma classe média e torna mais provável o fortalecimento da “sociedade civil".

Desde a Segunda Grande Guerra, o principal determinante da estabilidade democrática foi o crescimento econômico. Mesmo democracias que no início pareciam débeis foram se robustecendo à medida que ascendiam a níveis mais altos de renda per capita, melhoravam seus níveis educacionais e conseguiam atender as demandas básicas da população. Mas nada assegura que a configuração de fatores relevantes para a estabilidade permanecerá a mesma até, digamos, a metade do presente século. Na América Latina, o regime democrático sabidamente convive com níveis infamantes de desigualdade social, corrupção e criminalidade, e se beneficia cada vez menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais". Assim, até onde a vista alcança, a estabilidade e o vigor da democracia dependerão muito do desempenho do sistema político e do aprimoramento moral da vida pública.

(Adaptado de: LAMOUNIER, Bolivar. “Democracia: origens e
presença no pensamento brasileiro
. In: Agenda cultural. São
Paulo, Cia. das Letras, 2009. p. 148-150)

O segmento em que se restringe o sentido do termo imediatamente anterior encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - oração adjetiva restritiva. Na relação que estabelecem com o termo que caracterizam, as orações subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras diferentes. Há aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nessas orações não há marcação de pausa, sendo chamadas subordinadas adjetivas restritivas

  • RESPOSTA :C


    A) Que.. conjunção integrante substituível por ISSO.

    B)Status: está como aposto explicativo, exemplificando.

    C)Que... pronome relativo, refere-se a palavra imediatamente anterior, democracias.

    D)Estratificadas: predicativo do sujeito deslocado, está adjetivando sociedades.

    E) Que ( está com o "Do" implícito, "do que" : Conjunção comparativa, nas conjunções comparativas o do antes da conjunção é facultativo

  • Orações subordinadas adjetivas RESTRITIVAS:

    Especificam ou limitam a significação do termo antecedente, acrescentando-lhe um elemento indispensável ao sentido; não é possível suprimi-las sem prejudicar o sentido do período. Por essa razão não são isoladas por vírgulas:

    "a doença que surgiu recentemente ainda é incurável".

    gramática da língua portuguesa Nílson T. de Almeida.
  • Orações subordinadas adjetivas sempre inicia com Pronomes Relativo.

  • A) Que...esta funcionando como uma conjunção integrante, ou seja, pode ser substituído por ISSO.

    B) Status...esta exemplificando aquilo que foi dito anteriormente, ou seja, funciona como um aposto explicativo.

    C) Que...pronome relativo, pois refere-se a palavra anterior (democrácias)

    D) Estratificadas...funciona como um predicativo deslocado. Acaba por adjetivas a palavra "sociedades"...sociedades extratificadas.

    E) Este que funciona como: conjunção comparativa, pois, assim, sendo o "do" pode permanecer implicito antes da conjunção..."do que">>>"que"

    Gab: C

  • eu sou um estudante que gosta de ler --> restritiva


    EU SOU UM ESTUDANTE ,,,,,, QUE GOSTA DE LER --> EXPLICATIVA

  • Questões semelhantes

    FCC - 2014 - TJ-AP

    O segmento em que se restringe o sentido do termo imediatamente anterior encontra-se em

    e) ...que tem valor em si mesmo... (GABARITO).

    TEXTO

    A moderna ideia de justiça e de direito é inerente ao conceito de indivíduo, um ente que tem valor em si mesmo, dotado de direitos naturais (...).

    __________________________________

    FCC - 2014 - TCE-GO

    O segmento em que se restringe o sentido do termo imediatamente anterior encontra-se em:

    e) .. que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios... (GABARITO).​

    TEXTO

    (...) constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios. 

  • Letra C.

    A oração “que no início pareciam débeis” é subordinada adjetiva restritiva em relação ao substantivo “democracias”.
     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana

  • oração subordinativa adjetiva RESTRITIVA....................... PRONOME RELATIVO + VERBO - VÍRGULA